Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e filhos

Hudson 10/04/2011

Genial acho que essa é a palavra que descreve essa Magnum Opus...
do Autor, influenciou muito do que temos de literatura hoje sem dúvida
alguma, consegui sentir Dostoiévski, Nietzsche e até mesmo Sarte em vários momentos conforme ia lendo e fora vários outros que não foram mencionados aqui...

Ao contrário do que parece é um livro plenamente contestador e político revolucionário literalmente pode-se dizer seguraramente.

Bazarov é único com sua mania de destruir tudo o que existe, costumes
sistemas filosóficos, crenças enfim acho que é o personagem mais marcante de todos estranhamente fascinante o não se curvar a nada,
o absurdo da razão tem sua lógica...

A história é marcada por diálogos geniais, em que é preciso ficar atento algumas vezes para não deixar nada passar despercebido, como por exemplo o coloquio na Mesa entre Bazarov e o Capitão Pavlovtich...

Os temas tratados no livro, talvez permaneçam até o fim de nossos dias
pois acredito ser dúvidas eternas de todas as mentes questionadoras
presente passado, necessidades, relações, a família e sua função a liberdade,passado presente o que deve continuar o que deve ser abolido,
enfim um mundo de questões, em trezentos e sessenta páginas.

Arcádio é interessante, porém fica como um Coadjuvante apagado pela presença de Bazarov, que realmente mostra que o livro é seu.

Enfim dispensa qualquer comentário pela sua importância, para a literatura como um todo, porém não é por isso que deve ser lido.

Deve ser lido porque é um ótimo livro, com temática variada grandiosa
inteligente bem estruturada ainda sim sem ficar chato, também é um livro muito político leia-se.

Enfim há milhões de motivos para o ler além de ser um dos pilares da literatura
mas acho que esse não seria o mais relevante!

Cristiano.Vituri 16/02/2015

"...Dias em que pensei ter respostas para tudo, fingindo ser forte e negar..." Esse trecho da música da banda Dance of Days, inspirada em Holden Caufield - protagonista de O Apanhador no campo de centeio - me lembrou muito Bazarov e seu niilismo. É vital saber o contexto histórico russo quando o livro foi escrito para entender a força dessa história.
Os antigos e as mudanças que viriam no pais, cenas ótimas como o embate entre Bazarov e Pavel, Fenietchka e Bazarov e principalmente a ligação entre Arkadi e Bazarov, que aos poucos foi sendo perdida, contudo o livro fala mesmo sobre Mudanças.
Cada personagem ao seu modo foi mudando, caindo e levantando, sendo atraído por ideias diferentes das que carregavam - o casamento de Nikolai por exemplo. Turguêniev escreve de maneira direta e simples, mas sentimental e gratificante, com sentimentos reais.

hyril 18/02/2022

raso
infelizmente não me agradou. não encontrei profundidade nem interessância... entendo a riqueza do tema e questão abordada, as gerações etc., mas parece que o livro passou e não pude absorver muita coisa.