Iracema

Iracema José de Alencar

Resenhas -

Lucas 19/02/2023

A lenda do Ceará
"Desde então os guerreiros pitiguaras, que passavam perto da cabana abandonada e ouviam ressoar a voz plangente da ave amiga, afastavam-se, com a alma cheia de tristeza, do coqueiro onde cantava a jandaia.

E foi assim que um dia veio chamar-se Ceará o rio onde crescia o coqueiro, e os campos onde serpeja o rio*."

O romance de José de Alencar, retrata a vida de Iracema a virgem dos lábios de mel, e o seu romance com o guerreiro branco, Martin. A narrativa pode se comparar a alguns eventos históricos como a chegada dos portuguêses, pode ser comparada com o encontro de Iracema e o homem branco desconhecido.
O livro é bom, leitura um pouco díficil por conta da linguagem indígena usada na prosa poética que por subjetividade do autor, defende o uso como fundamental para uma literatura nacional.

_lmuller_ 27/10/2020

Foi interessante
Gostei da história, me perdi algumas vezes, mas a história é boa e eu recomendo.

Samira_santos 06/11/2022

ALENCAR, J. de.
Iracema é um clássico da literatura nacional, especialmente do romantismo. A história se passa no Ceará e mostra o romance entre Iracema, uma indígena e Martim, um português. Para além disso, o romance trata da formação da população do Ceará, uma vez que o filho do casal seria o primeiro cearense.

Não posso evitar deixar uma crítica, acho extremamente problemática a maneira como Iracema abre mão de absolutamente tudo para viver em função de um amor exacerbado. Ela deixa sua família, sua cultura, sua própria personalidade é modificada em função de um único objetivo: agradar Martim. Claro que deve ser levado em conta a época em que o livro foi escrito, o contexto e etc.

Mas a representação da submissão de um povo tido como "bárbaro" diante de um povo "colonizador", não pode deixar de ser colocada como algo a ser pensado e questionado durante a leitura da obra. É um belo livro, escrito de maneira muito poética e tendo em mente tudo o que foi dito, sua leitura é muito importante.

Natália 19/03/2022

Acoimado de cediço;
Graças a essa edição a leitura não é tão penosa, as notas de leitura são a estrela morta para o leitor. Aprendi mais um pouco do Brasil, não somente pela escola literária que foi o Romantismo, mas mais de sua história mesmo, que se passa no Ceará, pintando suas paisagem e o povo tabajara e os pitiguaras (além de outros), e a origem de algumas palavras que foram introduzidas ao nosso português, como conhecemos hoje.

França 30/05/2023

Achei que ia ser mais entediante, mas até que não foi tanto. A dica é só correr o olho pelas descrições enormes e focar no diálogo e no que realmente tá acontecendo. Porque quando eu começava a ler todos aqueles detalhes meu cérebro até rodava. É legal porque dá para estudar sobre o movimento indianista só de ler, tem todas as características da primeira geração romântica e compõem o projeto de construção da nação de José de Alencar ao trazer esse mito fundador do Ceará.

Lelettss 26/02/2024

Que rolê foi esse meu Deus
Eu sei que é completamente injusto julgar um livro do romantismo com base nos nosso padrões e concepções atuais
Ah é mesmo, eu não ligo.
QUE LIVRO RUIM
Eu li porque vou escrever um artigo no qual cito a personagem, Iracema, e graças a Deus que ela se provou exatamente oq eu digo no artigo: uma mulher FRACA escruta numa visão MACHISTA e completamente IRREALISTA que acima de tudo ROMANTIZA RELACIONAMENTOS TÓXICOS
A primeira metade ainda é aceitável mas depois da metade eu senti que tava dentro de um podcast de macho alfa
Cadê a Irace india fodona que andava com um arco? Que brigava com o chefe dos guerreiros? ENFIARAM ELA NO MEU C U
Só sobrou uma mulherzinha sem personalidade que vive pelo marido, literalmente, pq ele se cansa dela abandona ela pra fazer uma excursão sla qual a 🤬 #$%!& enquanto ela da a LUZ ao filho DELE, e quando ele volta ela MORRE DE TRISTEZA
M O R R E

Se você está lendo pra estudar ou apreciar o período vá em frente, mas se vc procura uma história de amor, passe longe, de nada