Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart




Resenhas - /////


196 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Veneella 25/10/2019

Uma fraude, de fato
Depois de ler Mentirosos é impossível não ficar seca em qualquer romance de mistério escrito por E. Lockhart e isso foi o que mais me impulsionou quando saiu Fraude Legítima pela editora Seguinte. Porém, onde o primeiro é impecável, o segundo deixou a desejar.

No livro temos Imogem Sokollof, uma órfã adotada por um casal de ricaços de Nova York, e Jules -Julietta West Williams-, uma órfã que não teve tanta sorte assim. Immie quer ser livre para ser quem ela é, sem pressão e responsabilidades, como toda boa herdeira de respeito, já Jules… não sei bem o que ela quer ainda. Ser como Immie? Ser amiga dela? Ser ela?

A narrativa é bem ao estilo viciante, maravilhoso e misterioso de Mentirosos, onde a linha de tempo retrocede aos poucos, aumentando a visão do leitor até finalmente revelar a pintura completa. É um pouco confuso, mas me fisgou em ambas as leituras. Até aqui o livro estava funcionando pra mim, a narrativa de Lockhart é o que mais adoro no estilo da autora, porém seus personagens se perderam nessa linha confusa de acontecimentos.

Primeiro temos Imogem, que, convenhamos, não cede completamente ao estereótipo de riquinha mimada -embora chegue muuuito perto. Entre romances vitorianos, gentilezas, mentiras e impulsividade, não sabemos ao certo quem é a personagem, deixando uma sensação esquisita. Devíamos gostar dela? Desgostar? Seria ela um daqueles personagens vistos da ótica distorcida da protagonista e, sendo essa a única fonte a qual temos acesso, jamais saberemos a realidade? Talvez e por isso eu talvez também possa perdoá-la, mas não posso perdoar Jules.

“(…) Mas depois todos aqueles livros começaram a me dar náuseas. As heroínas estavam tão felizinhas o tempo todo. O exato paradigma da abnegação feminina. Tipo: “Estou morrendo de fome, mas aqui está, coma meu único pão!”. “Não consigo andar, estou paralisada, mas ainda enxergo o lado bom da vida, porque sou feliz!” A princesinha e Poliana estão vendendo um monte de mentiras horríveis.”
pág. 37

A protagonista desta história é, no mínimo, tão confusa quanto a narrativa, mas nem de longe tão boa. O que ela quer? O que a motiva? Quais são seus desejos, seus medos, seus sentimentos? Jules parece um robô, ela faz tudo de maneira seca, indiferente, sem propósito além da tarefa em mãos que ela simplesmente resolveu fazer, como se outra pessoa tivesse apertado um botão para tal. Ao final de tudo ainda não sei nada sobre ela, não entendi o que a levou a fazer nada no livro e não sei como ela se sentiu sobre basicamente nada do que fez.

Todos os personagens secundários, ao mesmo passo dos principais, também não fazem muito sentido. Forrest, o namorado de Imogem, talvez tenha sido o mais constante e por isso o que mais fez sentido. Ninguém é aprofundado, desvendado, desenvolvido, todos passam como figuras rasas em uma história que não tem motivação para existir.

Fraude Legítima faz jus ao título, me recuso a acreditar que seja a mesma autora de romances como Mentirosos e O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks que escreveu algo tão raso e irrelevante.

site: www.ilhadethemyscira.com.br
comentários(0)comente



Bianca 25/08/2021

Cheguei na história sem nenhuma expectativa, sem conhecer nada a respeito e nem ter lido a sinopse e acredito que tenha sido uma boa escolha.
O livro se apresenta do presente para o passado, narrando todos os fatos que fizeram Jule chegar aonde está hoje.
Uma garota órfã, despretensiosa, e com habilidades escondidas. Seu objetivo, se tornar a heroína da sua própria história, e para alcançar esse objetivo, ela decide traçar caminhos e criar histórias que justifiquem os seus atos.
Achei a narrativa interessante, com algum suspense, apesar de se tornar previsível depois de um tempo, fluiu rápido, nenhuma dificuldade pra entender os fatos.
No geral, um livro "sessão da tarde", que você lê rapidamente, cria um laço com os personagens, ama e odeia eles e acaba de forma leve.
comentários(0)comente



Sofia Duarte 17/04/2022

nhe
foi legal ler e tal, mais pro meio eu tava bem curiosa com oq ia acontecer, mas não é grande coisa não
geefe vc me paga!!!
comentários(0)comente



Naylla.Carlins 17/03/2022

Comecei a ler esse livro e não tava entendendo nada, quando cheguei no fim, parecia que estava no começo.
Pelo menos é uma leitura rápida e fácil de fazer.
lay 17/03/2022minha estante
Chocada com a nota




Nath 19/05/2023

Resenha Pobre Leitora
Terminei esse livro por pura força de vontade, ô história chata! Quando eu li Mentirosos da autora, achei ótimo, pensei que esse também pudesse ser, mas me enganei. Eu detestei esse livro. Desculpa. Ele é confuso, não só por ser escrito cronologicamente de trás para frente, quanto pelo excesso de locais, acontecimentos e mudanças na história da personagem principal. Acabei o livro sem saber realmente qual era a história de vida dela, e juro que não foi por burrice minha.
Todos os personagens são extremamente chatos, não salva ninguém. Nenhum tem uma motivação plausível, muito menos a Jule, personagem principal. Pra mim, tudo que ela faz só é explicado se for louca. Não é boa sendo vilã, não é boa sendo vítima, não é boa sendo nada. Conclusão: história chata, confusa demais e não recomendo.
comentários(0)comente



Nhyx0 13/08/2023

Manual de como criar, alterar e fragmentar a realidade, por E. Lockhart
Que livro estranho! Não me agradou muito. A escrita de E. Lockhart é fácil, mas sendo bem honesto, essa história não instigou muito. Tinha certos momentos que eu parecia empurrar com a barriga...
Fraude Legítima conta a história de Jule, que se um dia ela reencarnar como um animal, provavelmente seria o cruzamento da serpente mais peçonhenta do mundo com um camaleão. E. Lockhart só te joga no meio da história, em uma narrativa não cronológica.
Duas coisas sobre essa personagem, ela é invejosa - parece não ter noção disso, e obsessiva. Lendo com certeza, você pode compreender. Em certos momentos consegui ter empatia por ela, mas em outros... A narrativa da autora, e o ponto de vista da personagem me fizeram criar um monte de teoria. Achei que ela era tão perturbada quanto Kevin em Fragmentado. As vezes achava que estava lendo uma HQ da Wanda. O tanto que a protagonista desse livro cria, altera e fragmenta a realidade não está escrito...
Sobre o enredo, acho que a autora desperdiçou o plot-twist. Depois que ela expos o que a protagonista dela fez, consegui deduzir tudo. Toda trata que ela estava envolvida. O motivo dela agir como uma rata psicótica.
...
Uma coisa que me deixou bastante curioso com E. Lockhart é que nos seus três livros que li, sempre mencionava Martha's Vineyard. Estou muito curioso pra saber a relação dela com esse lugar. Mas sou preguiçoso demais para pesquisar sobre isso. Fiquei imaginando como seria se Cadence, Jule e Frankie se encontrassem em Martha's Vineyard.
comentários(0)comente



@babi.teixeira 02/02/2022

O ponto alto do livro é a escrita retroativa, mas a história é previsível e o final não surpreende, os capítulos são curtos e é uma leitura bem rápida. Criei expectativas depois de ler "Mentirosos" e não teve o mesmo efeito, se a narrativa fosse linear seria mais uma história clichê.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Iparisclarke 01/08/2022

Nem fede nem cheira
O livro tem uma temática bem interessante de começar pelo final e vai voltando até o começo, geralmente apenas mangá se escreve assim, mas foi bacana de se tentar. A história é bem fraca e a protagonista nem se fala.
comentários(0)comente



Meneva 06/04/2022

Fraude mesmo
Falaram que a história era boa mas mentiram feio.
Os primeiros 20% foram até interessantes depois foi vários nadas e terminou muito ruim. leitura ruim livro ruim, história ruim, tudo ruim
Gaby 06/04/2022minha estante
O título ???




lay 18/03/2022

Dei 3 estrelas pq a leitura é muito tranquila, flui super bem e amei o formato cronológico. Porém a história é bem fraca,sem muita coisa interessante e o final é péssimo
comentários(0)comente



Barbara 26/07/2022

É... a princípio eu gostei muito da premissa da história e como ela foi contada de trás pra frente. Mas chegou no final eu não entendi nada e achei a motivação da Jule meio??? Eu até tava esperando que tivesse uma explicação melhor mais pra frente sobre o próprio passado da Jule e o motivo da obsessão dela pela Imogen. Achei que teria algum distúrbio psicológico ou sei lá, e em certas partes até achei que teria algo entre as duas. Mas num geral até que me divertiu.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
poor_lizzy 21/05/2021minha estante
isso aí




Pereira 23/05/2021

uma maravilhosa confusão
Comecei o livro bem perdida com a forma como ele é escrito mas fui pegando o jeito e me surpreendendo mais a cada capítulo. O final ficou meio em aberto e meio confuso mas no geral eu AMEI, recomendo muito a leitura
comentários(0)comente



196 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR