Ação cultural para a liberdade

Ação cultural para a liberdade Paulo Freire




Resenhas - Ação cultural para a liberdade


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Karina 16/01/2024

Mestre Paulo Freire
Mais uma obra de lavar a alma de Paulo Freire.
Que grata surpresa os escritos de Freire sobre a teologia da libertação. A coletânea é muito boa. Muito mesmo.
comentários(0)comente



Syntia Tainan @pequeninaestante 10/01/2024

Ação cultural
Leitura realizada com sucesso!
Muito interessante, e que é importante para educadores, nos faz refletir sobre educação e forma de educar.
comentários(0)comente



Jéssica 25/03/2023

"só os oprimidos podem conceber um futuro completamente diferente de seu presente, na medida em que alcançam a consciência de classe dominada. Os opressores, enquanto classe dominante, não podem conceber o futuro a não ser como preservação de seu presente de opressores."

Paulo Freire foi muito corajoso em dizer e defender o que acreditava. Esses textos demonstram o quanto ele se dedicou a vida toda à teoria e à prática para a liberdade.
comentários(0)comente



Vivi de Assis 20/09/2022

Fundamento
Leitura obrigatória para quem estuda cultura, ação cultural, ação-educação, alfabetização e educação em geral. Indispensável!
comentários(0)comente



Juliana Amaro 27/03/2021

Ao pensar na literatura, Paulo Freire criticou a proposta simplificada, que se limitava a repetir mecanicamente o pensamento alheio e memorizar palavras e letras, ao mesmo tempo que condenava os programas educacionais para atingir esse objetivo. Na visão do autor, o processo de alfabetização deve permitir ao aluno alfabetizado compreender a leitura, estudar e ensinar-lhe o comportamento de pensar a partir da realidade social envolvente, promovendo a prática de sensibilização e diálogo gerador. Reflexão crítica e libertadora.
comentários(0)comente



Carol 01/01/2021

Não existe educação apolítica
Se você busca um guia regrado sobre como educar esse livro não é para você.

Mas se busca entender que educação não é feita de educadores e educando, que neutralidade não existe e há muito mais que a objetivade e subjetividade, Paulo Freire pode te indicar o começo dessa caminhada.
comentários(0)comente



augusto.defragacardoso 31/12/2020

“O ato de estudar é uma atitude frente ao mundo.”
Este livro a princípio seria chamado Ação Cultural para a Libertação, porém o editor sugeriu que se amenizasse um pouco o título, pois na época o Brasil vivia sobre a ditadura militar. Paulo Freire propõe nesse livro, seguindo as ideias que já havia começado em Educação como Prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido, que a educação não deve ser qualquer educação, mas uma educação voltada para a ação cultural, e essa ação cultural visa a libertação.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR