História da filosofia contemporânea

História da filosofia contemporânea Ivan Luiz Monteiro

Resenhas - História da filosofia contemporânea

paulo.magalhaes 13/04/2021

Apresenta de maneira ampla a filosofia contemporânea
Sempre achei muito difícil compreender a filosofia contemporânea e ainda acho.

No entanto, livros didáticos como esse ajudam muito a esquematizar as diversas linhas de pensamento existentes na Filosofia de nossa época.

O livro começa com os críticos do idealismo, depois passando pela fenomenologia e hermenêutica, existencialismo, filosofia da linguagem, escola de Frankfurt e por fim apresentando John Dewey e John Rawls.

Essa divisão ficou muito clara e abarcou uma gama bastante variada de teóricos, enriquecendo o conhecimento sobre a filosofia contemporânea e possibilitando um estímulo para pesquisas mais aprofundadas em temas que lhe interessam mais.

Lista de Livros 26/07/2018

Lista de Livros: História da filosofia contemporânea – Ivan Luiz Monteiro
“O que mais contribui, segundo Adorno, para a sociedade moderna se constituir e se manter como sociedade totalmente administrada pela lógica do esclarecimento é a indústria cultural, a qual manipula os interesses das massas em favor do consumo desenfreada de mercadorias produzidas a todo custo.
A mídia (rádio, cinema, TV) e, em geral, a propaganda operam como máquina a favor do sistema (sociedade totalmente administrada pela razão instrumental), mantendo o status quo da sociedade moderna. O poder constituído por meio desses meios determina as condutas a serem seguidas e os valores que devem manter-se em favor dessa sociedade. Utilizando-se da propaganda, a mídia engendra necessidades a fim de manter os sujeitos padronizados, estipulando um modelo a ser seguido.
Ao adotar os padrões determinados midiaticamente, o indivíduo é aniquilado, o que faz com que todos ajam e pensem, em geral, da mesma forma. Mesmo o lazer, que deveria se opor ao trabalho, acaba por obedecer à lógica do sistema, tendo em vista que, operado pela indústria cultural, não passa de mero consumo. Compramos, a todo momento, somente o que o sistema admite. Somos considerados não como indivíduos, mas como seres substituíveis. Mediante a lógica do sistema – formado pelo progresso tecnológico e idealizado pela razão instrumental – somos descartáveis.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2018/07/historia-da-filosofia-contemporanea.html