Dialetica Radical do Brasil Negro

Dialetica Radical do Brasil Negro Clóvis Moura

Resenhas -

Rodrigo | @muitacoisaescrita 20/04/2021

?? ?um projeto negro radical no Brasil é como uma bomba atômica que vai derrubar todas as estruturas do país? ? Clóvis Moura
? Existiu, durante o Brasil colonial, um modo de produção específico? Ou houve um feudalismo aos moldes europeus com uma massa camponesa, um campesinato, um proto-campesinato, etc? Se houve tal modo de produção específico à realidade brasileira, quais são suas características? Sabemos que a escravidão perdurou por quase 4 séculos: esse modo de produção, caso exista, permaneceu idêntico durante todo esse tempo?
? Todas essas perguntas perpassam o primeiro dos quatro capítulos desse livro ? e em certa medida também o segundo, principalmente quanto ao dinamismo demográfico da escravidão. Quando terminei minha leitura de ?Sociologia do negro brasileiro?, eu senti que precisava reler algumas partes pra entender alguns conceitos trabalhados por Moura, incluindo dois que são aprofundados em ?Dialética radical?: escravismo pleno e tardio.
? Já adianto que Moura se insere no grupo de intelectuais que defende que sim, houve um modo de produção escravista colonial no Brasil. Nele, o escravizado é coisificado, uma mercadoria que ?poderia ser vendida juntamente com o saco de café por ele produzido?.
? Alguns sociológos e historiadores, no entanto, buscaram e ainda buscam analisar a escravidão brasileira apenas comparando-a com a escravidão estadunidense. Se valeram, inclusive, do conceito de ?brecha camponesa? para analisar a suposta relação ?pacífica? entre senhores e escravos, ignorando completamente o conflito entre as duas classes (contradição fundamental para compreender o escravismo em sua totalidade). Estes, observando o último período da escravidão, chegaram ao absurdo de afirmar que o escravo de ganho é metade escravo e metade livre, ignorando completamente a condição de ser escravo, que elimina qualquer traço de humanidade.

[Leia a resenha completa com trechos destacados no meu Instagram literário @muitacoisaescrita ? link do post: https://www.instagram.com/p/CN5cpNeDNtt/?igshid=rmv615v0mnx5]

Gi 15/09/2023

Importante
Esse livro é de extrema importância para entender a sociedade brasileira.
O autor faz um rico apanhado da escravidão e suas consequências para a nossa sociedade e a vida da população negra. Finalizando com uma visão contemporânea do Brasil.
Recomendo a leitura.

Denise @nise.rodrigues 31/12/2020

Livro incrível! "O escravismo, para manter-se, tinha de subordinar o escravo em todos os seus níveis e este foi um dos mais importantes: manter o pensamento do escravo contido pelo aparelho de dominação escravista." p. 271

brunoribeirovls 28/05/2024

Uma análise necessária e completa sobre o processo de colonização no Brasil imbricando as questões de raça e classe social, base para compreensão da gênese colonial e consequentemente capitalista