O Trauma Do Nascimento

O Trauma Do Nascimento Otto Rank

Resenhas - O Trauma Do Nascimento

Cesinha 12/06/2021

O heroi a meio caminho entre Freud e Jung
Instigado pelas referências feitas constantemente pelo Flavio Gikovate e por Ernest Becker no livro "A Negação da Morte", finalmente li Otto Rank. Fiquei fascinado com a hipótese da angústia fundamental como o trauma do nascimento, identificando o parto com a saída do Paraíso e nossa jornada heroica como a busca pelo retorno a esse passado idílico. É muito instigante ler esse tema, tão presente em Jung, na interpretação psicanalítica freudiana (libido como sexualidade, sim!). Em contrapartida, o que me incomodou foi a excessiva confiança em suas hipóteses, na verdade nem como hipóteses elas são apresentadas, mas como resultados e certezas. Porém essa excessiva veemência já é alertada pelo editor na Nota Preliminar.
Jenifer.Marques 10/01/2022minha estante
Olá, cesinha. Não é incomum os autores apresentarem como certeza acabadas suas descobertas. Reich também faz isso em alguns pontos de sua obra de modo que não condiz a certeza da descoberta com a própria narrativa sobre a descoberta. De todo modo, penso que essas inconsistências assinalam acima de tudo uma certa honestidade com o leitor, afinal se fosse um convencimento a todo custo (ou até predatório) o leitor, talvez, não fosse capaz de percebê-los e exercer, assim, seu senso crítico com filtro (tão necessário ao crescimento intelectual). No mais, que todos leiam bastante e assim como você ( e eu) sejam atentos.