Os próximos 100 anos

Os próximos 100 anos George Friedman

Resenhas - Os próximos 100 anos

Andre Amaral 17/02/2011

O autor procura fazer uma previsão do que ocorrerá na geopolítica mundial nos próximos 100 anos. Claro que ele começa advertindo que não é um trabalho de futurologia, que ele busca apenas identificar grandes tendências e traçar alguns cenários possíveis, adiantando que muita coisa não se realizará. OK.

A primeira parte é muito interessante, onde ele mostra que quando se trata de futuro, a única certeza é que o senso comum estará errado. Fazendo retrospectivas de 20 em 20 anos, vemos que o mundo muda muito mais do que imaginamos a princípio, pois nossa tendência é extrapolar o presente, apenas.

Ele também discorre sobre essas grandes tendências que devem moldar o século XXI: o grande poderio econômico e militar (especialmente naval) dos EUA, a queda da Europa Ocidental como centro da geopolítica global, a estagnação da população mundial, a necessidade de outras fontes de energia, as tensões internas de China e Rússia e por aí vai...

O problema é que ele peca demais na segunda parte do livro, quando começa a fazer justamente aquilo que condena: tenta descrever passo a passo como seriam os conflitos armados e uma 3a guerra, baseado apenas no senso comum e na futurologia: os EUA farão isso, o Japão fará aquilo, etc. Parece que ele reconta conflitos antigos, com uma nova roupagem e que acaba ferrando a credibilidade que construiu no começo.

Pelo menos pela primeira parte, um livro interessante pra quem gosta do assunto.

Luiza 25/03/2014

O mundo no século XXI
Realmente adorei e aprendi muito com este livro.
Embora ele esteja feito de suposições - já que não se pode ter certeza sobre o que acontecerá no futuro - consegui compreender as relações entre os países e os motivos que os levam a agir como agem, coisas que eu sempre quis entender mas não encontrava em lugar algum de forma que eu pudesse assimilar e entender.
Para quem quer aprender mais sobre o mundo, os motivos e as ambições dos países, este é um livro bom para isso, e também para quem quer ter o gostinho de saber como poderá ser o mundo neste século, XXI, quais países serão importantes economicamente, quais serão os interesses e as ações deles, as possíveis guerras... enfim ele nos proporciona um quadro de como o mundo poderá ser neste século.