Nadando Contra a Morte

Nadando Contra a Morte Lourenço Cazarre

Resenhas - Nadando Contra a Morte

Lisa 20/03/2023

Muito bom,emocionante e da muita ansiedade
kkkkkk. A história é maravilhosa e triste ao mesmo tempo

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro Nadando Contra a Morte
Olá, Guardiões da Leitura ? O resumo de hoje é de um livro que retrata a história de uma menina de quatorze anos, que se mudou para a cidade para trabalhar. Certa noite, quando a sua patroa chegou bêbada da festa do chá de panela, ela ajudou-a a ir dormir. Quando o marido da mulher chegou bêbado, a garota foi para o seu quarto e o homem seguiu ela, estuprou a menina, ela engravidou, e pariu no hospital do governo, sem ajuda, sem documentos. Desesperada sem saber o que fazer, se jogou da ponte com sua bebê no colo. Mas foi resgatada. O livro termina com o bombeiro fazendo respiração boca a boca na bebê dela.

Esse livro é de fundamental importância para o leitor compreender os sentimentos da vítima de estupro que, muitas vezes, não recebe acolhimento e ajuda, mas recebe julgamentos e condenações de quem deveria ajudar. Infelizmente, acontecimentos semelhantes a esse citado no livro Nadando Contra a Morte, ocorrem por todo o Brasil e mundo afora, precisamos ter empatia com as vítimas desse crime.

Ana Carolina 25/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Hoje de manhã, uma amiga que coordena a biblioteca do meu colégio indicou-me o livro "Nadando contra a morte", que ganhou o Prêmio Jabuti 1998 como Melhor Livro Juvenil.
É uma leitura breve, de 90 páginas, e conta sobre uma empregada doméstica de 14 anos que, após o nascimento de sua filha, a patroa obriga-a a entregar a criança para adoção. Em sofrimento e buscando uma solução para o problema, ela comete uma tentativa de suicídio, ao pular de uma ponte com a menina.
Cada capítulo é uma parte do depoimento de pessoas que assistiram a cena e de alguma forma estão relacionadas com o desenrolar da história. Com uma narrativa simples e coloquial, percebemos as vidas que se entrelaçam por coincidências e pequenos acontecimentos, aparentemente insignificantes, mas que ao final, encontram-se e têm em suas mãos o destino de duas vidas.
Apesar do nome e da situação angustiante, não é um livro sobre a morte. É uma trama sobre o tênue fio da vida e o motivo, indecifrável (porém não menos valioso), de estarmos aqui.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/02/nadando-contra-morte-lourenco-cazarre.html

Nat 28/08/2016

O nadador esta de carro com sua mãe passando pela estrada que acompanha o rio. Do nada, ele dá um grito e mal a mãe freia, ele corre direto pra água, tirando a roupa no caminho. Quando viu a mocinha sentar na beira da ponte e se atirar de lá, ele não pensou em mais nada além de se jogar na água e salvar a menina que estava segurando uma boneca. Quanto mais ele chega perto, mais ele se dá conta de que não é uma boneca e sim uma criança que a mocinha carrega e tenta manter a todo custo fora da água. Lá perto, um rapaz no caiaque ruma para eles para ajudar, enquanto na beira do rio um mendigo e a mãe do nadador esperam. Na ponte, todo mundo vê o que acontece até a chegada da lancha com os bombeiros.

Eu não achava nenhum livro que correspondesse a esse tema que eu já não tivesse livro ou que a história não me parecesse tão chata. Então, quando achei esse na biblioteca onde trabalho, não perdi tempo. Vi logo se dava pra encaixar em algum tema. Leitura rápida, levei quinze minutos e gostei muito. A linguagem é bem simples e a história é contada do ponto de vista de vários personagens, o que é bem legal porque apresenta várias perspectivas. Eu só me confundi quando achei que era uma reportagem de verdade transformada em livro. Vencedor do prêmio Jabuti em 1998, vale a pena.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/08/nadando-contra-morte-lourenco-cazarre.html