Paz, Amor e Sgt. Peppers

Paz, Amor e Sgt. Peppers George Martin

Resenhas - Paz, Amor e Sgt. Peppers

Sira Borges 05/01/2024

Paz, amor e sgt. Pepper
Peguei esse livro pra ler por acaso, pq gosto dos Beatles...
É um relato bem detalhado da gravação do disco Sgt. Pepper, com cada capítulo narrando a gravação de uma música. Li o livro quase todo parando pra ouvir as músicas no Spotify, o que recomendo fortemente!
O capítulo sobre a capa é muito bom!
Os final é um pouco melancólico, e não poderia deixar de ser, por razões bem óbvias...
Agora pra quem não entende muito de instrumento, arranjo, mesa de 4 canais, como eu, algumas partes são um pouco arrastadas, por serem técnicas demais.
Enfim, um bom livro pra fãs e não fãs dos Beatles!!!

Marlon 21/06/2018

Recomendado para quem curte história da música!
Um relato dos bastidores da gravação de um dos álbuns mais importantes da História da Música! Contado pelo produtor do álbum George Martin!
Não tem só Sgt. Peppers, mas conta um pouco da origem dos Beatles e como George os conheceu e evoluiu junto com a banda. Recomendo não só para fãs dos Beatles, mas para quem curte história da música em geral.

Aline Teodosio @leituras.da.aline 30/12/2022

Paz, amor e Sgt. Pepper conta todo o processo de criação e produção de um disco no qual o quarteto começava a sair da curva e fazer diversas experimentações musicais. Foi escrito por George Martin, considerado o quinto Beatles, produtor e arranjador desse que é tido como um dos álbuns mais icônicos da banda. Martin era o cara que embarcava na onda dos rapazes de Liverpool e transformava as ideias mais surreais em som de qualidade.

Conhecer um pouco da história é como fazer uma viagem transcendental no tempo. Eu amo os Beatles, eu amo a música que eles fizeram, eu amo as ideias que eles transmitiam, eu amo a aura psicodélica que deles exalava. Não a toa, a única tattoo musical que tenho até o momento é em homenagem a eles. E olha que eu nem sonhava em nascer quando eles estouraram. É algo inexplicável! E ter tido ao menos a oportunidade de ver um show ao vivaço do Paul foi uma experiência indescritível!!!

O livro, além das histórias acerca da criação das canções, traz outras histórias pessoais que nos fazem ter uma noção do temperamento e da personalidade de cada um deles, e cada um, nas suas diferenças gritantes, foi essencial para o sucesso estrondoso que alcançaram. Eles se completavam profissionalmente.

A narrativa traz também muitos detalhes técnicos sobre composições e arranjos musicais, que não entendo bulhufas, mas que deu para perceber o quanto era difícil fazer música nos anos 60. Hoje, com a tecnologia, tudo parece ser mais simples. Mas mesmo com tanta tecnologia, sorry, artista nenhum vai chegar nunca aos pés do quarteto fantástico. (Opinião pessoal de uma fanática, não me julguem). Os Beatles são, indiscutivelmente, um marco na história da música.

E é isso. Se você for fã desses caras, esse livro vale muito a pena. Ah! E leia ouvido esse álbum multicolorido. Paz, amor e Sgt. Pepper!

Ana Carolina 27/03/2020

Beatles para quem aprecia música
Não é outra biografia, outro livro de anedotas. Este livro tem como maior artifício seu autor: George Martin, considerado por muito o quinto Beatle, descreve como cada faixa do lendário Sgt. Pepper?s Lonely Hearts Club Band foi gravada. Fala, sobretudo, sobre como cada música conseguiu existir, e quais inventividades foram necessárias para transformar o sonho Sgt. Pepper em realidade. Sgt. Pepper em quatro canais? Orquestras? Músicos indianos? Quem lê este livro deve apreciar a ciência da música (mesmo sem muitos conhecimentos técnicos), e não apenas curtir ?aquele álbum lá?, mas, se o fizer, gostará deste livro imensamente, como eu fiz.
É fácil de entender, agradável de ler e um abraço quente no coração se você é fã do álbum. Vale a pena!
DICA: ler com a edição deluxe do álbum, lançada há pouco, ao lado, porque ela possui quase todos os takes e versões de que George Martin fala. Escutar e ler sobre ao mesmo tempo torna a experiência uma epifania!

laulau 22/01/2022

Mais conhecimento de Beatles pra conta, hahahaha!
O que é mais legal nesse livro é o fato de ele ser narrado por uma pessoa muito próxima da banda e que passou muitos anos com eles!

Debora 07/12/2009

O George Martin, além de ser o melhor produtor musical de todos os tempos, é um ótimo escritor. Este livro me fez rir e chorar de emoção a cada página, descrevendo todos os detalhes da produção de um dos mais aclamados discos da história. E me inspirou muito a continuar investindo no meu sonho musical com o KatzenMuzik.
Ian 25/09/2017minha estante

Artthur0 23/08/2018minha estante
undefined

Diane 20/05/2018

Fantástico!
São inúmeros os livros que contam alguma coisa sobre os Beatles. Mas ler um sobre os bastidores da gravação do maravilhoso álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band sob a narrativa do George Martin, o quinto beatle, foi uma ótima experiência! Só me fez ficar ainda mais fã da obra do quarteto de Liverpool.

Leiturinha da Bi 26/08/2019

Sgt. Peppers e o meu coração
Escrito por um dos maiores produtores musicais que o mundo já viu, George Martin faz um relato sobre os bastidores das gravações de sgt pepper's lonely hearts club band de forma direta e dinâmica. Trata-se de uma narrativa cronológica dos eventos, nos quais não esconde a própria participação sem, contudo, se tornar arrogante; de tal sorte que conduz o leitor junto com ele e os 4 Fab àqueles bastidores psicodélicos.

A vida pessoal de John, fornte constante de sua inspiração; o talento e a musicalidade natos de Paul e a amizade unia os dois e acaba por ser um obstáculo a ser transposto por George Harrison e Ringo. Aliás, o Talento e a contribuição desses dois últimos ao Disco em particular e à banda como um todo foram expressos e reconhecidos por Martin.

Excelente livro, que recomendo não só aos amantes da música, mas também aos amantes de história, por ser lindamente bem contextualizado no período histórico em que ocorreram as gravações.

Homerix 29/10/2019

Divisor de águas
Quando anunciei aqui o cinquentenário da foto da capa do disco Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band, não estava com a idéia de escrever mais nada sobre o disco que mudou a história da música...

Claro que mudei de idéia!!

Quando acabei de ler o espetacular livro de Svetlana Aleksiévitch - A guerra não tem rosto de mulher - e passeei pela estante para procurar um próximo livro, eis que piscou pra mim um que eu já havia lido. Chamava-se Summer of Love. Eram os Beatles me chamando para não deixar aquele feito em branco, ou quase, como estava...

O autor é George Martin, veja bem, sem o R.R. no meio, daquele outro autor da saga mais espetacular da TV - Game of Thrones, tanto que sua morte (a do primeiro) foi confundida com a do segundo, e todos os fãs da série ficaram apavorados porque ele haveria morrido sem completar a saga. Que gente egoísta! E até acabaram ficando contentes quando perceberam, que era o outro.

Sua grande maioria nem sabiam da existência do George Martin original, muito menos de sua importância na história da música.

Para ilustrar, vejam a foto ao lado, especialmente os dizeres que ele colocou como legenda.

Pois é, George Martin era o primeiro ser humano a ouvir uma música dos Beatles, de 1962 a 1969, nos estúdios da Abbey Road. John e Paul, especialmente, invariavelmente apresentavam a ele suas idéias de canções ao violão (ou piano), às vezes em conjunto ou em separado, como na foto. George e Ringo antes passavam pelo crivo de John e Paul.

George Martin foi o único produtor que levou a sério o som dos quatro rapazes. Eles haviam peregrinado por todas as principais gravadoras, apenas uma delas (Decca - 1 de janeiro de 1962) chegou a ouvi-los mas detonaram porque 'grupos de guitarras estava com os dias contados'. O empresário Brian Epstein já estava desistindo, quando recebeu um chamado de um engenheiro da HMV (uma das grande lojas de discos), um certo Jim Foy (OBRIGADO!!!!), que estava arquivando o acetato com as gravações, e gostou do som. Chamou um certo Syd Coleman, que se lembrou de um certo George Martin, que tinha um selo na EMI, chamado Parlophone, que gravava discos de comédias ('A que ponto cheguei', pensou Brian). Ele ligou para George, que disse: 'I don't know!', ao que Brian respondeu: 'Eles serão maiores que Elvis!' ... Brian Epstein estava certo... George Martin fez um bom negócio. Depois, houve o encontro, em 6 de junho de 1962, houve a audição (sim, houve a audição!), George ficou encantado pelo carisma dos rapazes, e gostou das canções originais que traziam, especialmente, 'Please Please Me' 'Love Me Do', especialmente da gaita que John tocava nesta última. O resto é História!!!

A partir daí, Big George (como o chamavam, distinguir de Harrison) produziu 14 dos 15 LP's dos Beatles, dando idéias, mas principalmente traduzindo o que os Beatles queriam para suas músicas, especialmente naquele verão de 1967, em que estavam dedicados somente ao som que faziam, tendo abdicado definitivamente dos shows ao vivo.

Deverei produzir post sobre algumas da notáveis canções, mas vou ficando por aqui.

Enjoy

site: https://blogdohomerix.blogspot.com/2017/04/summer-of-love-1967.html

IgorX96 23/03/2020

Excelente
Essencial para todo fã do fab four.
A escrita de George Martin, o quinto beatle, é muito boa, cheia de detalhes e diálogos das gravações.
Recomendo demais!

Amanda 15/01/2023

Muito interessante saber sobre o processo de construção do álbum. Acredito que para quem é músico o livro possa ser mais rico.

George Martin conta sobre as gambiarras, arranjos e ousadia para chegar no trabalho completamente inovador que foi Sgt Pepper.

O relato da história pelo 5º Beatle traz uma proximidade curiosa para os fatos.

Amei

Paulo 22/02/2023

The Beatles
Definitivamente é um livro excelente sobre o mundo da música, e principalmente sobre os Beatles e o que SGT Peppers significa para a indústria musical

Math 12/03/2023

O melhor livros sobre os Beatles
Acho que esse livro se diferencia de outros dos Beatles, sejam biográficos ou não, porque parte da visão de alguém que esteve presente lá, tendo assim suas opiniões e memórias como ponto chave para a escrita. E não, um livro bibliográfico sobre aquela fase, de uma maneira "racional e imparcial". O George Martin é chamado de 5? Beatles, e não é atoa. Então ninguém melhor para escrever sobre o maior álbum de rock da história, se não, ele próprio.