A vida secreta das árvores

A vida secreta das árvores Peter Wohlleben

Resenhas - A vida secreta das árvores

Pucca.Farion 28/11/2021

"E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos?

Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.

Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza."

Preciso informar que a nota do livro reflete o quanto eu gostei dele, e não a sua qualidade.

O autor traz ideias bem interessantes sobre as árvores, sobre como elas se comunicam, se relacionam, se protegem. É impossivel ler o livro e não se sentir mal pelas vezes em que achou que alguma árvore devia ser podada/cortada.

Meu problema com o livro é que não tenho familiaridade com o assunto, e alguns capítulos acabaram sendo muito técnicos para mim, o que dificultou a leitura. Apesar dos capítulos curtos, para mim ,a leitura foi bem arrastada.

Milene.Lima 25/02/2024

Leitura perfeita e profunda dos seres vivos que nos alimentam, mas são tratados em sua maioria como coisas à nosso serviço.
Os artigos que baseiam o conteúdo do livro são esrudos em florestas temperadas. Foi muito bom conhecer e aprender sobre esse nicho.
Aos amantes desses seres autotróficos fotossintetizantesbsuper recomendo a leitura.

Bella 25/12/2021

Conhecimento para a vida
Esse livro foi um compra inesperada até para mim, porque eu nunca pensei que um título sobre árvores fosse soar tão atrativo aos meus olhos, mas de fato foi uma ótima aquisição. No momento, o que eu consigo sentir é uma imensa vontade de imergir mais afundo no mundo das plantas, pois elas são seres incríveis e depois dessa leitura não tem como não vê-las com outros olhos, e essa coletânea de curiosidades sobre as árvores formarem famílias, comunicarem-se e protegerem uma às outras me deixou com vontade de comprar mais obras para saber mais e mais. Decerto, antes de conhecer tantas curiosidades sobre esses seres vivos, eu era mais uma na estatística da cegueira botânica, eu simplesmente achava animais mais legais e atrativos do que as árvores, as plantas como um todo, e elas passavam despercebidas, sendo que elas são seres tão importantes e incríveis quanto os animais. Portanto, esse livro foi muito importante e didático para mim, e atendeu a todas às minhas expectativas, apenas achei ele repetitivo em algumas partes, mas de todo jeito é uma leitura que eu vou levar para a vida.

Morg 14/01/2022

Sem dúvidas um livro para se ler com calma, apreciando e refletindo sobre as diversas situações que ele trás... Além do conhecimento que transmite abre portas também para a imaginação, das coisas incríveis que podemos encontrar nas profundezas das florestas ancestrais... "Quando fizer seu próximo passeio pela floresta, simplesmente dê asas à imaginação - em muitos casos, ela não estará tão distante da realidade."

Gonçalves 17/02/2022

Livro muito bom para sabermos mais sobre as árvores e percebermos de verdade que elas também são seres vivos.

O livro fala basicamente de árvores/florestas europeias (às vezes americanas), então algumas coisas não são visíveis por nós aqui no Brasil, mas o livro não fica menos interessante por causa disso.

Bells - @brumbells 20/04/2017

Não costumo me interessar por livros de não ficção (a não ser livros específicos da área de Literaturas

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2017/04/resenha-livro-vida-secreta-das-arvores.html

Vai Lendo 07/07/2017

Somos mais semelhantes do que você imagina
Desde cedo, aprendemos nas maçantes – pelo menos, para mim – aulas de Ciências e de Biologia que as árvores são fundamentais para nós, seres humanos, porque através da fotossíntese elas liberam oxigênio, indispensável para a nossa vida. Certo? Quantas vezes não escutamos o professor proferindo as mesmas frases, como “vamos preservar as florestas!”, “a Amazônia é o pulmão do mundo” ou “não ao desmatamento!”. Praticamente um mantra! E isso não se resume às salas de aula. Fora delas também existe toda uma conscientização de preservação ambiental, especialmente hoje em dia. Mas, afinal, será que temos realmente a dimensão do que são as árvores e do papel das florestas? Ou estamos condicionados a pensar mais em função da questão da sobrevivência humana? As árvores são muito mais do que aparentam e esta revelação é a maior descoberta de "A Vida Secreta das Árvores – O Que Elas Sentem E Como Se Comunicam", de Peter Wohlleben, publicado pela editora Sextante. Um livro que amplia os horizontes e a percepção sobre as árvores e a natureza como um todo.

Nós, seres humanos, no topo da cadeia alimentar e dotados de racionalidade, tendemos a ver o mundo com aquilo que ele tem a nos oferecer. Esquecemos que os outros seres vivos têm vida própria e não existem exclusivamente para nos servir. Aliás, não sendo uma ameaça ou não precisando de nós para sobreviver, eles pouco também nos notam. Nesse egoísmo, por exemplo, temos muito em comum. Porém, esta não é a única semelhança. Temos tantas outras…

Reconhecer elementos em comum com outros seres vivos (especificamente, as árvores) foi a minha grande realização através desta experiência – aliás, utilizo este termo em vez de “leitura”, pois acredito que realmente seja algo maior – com "A Vida Secreta das Árvores". No livro, o autor alemão e engenheiro florestal Peter Wohlleben nos apresenta toda a sua vivência e estudo realizado ao longo da carreira. Atualmente, ele gerencia uma floresta explorada com práticas ecologicamente corretas em Hümmel e, na obra, nos coloca a desvendar este mundo oculto. Wohlleben nos proporciona outra perspectiva sobre a vida das árvores, colocando-as no centro da narrativa. Um grande diferencial que fascina!

Como uma obra que aborda conhecimentos científicos, "A Vida Secreta das Árvores" apresenta certo didatismo. Nada muito complexo ou com linguajar difícil. Pelo contrário, o livro mais parece uma conversa. Um papo de amigos sobre suas experiências e o que aprenderam com elas. No caso, a observação das árvores. A estrutura é simples, mas funciona bem. Os capítulos são divididos por assuntos, uma facilidade para o leitor não tão familiarizado com o tema, como eu. A escrita de Wohlleben é, de fato, deslumbrante e o aprendizado que o autor nos proporciona é tamanho, que já é possível absorver conhecimento logo no começo da leitura.

Peter Wohlleben nos mostra a vida das árvores com suas mais distintas características. Como é o relacionamento delas entre espécies, a educação e o cuidado com os brotos, a questão do coletivo, a defesa contra ameaças externas, reprodução, noção de tempo e muitas outras peculiaridades. A cada capítulo, temos uma melhor visão sobre este mundo e identificamos inúmeras semelhanças com estes seres. Através desta “humanização”, fica mais fácil compreender a complexidade da natureza e entender como tudo no ecossistema está interligado. Parece óbvio, eu sei. Contudo, acabamos nos limitando ao conceito de morte, extinção de espécie e cadeia alimentar. Nos preocupamos com a quebra de ciclo e deixamos de lado a consciência do quão surpreendente é esta relação. Mudanças são constantes e inevitáveis. Mais do que repetir frases prontas em defesa do meio ambiente e da diversidade, o importante – como mostra o livro – é ter uma visão ampla de tudo, buscar o conhecimento e realizar um consumo consciente.

"A Vida Secreta das Árvores" está longe de revelar todos os mistérios acerca deste vegetal. Como o próprio autor sinaliza, ainda há muito o que se descobrir em relação à natureza. O solo com todos os fungos e microorganismos, por exemplo, indica como os estudos sobre o assunto acabam sendo superficiais. Além das pesquisas, a obra de Wohlleben amplia a nossa visão sobre o meio ambiente, principalmente as árvores, e nos mostra como tudo é tão peculiar e incrível. É uma leitura que muda a nossa visão sobre a vida. Uma leitura que literalmente nos traz um mundo novo!

site: http://www.vailendo.com.br/2017/06/22/vida-secreta-das-arvores-de-peter-wohlleben-resenha/
Lary.Momentolitera 03/01/2018minha estante
Interessante. Já me convenceu a ler?

Milena Karla - Mika 01/07/2018

Assim que li esse livro tive que pegá-lo. Sempre fui absolutamente apaixonada por árvores, e poder aprender e descobrir mais coisas sobre elas não foi uma decisão difícil de tomar!

Esse livro, escrito por um engenheiro florestal, é cheio de informações sobre árvores que eu nunca tinha ouvido falar. Eu aprendi MUITO mesmo lendo esse livro. As árvores se comunicam pelas raízes, se defendem de predadores e de desastres naturais, tem personalidade própria, sabem contar, apreciam as vibrações da música, entre muitas outras coisas que eu imaginava, mas não sabiam que eram verdade!

Esse livro também me ajudou a avaliar se uma árvore está saudável ou se precisa de ajuda, e agora eu sei que "podar" galhos grossos mata a árvore e que apenas galhos laterais devem ser tirados para que a árvore tenha energia pra crescer pra cima, também aprendi porque as árvores mudam a cor das folhas em cada estação, e muitas muitas outras coisas legais.

A escrita do livro é um pouco aleatória; muitos dos fatos expostos pelo autor são jogados pelo capítulo sem ordem e sem contexto, o que fez a leitura ser bastante lenta, pois eu me distraio fácil, e ler um livro onde informações são jogadas aleatoriamente não foi fácil, mas as informações eram tão interessantes que eu insisti até o final e não me arrependo nem um pouco! Recomendo demais esse livro para qualquer pessoa que ame árvores tanto quanto eu. Inclusive, pretendo postar sobre este livro em meu canal, o Milenatureza (logo se vê que eu amo a natureza, com esse nome kkkkk).

Obrigada e até a próxima resenha!

-> youtube.com/milenatureza

-> instagram.com/milenatureza

@leiolivros 18/07/2018

Gente do céu, que sufoco terminar esse, viu? Pensem num livro que parece não acabar nunca. É esse.

"A vida secreta das árvores" nos abre os olhos para as últimas descobertas científicas sobre os hábitos da vegetação, em específico das árvores de floresta. Narrado pelo engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben, somos apresentados a um ponto de vista diferente de como as árvores se relacionam entre si, com o ambiente em que vivem e, é claro, conosco.\

Esse livro tem um potencial incrível. Cheio de informações bacanas, exemplos e realmente muito conteúdo, tinha tudo pra ser um nota 10. Fiquei encantada com toda a estrutura social das florestas, como elas se apoiam umas nas outras por vezes ou se prejudicam por outras. Como elas reagem e se adaptam às interferências humanas para sobreviver. Mas como nada é perfeito, vamos a realidade:

O autor dá muitas informações valiosas, mas parece não saber organizá-las. Os capítulos tem títulos quase inúteis, visto que o curso do assunto de cada um acabava sempre mudando e caindo numa repetição irritante. A escrita também deixa um pouco a desejar e foi o que provavelmente me fez me distrair 500x durante a leitura.

Apesar de tudo, as referências do livro são ótimas e me parecem muito importantes. O destaque fica pro capítulo final, que tô muito tentada a imprimir e espalhar pela cidade. Já tá mais do que na hora da gente entender que árvores e animais não estão aqui ao nosso dispor. Nós os usamos para o nosso benefício e isso de fato não é condenável, precisamos sobreviver. Mas é indispensável rever o nível desse consumo e a real necessidade dele pra evitar o sofrimento daqueles que não tem voz.
stefani 13/06/2019minha estante
Concordo e além disso ele repete muito os mesmos exemplos pra tudo também

Roberto 14/04/2020

Uma abordagem incomum do assunto. Estamos acostumados a trabalhos descritivos, sistemática, morfologia, fisiologia, o autor nos dá uma visão, digamos, respeitosa da árvore em sua expressão e acoplamento com o ambiente e demais seres, chamando a atenção para alguns aspectos pouco compreendidos ou estudados.

O antropomorfismo presente na obra está delimitado como licença poética e não afeta o argumento. Só lamento não ter referências complementares acadêmicas em inglês. Não sei alemão, não pude avaliar a qualidade das fontes citadas.

Não é uma obra de divulgação científica, mas uma proposta um tanto difusa relativa à importância das árvores e de seu cuidado.

Fernandinha 03/06/2020

Eu teria sido bióloga se tivesse lido antes...
... mas não é um livro científico. O autor nos apresenta, nos primeiros capítulos, uma visão encantadora sobre a comunicação entre as árvores. Uma vida secreta fascinante, que nunca mais me permitirá olhar para as árvores da mesma forma.
Mas, da metade pra frente, o livro se torna monótono e repetitivo. Vale como um romance encantador, para distrair, mas não como referência de estudos.

Lety Tate 19/12/2020

Árvores e Humanos, seres comunicantes
"A vida secreta das árvores", por Peter Wohlleben, chegou até mim pelo Skoob mesmo. Li resenhas e achei muito interessante. Com as férias da faculdade, peguei para ler com muitas expectativas que não foram decepcionadas. Super recomendo a leitura.
Ao longo das páginas, você recebe um monte de informações de maneira simplificada, mas sem perder seu sentido. Ao contrário do "Gene Egoísta", do Richard Dawkins, seus exemplos de fato ajudam a compreender melhor o que está sendo exposto.
Seu objetivo é claro: mudar a percepção do leitor a cerca das árvores, aproximar essas formas de vida, com dados de pesquisas científicas e com o que acontece nas florestas atuais no dia a dia já que "qualquer criança sabe que as árvores são seres vivos, no entanto as tratam como coisas" (pág 213).
Uma leitura fluida e bem agradável, me fez imaginar as árvores da Europa a cada página, a interação de árvores com árvores e árvores com animais. Simplesmente incrível!

Ronoc 13/01/2021

Desvendando os mistérios das árvores
Embora até crianças pequenas saibam dizer que uma árvore é um ser vivo, ao longo de nossas vidas geralmente as tratamos como coisas, objetos que nos podem ser úteis, mas não como seres complexos, com dinâmicas e lógicas de vida bastante ricas e diferentes das nossas.

É a esse tipo de questionamento que Peter Wohlleben nos convida ao longo de seu livro. De maneira metafórica, às vezes até poética, o autor vai apresentando novas descobertas científicas sobre a vida das árvores que nos permitem reconhecer a beleza de sua existência.

Já vi, até por aqui mesmo, algumas críticas de cientistas da área (biólogos, botânicos) à abordagem de Wohlleben, que consideram equivocada, fantasiosa. Não tenho como refutar essas críticas, mas, como leigo, posso assegurar que a leitura de "A vida secreta das árvores" é não apenas prazerosa, até viciante, mas presta um enorme serviço à causa da preservação ambiental. Conhecendo, compreendendo, valorizando, somente assim podemos encontrar caminhos de vida mais equilibrados e respeitosos com os demais seres da natureza.

tinaventuri 12/02/2021

Muito bom!
Um livro para quem gosta da natureza.
Fiz minha resenha no Instagram, link abaixo.

site: https://www.instagram.com/p/CKAQBdSgNGW/