O Livro Urgente da Política Brasileira

O Livro Urgente da Política Brasileira Alessandro Nicoli de Mattos

Resenhas - O Livro Urgente da Política Brasileira

Polly 30/08/2020

Necessário
O livro faz uma abordagem sobre a politica em geral, é dividido em partes que trazem conceitos, exemplos pelo mundo e, após toda a contextualização, apresenta aspectos relacionados ao Brasil e sua constituição. O livro nos faz pensar o quanto a política é importante e deveria ser ensinada nas escolas. Independente de partido, pois vimos que dentro dos próprios partidos há divergências.

Isy 04/07/2020

Muito explicativo.
Excelente pra quem é leigo no mundo político. O autor se esforça pra tentar mostra-se imparcial de um lado, e isso é importante para a observação minimamente isenta.

Felipe.Camargo 05/09/2021

103°Livro do ano: Livro urgente da política brasileira, Alessandro Nicoli de Mattos

Se você gosta de política mas não entende muito, este é um bom livro para te guiar de forma introdutória!

Apesar de refletir posições ideológicas de uma forma sutil, o autor trabalha vários conceitos relacionados à política, assim como procura expressar e mapear o sistema político brasileiro. O livro tem um bom referencial teórico e possui várias pesquisas e infográficos que ilustram melhor a temática.

Ideal para alunos do ensino médio que quer entender um pouco melhor sobre o mundo político.

Rodrigo.Moritz 01/08/2020

Para falar sobre política sempre é bom ler um livro sobre o assunto, aqui você encontra os princípios básicos sobre a política brasileira. Livro sem viés político partidário mas que explica a organização dos poderes governamentais brasileiro.

Mariana113 21/04/2022

Fácil de entender, imparcial e ainda apresenta dicas de cursos, livros, sites para pesquisar no final. Politize tem cursos ótimos para quem quiser aprender mais.

BeatrizFonseca1 10/11/2023

Livro interessante, explique os conceitos entre esquerda, direito e centro, o autor argumenta sobre assuntos como liberalismo econômico, os tipos de poder, como monarquia, anarquismo, democracia, é uma boa obra sobre politica, que foca no Brasil, mas traz exemplos de outros paises.
livro foda!
se de depois criou uma resenha melhor.

fleabookz 27/08/2020

Poderia ser bom, mas é ruim, beirando o péssimo
É tanta coisa pra comentar que estou com o ebook aberto no kindle aqui do lado. Obviamente eu não tinha expectativa de que iria terminar o livro com doutorado em política, porém me irritou bastante o fato de ser "bem mastigado" e repetitivo, o que torna a linguagem fácil, mas ao mesmo tempo deixa a leitura extremamente cansativa. Acredito que facilmente uma coisa que li no primeiro capítulo foi repetida no capítulo 20.
Fora a repetição excessiva, outra coisa da qual não gostei, foi a organização do texto. Muitas vezes o autor utilizou subcapítulos pra estender um assunto, que ao meu ver, não tinha necessidade alguma disso, podendo ser exposto simplesmente num texto corrido, sem mais delongas.
O autor recorre sempre aos Estados Unidos e países europeus como um exemplo de boa política e democracia, NÃO TENHO PACIÊNCIA, Me soa como alguém que idolatra aos EUA e não reconhece nada de bom que tem no Brasil. Síndrome de vira lata, não né, por favor.
Além do mais de uma visão nada imparcial, de culpabilizar os cidadãos dos erros dos políticos, sim, nós elegemos eles, mas acreditando que esses serão honestos e cumprirão o prometido. Tirar a responsabilidade dos políticos, como se eles roubassem só por causa dos eleitores soa ridículo. E ainda tem o discurso sonhador de que podemos de fato combater essa corrupção os denunciando, sendo que ela existe nos três poderes e nos três níveis.
Eu também não gostei de como fica sempre falando que esse livro é perfeito para despertar o cidadão e o tornar ativo politicamente, é muita arrogância afirmar isso com tanta convicção. Por exemplo: "Sou um leigo no assunto que decidiu estudá-lo e agora quer compartilhar o que descobriu. Esta falta de diplomas e títulos para abordar o assunto, ao invés de uma desqualificação, pode ser considerada uma vantagem para a criação de um texto como este..." que autoestima elevada, hein?!
Entrando em algumas partes específicas do livro das quais queria comentar, como: "O fato de não votar ou desligar a televisão durante o horário eleitoral não nos remove da política, mas é um ato político em si, que passa a mensagem de que estamos contentes - ou suficiente acomodados - com a configuração política atual, pois uma atitude de neutralidade favorece a continuidade." Discordo, às vezes as pessoas só estão cansadas ou desacreditadas de a cada 2 anos verem o mesmo discurso que não é colocado em prática.
Para não me estender mais, queria concluir dizendo que gostei das citações trazidas no início de cada capítulo e de algumas explicações dos pensamentos políticos e econômicos, como direita, esquerda, etc.
Well 31/10/2020minha estante
Era esse comentário que eu estava procurando KKKMKK

fleabookz 31/10/2020minha estante
kkkkkkkkkkk ai paciência viu, consegui terminar na base do ódio

Well 31/10/2020minha estante
Nem me fala de terminar livros na força do ódio, não aguento mais livro que fica falando a mesma coisa mil vezes. Tava vendo se lia esse mesmo e fiquei chocado com a nota dele ser tão alta

fleabookz 31/10/2020minha estante
Assim né, tem umas coisas muito legais, mas como o próprio autor disse ele não é da área, é um leigo, daí fica um discurso muito repetitivo e puxando sardinha dos Estados Unidos. Mas acho que você deveria ler mesmo assim, vai que gosta.

Well 31/10/2020minha estante
Bom, vou deixar ele aqui guardado, vai que outra hora da vontade ne

Well 31/10/2020minha estante
Mas haja coragem puxar sardinha pros Estados Unidos...

Rodrigo 17/11/2022

Leitura indispensável para os brasileiros
O momento atual não poderia ter sido mais oportuno para essa leitura. Simplesmente, é um conhecimento mais que necessário quando vivemos em uma república democrática presidencialista. Poder entender a estrutura e o funcionamento do Estado, bem como as responsabilidades e deveres dos cidadãos traz uma clareza e uma perspectiva diferente quando o assunto é política. Recomendo fortemente, mas é preciso ter uma visão imparcial e sem subjetividade, para que se possa extrair ao máximo os conceitos e teorias abordados, para então poder formar suas opiniões.

Gustavo Rafhael 22/07/2022

Um resumão do que compõe a política brasileira, resgatando alguns fatores históricos para explicitar como chegamos a atual conjuntura.
Recomendo para quem quer entender um pouco mais dos conceitos que permeiam a política e entender como funciona o sistema político brasileiro.
O autor fez um bom trabalho ao deixar bem didático e até pegou em alguns momentos justamente por isso, alguns pontos ficam repetitivos.
Não acredito que seja uma leitura fácil, porque ao esmiuçar todo esse sistema surgem vários conceitos que precisam ser entendidos para que se possa entender o todo.
Recomendo para quem realmente gosta do tema e queira ter uma base geral da política brasileira.

Kaminsky 03/04/2021

O livro faz um resumo geral sobre conceitos políticos, e, ao final, aborda aspectos da política brasileira.
Particularmente, gostei das partes I e II referentes a conceitos políticos e econômicos em geral, extrai vários novos conhecimentos desses segmentos.
A parte III, relativa à politica brasileira acabou tendo muitas comparações com países europeus e EUA de forma rasa e sem concluir muito. O próprio autor cita que "Política não é preto e branco, são vários tons de cinza", mas ao mesmo tempo ele acaba tratando como 'preto no branco', principalmente na parte IV, que se trata de participação política.
Há de ser uma leitura com olhos críticos e não deixar-se levar pelo texto. Útil para introdução à política? Sim. Excepcional? Não.

Michele 18/05/2021

Obrigatório!
Não é sobre política partidária. É um guia para o cidadão entender a política, o governo e o Estado no Brasil.
Deveria estar disponível no ensino de base.
Ebook gratuito! ???

Paulo 06/11/2020

O título poderia ser ?O livro urgente e raso da política?
O livro até trás uma apresentação de conceitos políticos básicos, numa discussão rasa e por muitas vezes enviesadas. Em alguns momentos chega a ser uma compilação de sites e outras fontes, tornando a leitura maçante é cansativa. Ao meu ver, não atinge o objetivo do autor, justamente por não atrair o leitor para a discussão.

Estevão 24/02/2019

Realmente é urgente este livro.
"Um político pensa na próxima eleição. Um estadista, na próxima geração."
James Freeman Clarke

Uma das minhas últimas leituras.
Sempre me achei bem ignorante em relação a política, então decidi ler este livros.Dica: ele está de graça no kindle.
Achei incrível o livro, recomendo para qualquer pessoa que quer começar a entender um pouco sobre política, não é um livro completo sobre o assunto mas é um ótimo começo.
Gostei pq ele é bem imparcial, ele fala tanto bem e mal da direito como da esquerda. Fala mesmo!
Em resumo grande parte da população pensa que estamos em um jogo de futebol, querendo que seu partido vença e a oposição perca, esquecemos que estamos todos no mesmo barco. E os políticos riem de nossas caras pensando que são semideuses mas esquecem que são funcionários para a sociedade.
Temos que crescer muito ainda.

Vanessa.Coimbra 26/05/2019

Gostei
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do grão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão estúpido que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, a criança abandonada, e o pior de todos os ladrões, o mau político vigarista, corrompido e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. " Bertolt Brecht. Demorei mas finalizei a leitura deste livro que me fez conhecer vários conceitos e me fez querer aprender mais e mais.

Darkpookie 29/03/2020

Comentários e trechos
O livro está disponível gratuitamente em vários sites da internet, deixarei o local onde baixei anexado.
Esta obra tem como proposta introduzir conceitos, ideias e discussões que o autor julga necessários para uma melhor qualidade do debate político. Logo no início, afirma que o livro é político e não partidário. É claro que durante vários momentos da leitura percebi inclinações a opiniões de caráter mais liberal, mas nada que fosse intencional, afinal, pessoas são parciais, acredito que qualquer obra que tenha ambições de tratar imparcialmente de assuntos políticos falharão ou, se conseguirem, não serão de grande ajuda na propagação e criação de novas ideias.
Por mais que sua ideologia política difira da do autor, creio ser necessário ter contato com posições diversas, para que não fiquemos em bolhas sem chances de desenvolver novos conhecimentos. Recomendo está obra para quem está começando, utilizando a mim como exemplo: eu sabia de algumas coisas que ele explica e já refletia sobre determinados assuntos, entretanto, foi uma leitura enriquecedora e pretendo utilizar as referências e fontes que ele dá ao final do livro para me aprofundar mais.

Trechos interessantes:
“A política é talvez a única profissão para a qual pensa-se que nenhuma preparação é necessária.”
Robert Louis Stevenson (1850 - 1894), escritor britânico

“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam.”
Platão (427 - 347 a.C.), filósofo grego

“Política é um assunto muito sério para ser deixado aos políticos.”
Charles de Gaulle (1890 - 1970), militar e estadista francês

"Muitas pessoas criaram a ideia de que suas ideologias são baseadas no amor e na preocupação com o próximo, enquanto que a do adversário é movida pelo ódio e pelo oportunismo; quem pensa diferente é visto como mal intencionado ou a serviço de alguma causa obscura. As pessoas perderam a noção básica de que o adversário político tem uma posição distinta, porém legítima, e que alguns pontos de sua argumentação podem ser bons e até serem usados para melhorar as suas próprias propostas.
Ao invés de querer eliminar o adversário, muitas vezes chamado de inimigo, o verdadeiro democrata reconhece a importância das diferentes ideias no cenário político e por mais que não concorde com um determinado pensamento, defenderá que haja espaço para sua expressão. Não faz sentido defender a democracia e querer eliminar do cenário as ideias que o desagradam. Da mesma maneira, o democrata não pode pensar que a democracia é boa quando elege o seu candidato ou coloca no governo o seu partido, mas está comprada ou manipulada quando o adversário ganha."

site: http://biblioteca.politize.com.br/curadoria-livro-urgente-politica ; https://www.smashwords.com/books/view/655292