A rua dos cataventos

A rua dos cataventos Mario Quintana

Resenhas - A Rua dos Cataventos

Jannine1 05/04/2022

Eu definitivamente AMO Mario Quintana, sou suspeita por falar desse livro e de todas as obras dele..mas o que posso dizer, é que não importa qual poema, soneto ele fez..eu sei que é incrível, o que o torna ainda mais vivo...pelo menos pra mim???

Alberto 23/01/2022

Sonetos do cotidiano
Primeiro livro de Mário Quintana. Gostei dos poemas, que tratam do cotidiano, pois é fácil encontrar alguns que se encaixam no nosso próprio dia a dia.

Bruna 31/01/2013

Meu primeiro livro
Simples assim, em meio a quadrinhos e um novo livrinho mal sabia juntar as letrinhas. Eis que lá em 1994, na primeira série, descobri o incrível prazer de ler, mais que isso, vi que a leitura me dava toda a independência possível para uma criança que em breve teria sete anos. Ainda era junho (faço aniversário no final de julho) e com isso as aulas continuavam. Em uma aula no sábado de manhã a minha turma não teve aula na sala de sempre, fomos para outra, a sala da segunda série.

Lá naquela porta havia um cartaz com um trecho de um dos sonetos da Rua dos Cataventos, de Mário Quintana. Me apaixonei na hora por aquelas palavras. Na segunda-feira ao chegar no colégio corri para a biblioteca e peguei o livro de mesmo nome. A bibliotecária me olhou e perguntou se eu não era muito pequena para tal leitura. Eu apenas sorri com o livro na mão.

A Rua dos Cataventos, de Mário Quintana, meu primeiro livro lido. Cuja as páginas me encantaram quando eu era apenas uma menininha de seis anos de idade.

"Não sei que paisagista doidivanas
Mistura os tons... acerta... desacerta...
Sempre em busca de nova descoberta,
Vai colorindo as horas quotidianas... "
Bruna 21/02/2014minha estante
Obrigada pelo comentário Camila!

Relaxa, nunca é tarde para conhecer as poesias de Quintana. =)

Beijo!

Avyla 24/01/2024

Gostei
Foi o primeiro livro que eu li do Mario Quintana.
Alguns desses sonetos eu achei maravilhosos e me tocaram profundamente.

Gostei que ele retrata na sua obra a vida cotidiana mas também, o amor, a felicidade, a tristeza, a desilusão com a vida.

Indico a leitura.

david andriotto 16/02/2024

O Primeiro!
Destaco apenas XVII. Ele é fundamental em mim. Fico feliz em saber que os próximos serão mais soltos. A luz do morto não se apaga nunca!

TalesVR 28/09/2023

Poesia do cotidiano
Mário Quintana é conhecido como o poeta do cotidiano e na sua primeira obra já dá para perceber o motivo, lendo me senti sentado num banco de praça vendo o movimento passar. Ali parado em silêncio imagino o que possa estar acontecendo com as pessoas que vejo. Nunca saberei.

Joamila 27/02/2014

O simples também em sonetos
Lançado em 1940, uma boa vintena de anos depois da Semana de Arte Moderna, A Rua dos Cataventos (como o próprio Quintana esclarece em uma entrevista dada a TV Educativa) é uma obra escrita para que os leitores fizessem as pazes com o soneto. Para alguns é difícil conciliar a imagem do “poeta das coisas simples” com sonetos, dado todo o trabalho de expiração que envolve a composição dessas belezinhas. Mario Quintana conseguiu a proeza de ser simples trajando toda a imponência dos sonetos nessa obra, encontramos aí o cotidiano em todas as portas e janelas dessa rua. MQ se mostra a vontade para evocar personagens de sua infância, o seu próprio eu infantil e ainda encontra espaço para dedicar versos àqueles que lhe eram caros. Além disso, o diálogo que ele estabelece entre o que é assimilável pelos sentidos, ou o que era fato, com o que é extrassensório, ou seja, a manifestação da sua capacidade poética, é de encher os olhos e o coração. Enfim, essa é uma rua a se descobrir em um passeio daqueles em que não temos medo de sermos despenteados pelos assobios do vento.

Mr. Jonas 03/02/2018

A Rua dos Cataventos
Trata-se de um livro de sonetos, em que a cadência prosaica, cheia de informalidade e índices afetivos, programaticamente ressaltados pelo poeta, são moldados pela métrica, pelo ritmo e pelas rimas, produzindo um contraste inusitado entre forma e fundo, entre a matéria (movente) e o tratamento artístico (fixo) que Quintana lhe dedica. O conjunto de 35 sonetos reunidos em 'A rua dos cataventos' expressa várias das preferências temáticas do autor e muitos dos motivos que serão recorrentes ao longo de toda a sua produção. A leitura deste livro é uma iniciação importante à obra do poeta, permitindo que se compreenda como ele desenvolveu os elementos poéticos, que são determinantes em seu fazer desde o livro inaugural. Além disso, encontram-se neste volume alguns dos mais belos sonetos do autor.

eagorarenato 23/03/2020

Esse é o primeiro livro publicado de Mário Quintana. Parece bem diferente do que eu tava acostumado ou esperava ler dele. Pra ver como a gente cresce, muda e vai criando estilo próprio. Nesse tem apenas sonetos, bem estruturados mas que já tem alguma abertura do que vão ser seus textos mais conhecidos.

Luiz 28/08/2023

A volta do Mario (não o do armário)
Primeiro livro de Mario Quintana, meu segundo livro dele, são apenas sonetos (diferente da maioria de suas poesias).