Memórias de uma Gueixa (eBook)

Memórias de uma Gueixa (eBook) Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

juca.moke 30/12/2023

Simplesmente perfeito
Tem história linda e extremamente detalhada, é como se você estivesse vendo cada kimono bem na sua frentee estivesse em um passei pelas ruas de gion, o único ponto problemático é a história de amor principal por questão da diferença de idade que eu até desisti de temtar calcular

Eriiket 13/12/2023

Ótimo livro
Um livro muito bem escrito, instigante. A história de uma gueixa em ascensão, mostrando que a vida por trás de todo o glamour é sofrida.

O filme foi bem fiel ao livro. Achei o início um pouco arrastado por conta dos detalhes, mas a saga da Sayuri é muito interessante. Aprendemos muitos aspectos culturais também.

Lira Juazeiro 22/11/2023

Bem diferente dos tipos de livro que costumo ler. Mas foi interessante saber um pouco da cultura japonesa, apesar de duvidar de que alguns personagens como o presidente realmente a representem.

Também vale lembrar que muito me desagradou a reviravolta a estilo holiwoodiano no final do livro e a ideia de felizes para sempre, em uma história que jamais se encaixaria em um conto de fadas, exatamente por ir contra uma moral que possa ser útil.

Enfim, duas estrelas e meia pois me deixou bastante curiosa para aprender sobre a cultura japonesa.

Stephanie.Franco 03/11/2023

Delícia de leitura!
A história é interessante, mas contada de um jeito que não pesa. Apesar do livro ter quase 500 páginas não se torna maçante. Adorei, particularmente, a descrição dos elementos e ritos que compõem a cultura das gueixas. Pelo livro criei uma imagem visual de Gion, dos kimonos, das personagens. Achei adorável! Terminei com saudade de fazer parte desse universo.

May 27/10/2023

Um romance cativante e rico em detalhes
Memórias de uma Gueixa é um romance magnífico e cativante. Esta obra oferece aos leitores uma visão fascinante da cultura e da vida das gueixas no Japão pré e pós-guerra.

A narrativa é contada através dos olhos de Sayuri, uma jovem pobre que, após passar por uma série de desafios, se torna uma gueixa de renome. O autor nos transporta para o mundo meticuloso e muitas vezes misterioso das gueixas, revelando suas vidas de treinamento rigoroso, competição e arte de sedução.

O livro é rico em detalhes e pesquisa, mergulhando nas tradições e rituais da cultura japonesa. Sayuri é uma protagonista cativante, cuja jornada de autodescoberta e superação de obstáculos nos conquista desde o início.

O romance também lança luz sobre a complexidade das relações interpessoais, os desafios que as mulheres enfrentaram na sociedade japonesa da época e a luta por independência e liberdade.

Quando comparado ao filme de mesmo nome, a obra literária oferece uma riqueza de detalhes e uma profundidade psicológica que o formato cinematográfico não consegue igualar. O livro permite uma compreensão mais profunda das motivações e emoções das personagens, enquanto o filme se concentra mais na estética visual.

Essa é uma leitura emocionalmente envolvente e informativa que oferece uma compreensão mais profunda de uma cultura única e das vidas extraordinárias das gueixas. Este livro é uma verdadeira viagem ao passado, cheia de beleza e tristeza, e permanece como um dos mais apreciados romances históricos de todos os tempos.
Daniel.Malaquias 27/10/2023minha estante
Sua resenha é excelente, o livro é tudo isso mesmo. Lembro de ter ficado fascinado quando o li pela primeira vez. Também já vi o filme de mesmo nome

May 27/10/2023minha estante
Muito obrigada! Eu conheci a obra por sua versão cinematográfica, só esse ano descobri que foi baseado em um livro. Não pude deixar a oportunidade de conhecer mais sobre essa história.

Luíza 18/10/2023

Esse livro é simplesmente incrível. Não é uma história inventada. É a vida de Chiyo/ Sayuri. Todas as dores delas e das gueixas são contadas nesse livro

Marry dudis 12/10/2023

Gueixa
A história tem uma complexidade extremamente agradável e perceptível
As relações humanas no seu mais complexo grau.
Principalmente,as de trabalho e a exploração de uma cultura diferente.
Mesmo que ficção a história parece tão verídica ,o modo de vida,as aventuras das gueixas
Vale a pena!

Larissa2902 01/10/2023

Sobre Memória de uma gueixa
De longe é um dos meus livros favoritos até hoje (01/10/2023)

Tudo nele é perfeito para mim, a história, a narrativa, os personagens, os desenvolvimentos, o cenário, o drama, do início ao fim.

Provavelmente, a única coisa que talvez deixem muitos desconfortáveis, seja o fator (idade) dos personagens. Mas é compreensível pela situação e o contexto, afinal, acredito que esse livro não foi escrito para deixar o leitor "confortável".
Vale a pena.

Obs: o livro tem um filme, mas não recomendo rsrs

Renata 01/10/2023

Sei nem o que dizer sobre esse livro.
Simplesmente que é maravilhoso e que me marcou.
Me fez mais interessada na cultura asiática do que antes.
Amei 5 estrelas! Perfeição!

Biaaa 30/09/2023

Amo amo amo
Esse é um dos meus livros favorito de todos. Se o mundo tivesse acabando esse com certeza seria um dos que estaria na minha lista para ler de novo antes de morrer. A narrativa é impecável, os personagens são únicos e a história te prende até o último minuto. Sayuri se desenvolve incrivelmente apesar dos abusos violentos da Hatsumomo, e se torna umas das gueixas mais cobiçadas do Japão. Mas o único defeito do livro ( sim, ele não é 100% perfeito) é o fato do romance ter sido abandonado em muitas partes. Sim, tudo que a motivou foi o amor pelo Presidente, mas o amor entre eles de fato só veio existir na última parte do livro, o que te deixa bem desanimado na real se for ler no intuito de ver um romance totalmente presente.
Todavia, ele ainda vale muito a pena.

@admiravel_leitura 29/09/2023

Uma viagem literária ao Japão antes, durante e após a Segunda Guerra
Apesar de ser uma história ficcional, esse é um livro com uma personagem tão real e uma abordagem histórica tão detalhada que é quase impossível não se pegar pesquisando no Google a respeito de Sayuri e dos eventos relatados por ela.

Aqui, temos aquele típico livro de relatos onde a narradora conversa com o interlocutor de sua vida, um entrevistador nunca mencionado, o que nos faz imergir na leitura e assumir que a personagem se dirige diretamente a nós, leitores, saciando nossas curiosidades através da famosa “quebra da quarta parede”.

Através de uma escrita fluída e detalhista o suficiente para nos transportar para a cidade de Gion, o autor, Arthur Gordon, descrever com leveza e poesia passagens belíssimas que evocam a história do Japão pré e pós Segunda Guerra Mundial, sempre se atendo aos aspectos históricos e políticos do período no qual o enredo está inserido.

Para além, o mais encantador da história são as descrições da vida de uma Gueixa. Desde o seu treinamento quando criança e tudo que ocorre na vida de uma aprendiz, até seus trajes altamente detalhados e a forma como elas usam a arte para entreter figuras importantes. A obra evoca essa cultura de forma crível e magistral.

E por se tratar de um livro de “memórias”, Sayuri desnuda o seu coração para o leitor, expondo suas paixões e seus pensamentos mais íntimos a respeito dos vários homens que passaram por sua vida. Ou seja, a trama é guiada por um amor platônico, mas como compreendemos uma gueixa não nasceu para ser feliz, mas sim para trazer felicidade.

Um livro com uma história brilhante e com um contexto histórico bem pesquisado e amplo. Uma trama escrita de forma poética capaz de nos fazer viajar para o Japão afim de conhecermos suas belezas e cultura.

site: https://www.instagram.com/admiravel_leitura/
florence28 29/09/2023minha estante
Nossa eu vi o filme e gostei muito

Taciana42 22/09/2023

Um livro que deixa você imprecionado com tudo que se passa na vida de uma gueixa todas as etapas e dificuldades que possa fazer pra chegar a ser uma gueixa respeitável.

CInt_lo 08/09/2023

Esse livro dói!!! Uma obra emocionante, cheia de reviravoltas e muito bem contada do ponto de vista histórico. Muito interessante poder saber a visão da guerra do ponto de vista da comunidade gueixa

Geisiane books 27/08/2023

Superando minhas expectativas
Não esperava nada a menos que uma história repleta de fatos culturais e históricos que me cativaram ao extremo.
Esperei muitos anos pela oportunidade de ler essa história, motivada especialmente pela adaptação para o cinema que é um espetáculo a parte e ganhador de 3 Oscars, sendo o de melhor figurino o meu favorito.
Falando de estrutura o livro é muito denso e descritivo, o que acaba por tornar a leitura um pouco cansativa em alguns momentos. Mas vale a pena todo o esforço.
O autor nos trás uma história de desilusão e perseverança. Chiyo é vendida por seu pai junto com sua irmã, após sua mãe ficar muito doente. Com apenas 9 anos e separada de sua irmã por ser considerada mais bonita e inteligente seu único objetivo é fugir da casa onde agora receberá o treinamento para se tornar uma Gueixa e onde já tem como inimiga Hatisumomo a gueixa mais bem sucedida do local e que a odiou desde o primeiro momento que pôs os olhos em Chiyo. Depois de sofrer um acidente durante uma tentativa de fuga Chiyo perde todo seu valor, não pode mais estudar e terá de arcar com suas dívidas sendo uma simples empregada. Durante suas tarefas ela chora e recebe a gentileza de um cavalheiro muito gentil e naquele momento ela se apaixona e tudo que faz a partir desse momento é para alcançar seu amor.
Memórias de uma Gueixa é uma história envolvente, misteriosa e cheia de esperanças. A cultura em torno do ser gueixa, treinamento, artes, beleza e artimanhas é intrigante e desperta a curiosidade do leitor.
Uma viagem mágica, mas muito realista ao Japão num período em que a segunda guerra mundial devasta o país e seus habitantes, focando nas particularidades do ambiente e vivências das Gueixas e casas de chá da época.
Uma experiência incrível, recomendo a leitura.

julianaramoss 20/08/2023

Desabafo
Li esse livro há cerca de um ano e meio, apesar disso, mantenho a leitura bem nítida na mente. O começo é interessante, fui bastante envolvida e não conseguia parar de ler. À medida que as coisas aconteciam, eu já não tinha certeza do que estava lendo. Gostei de conhecer um pouco sobre a cultura das gueixas, porém, foi difícil não me estressar lendo, e não digo em relação às personagens e as escolhas (ou poucas possibilidades de escolha) delas, e sim porque todos os rumos aparentes para a história parecem ter sido tomados de uma vez só, o que gera uma confusão. Decepcionante é a palavra. Vi que o livro é bastante querido, porém, realmente não funcionou pra mim. Dou 3 estrelas porque ainda existe coisa pior.