Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada

Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada Lemony Snicket

Resenhas - Lemony Snicket: Autobiografia Não Autorizada

1 | 2 | 3 | 4

edisik 11/03/2024

Se você nunca leu esse livro que sorte. Pois não tem proposito nenhum, não explica nada. É somente uma grande perda de tempo.
Nathane6 22/04/2024minha estante
Edson, vc não gostou do final da série? Vi algumas resenhas suas. O final não ficou satisfatório? Estou começando agora...mas vejo muitas reclamações.

edisik 22/04/2024minha estante
A série é incrível. Só que o final não explica muita coisa e é bem fraco.

edisik 22/04/2024minha estante
Essa Autobiografia era para explicar mas não tem nada. Não sei nem por que foi escrita.

Nathane6 22/04/2024minha estante
Entendi. Que pena. Eu já vi algumas reclamações assim, que o final não é bem explicado. Esse autor escreveu vários livros depois que deveriam explicar mas quem leu, ficou como vc. Vou ver se sigo ou não com os livrinhos. Obrigada

edisik 22/04/2024minha estante
A série da Netflix é bem parecida com os livros. Eu lia o livro e assistia o capítulo correspondente na série.

Nathane6 22/04/2024minha estante
Não sabia que existia série. Vou procurar. Muito obrigada ?

edisik 22/04/2024minha estante
Se não me engano são três temporadas. A 1 com 8 episódios a 2 com 10 episódios e a 3 com 7 episódios. Acho que era de uma hora cada. Eles deram uma incrementada na série para ficar

Mais ágil e divertida.

Amely 01/08/2010

Eu amo o mistério. Eu amo essa sensação de não saber, de por mais que se procure, não achar a resposta em lugar nenhum. Não importa a quanto tempo você tenha lido,ainda quer saber o que diabos tinha no açucareiro. A beleza da coleção é você ler, gostar, e não saber o porque.

Geek Pri 02/05/2021

Nem tudo é o que parece
Para os fãs das desventuras em série, a autobiografia não autorizada de Lenony Snicket é imperdível. Repleto de mistérios, ficamos sabendo mais do CSC e nos enchemos ainda mais de perguntas em torno deste universo.

egoista 08/09/2009

Sem propósito
O único propósito de Daniel Handler ao escrever esse livro foi ganhar dinheiro. Todas as perguntas que os fãs gostariam de que fossem respondidas são simplesmente ignoradas, ainda que expostas no livro. Em vez de esclarecer dúvidas, Daniel, através da personagem de Lemony, incute ainda mais questões nas nossas cabeças. Esse livro não tem o humor e as desventuras dos outros. É puro tédio. Ainda bem que é curto. No final, você sente traído. 200 páginas que não mudam quase nada no panorama da série e que só agradarão aos mais fanáticos pela história dos Baudelaire. Todos os livros extras escritos por "Lemony", aliás, estão no mesmo estilo. Se pelo menos tivessem o brilho dos extras da série Harry Potter, que J. K. Rowling escreveu e publicou para angariar fundos a causas sociais...

Andreia Santana 16/10/2011

Uma resenha para iniciados em CSC... ou nem tanto
Nenhum dos mistérios das Desventuras em Série é esclarecido nesta Autobiografia não autorizada de Lemony Snicket. E ainda assim, o livro é um desfecho compatível com a coleção original, de 13 volumes, que conta a desditosa história dos órfãos Baudelaire. A sensação é de que Daniel Handler, o autor que empresta corpo e voz ao alter-ego Lemony Snicket, que por sua vez é o narrador-personagem das Desventuras, catou na escrivaninha todas as sobras de ideias que ficaram da epopéia dos geniais irmãos. Não vale a pena ler essa autobiografia se você não é um dos iniciados em CSC, a misteriosa organização da qual os Baudelaire, amigos e inimigos faziam parte.

Autobiografia é uma deliciosa colcha de retalhos, que como o próprio autor diz, pode ser lida em qualquer ordem. É um livro-instalação, uma obra de arte pinçada diretamente da cultura fragmentada e múltipla contemporânea. Parece saído de um blog, ou de uma daquelas caixas de recordações da vovó, onde pedaços de cartas se misturam a fotografias, fitas, barbantes, cachos de cabelos, papeis de bala...

A ideia é que o livro traga um pouco de luz sobre os motivos que levaram os Baudelaire a perder a família em um trágico acidente e depois viver fugindo do conde Olaf, o pérfido vilão que tenta lhes roubar a fortuna. Além claro, de explicar quem é Lemony Snicket e como ele tem acesso a todos os acontecimentos trágicos da vida dos três irmãos. Nada disso fica explicado, mas para quem venera a série e seus personagens intrigantes e instigantes, explicações é o que de menos importa.

Embora não tenha a mesma qualidade – e nem a coesão – narrativa da série original, Autobiografia pode ser lida como uma última piada de Snicket/Handler para o desfecho de Desventuras em Série, uma obra totalmente aberta, que tem um final tão misterioso quanto o seu "mau começo". Guardadas as devidas proporções, a série inteira, incluindo o adendo da autobiografia, ainda por cima não autorizada, eis aí um divertido paradoxo, tem um esqueleto muito parecido com o da obra Guia do Mochileiro das Galaxias, de Douglas Adams.

Tratam-se, óbvio, de dois universos ficcionais distintos, mas que se assemelham na estrutura narrativa meio nonsense, mas que na verdade faz todo o sentido (ou tanto quanto a vida), na ironia presente em cada linha, nas piadas rápidas e na sensação de que o autor se divertiu bastante em cada linha. Tenho uma predileção por obras em que o autor se delicia tanto quanto seus leitores com os rumos da história.

Algum leitor mais crítico (ou mais ranzinza) pode dizer que o livro é um caça-níqueis, uma tentativa de faturar mais um pouco com os personagens de Desventuras, mas, aos fãs de verdade pode ainda parecer que é a cereja do bolo, a última colherinha de tempero que deixa o prato no ponto. Vale a pena ler tanto para rir um pouco mais das estripulias de Snicket, quanto manter na estante como o décimo quarto volume que fecha as desventuradas aventuras dos Baudelaire e do seu cronista oficial.
Arthur 09/03/2017minha estante
Resenha excelente! Descreveu perfeitamente o livro!

Helaina 28/04/2024

Afinal, o que tem nesse açucareiro?
Essa é apenas uma das perguntas que permanecessem após a leitura, no meu caso releitura, da Autobiografia não autorizada de Lemony Snicket. Acho que o motivo principal para não ter gostado desse livro, é por não conseguir compreender a proposta do autor.

Não é um livro com uma história linear. São vários episódios, documentos e fotos, todos relacionados com a história dos Baudelaire e da CSC (VFD no original). Eu realmente queria entender a história da organização, seu pessoal e os objetos citados, pois acompanhando a série na Netflix, que teve a participação do autor Daniel Handler na criação, vi muito potencial tanto na trama principal quanto nas secundárias apresentadas.

O final agridoce (ou triste, dependendo do ponto de vista) é um problema pequeno quando percebo que a história chegou ao fim sem explicar praticamente nada do que aconteceu e o porquê aconteceu. Mas talvez tenha sido essa a proposta do autor, e definitivamente não é o tipo de história que eu gosto.

Sobre esse livro: não acrescentou nada ao que já sabemos depois de ler os 13 livros da série, não tem uma história linear, apenas capítulos independentes que podem ser lidos em qualquer ordem e diferente do que diz a sinopse, não há respostas aqui. Ou estão tão bem escondidas que eu não consegui perceber (se for esse o caso, ficarei ainda mais decepcionada com o livro, pois, deveria haver alguma espécie de anexo com as respostas diretas para leitores que não conseguem captar as informações escondidas).
Helaina 01/05/2024minha estante
Sobre o açucareiro, a série da Netflix tem uma resposta. Já que o escritor está envolvido na produção, resolvi aceitar como resposta e dar o mistério como encerrado.
SPOILER: Segundo Kit Snicket, dentro do açucareiro tem açúcar. Mas não do tipo comum, uma feita à partir de um vegetal modificado capaz de imunizar as pessoas contra o fungo mortal criado pela própria CSC (VFD).

Luke Edu 11/09/2021

The World Is Quiet Here - Aqui o mundo é sereno
Olá voluntario,

Sinos tocam.

Depois de maratonar a série de desventuras em série, fiquei curioso sobre os outros livros desse universo, e acabei me deparando com esse. Comecei a ler com várias perguntas na mente e finalizei o livro com mais delas.

O livro é ótimo para quem quer entender o dia-a-dia dos voluntários e como nem tudo era perfeito, mergulhar nesse mundo doido de Lemony Snicket, ótimo para os fãs da série, não espere por respostas, pois elas não serão resolvidas tão fácil assim.

Ainda temos muito que aprender e ler sobre Lemony Snicket e C.S.C.

Recomendo se for fã da série e queira complementar esse universo, porém se for uma leitura casual não espere um livro normal...

Os sinos param de tocar.

Aqui o mundo é sereno.

wikibibs 26/03/2021

sinceramente? tava esperando mais.
eu sei que essa história não é daquelas que nós teremos as respostas, mas eu vou morrer de curiosidade.
Ainda bem que ainda tem mais 4 livros pra ler.
O jeito que o Lemony escreve é muito envolvente e eu amei a formatação desse livro.
Indico bastante essa autobiografia.

gijo0 09/09/2023

Muito legal não entendi absolutamente nada ?? mas acho que é o jeito da escrita que é meio sem pé nem cabeça mas de alguma forma gostei

Bia 19/06/2020

Entendi foi é nada. Vou ter q ler de novo. Vê se eu entendo um pouco dessa vez

Carina172 20/04/2021

Enigmático
Curiosidades sobre os personagens do universo do Desventuras em série, mas se espera respostas concretas, desista pois não as encontrará aqui. O livro segue a mesma vibe de toda a série e termina tão enigmático como começou, não é leitura obrigatória aos leitores da série principal, mas é bem interessante com algumas curiosidades aqui e ali.

Elena58 13/12/2009

Simplesmente não sei o que pensar!
Tá certo: conhecendo o estilo do autor, eu não esperava muito que Daniel Handler fosse lá revelar toodos os mistérios do mundo - nem queria isso, afinal, é de Desventuras em Série que estamos falando. Agora, eis a questão: me contentar pelas pistas e curiosidades e possivelmente respostas dadas pelo autor nesse livro confuso (não que eu não esperasse que ele fosse um pouquinho confuso, afinal é de Lemony Snicket que estamos falando), já que ele se deu ao trabalho de escrever um livro extra; ou me revoltar pelas tantas respostas não-dadas que ele podia ter deixado no livro, já que ele se deu ao trabalho de escrever um livro extra? E o pior, só me deixaram mais confusa?

Bem... Leem e tirem suas próprias conclusões!
Gabriel 14/12/2009minha estante
POis é, Lena! Mas não se esqueça, ainda tem "The Beatrice Letters"! ;D

marilu 18/02/2012minha estante
Eu comecei a ler o livro. Mas para as minhas perguntas, só encontrei MAIS perguntas. Abandonei, apesar de já esperar isso do livro.

Jess 12/03/2010

Semprei gostei do Snicket... Meio que viciei nele depois de DES (mesmo agora achando DES um pouco infantil -q). Essa autobiografia não autorizada é demaaaais ahahah Não responde por** nenhuma do que você esperava, das dúvidas de DES, mas sim coisas bem diferentes... Propaganda inganosa. Será? Enfim, 5 estrelas.

jackfowl 03/10/2011

Deveria não ter sido publicado
Coisa mais tediosa pra ler, não leia se você estiver tentando saber mais informações sobre Lemony Snicket, os Baudelaire ou ainda os Quagmire. Só fala bobagem e coisas sem sentido.

1 | 2 | 3 | 4