Holandeses

Holandeses André Toral

Resenhas -

Ricardo.Barroso 06/09/2022

Uma aula de história em formato de ficção
Mais um belo trabalho do André Toral, dessa vez contando uma história, não tão fictícia, de judeus holandeses morando no Brasil colonial. Nessa HQ aprendemos muito sobre como foi esse tempo da colonização, em que conviviam no nordeste brasileiro diferentes nacionalidades, religiões e etnias. A arte não é tão dinâmica para uma HQ e pode ser monótono em alguns pontos, mas o roteiro é bem feito.

meandros 18/11/2021

A História e a história
Uma folheada inicial em Holandeses, de André Toral, dá a impressão de que se trata da narração de uma história fictícia que se passa em um recorte da História do Brasil (século XVII, durante as invasões holandesas) que nos permitirá entender melhor esta época. É verdade, o livro é isto mesmo. A base histórica é riquíssima, mas o livro peca um pouco por não conseguir envolver o leitor e a leitora em sua trama narrativa.

Conta a história de dois irmãos gêmeos judeus portugueses, Castor e Esaú, que viviam em Portugal e imigraram para o Brasil para fazerem negócios. Um deles artista (que trabalhava no ateliê de Rembrandt) e outro comerciante, acabam se entrelaçando com o cotidiano brasileiro e eventos históricos, principalmente conflitos armados. O forte do livro é justamente o embasamento histórico, com eventos e detalhes que são supreendentes a respeito das colônias portuguesas no Brasil e na África, da comunidade judaica e da própria Holanda na época. A obra inclusive conta com alguns textos explicativos e cronologias dos eventos históricos e da biografia ficcional dos personagens principais, além de referências bibliográficas.

O desenho é bonito, com um traço solto e cores aquareladas. A edição em capa dura da Veneta também é muito bem cuidada. A narrativa, no entanto, ao contrário da arte visual, é bastante estanque, sem desenvolver com profundidade características dos personagens ou sem criar tensões e situações que conseguissem criar maior proximidade com o desenrolar da história. Situações importantes acontecem e se resolvem muito rápido e o impacto nos personagens e no decorrer da história deixa de ser explorado.

Assim, é uma História em Quadrinhos excelente em relação à História, com bases acadêmicas inquestionáveis, mas que deixa a desejar em relação à história (ou estória, como se grafava antigamente). Em todo caso, o saldo é bem positivo.

Márcia 08/10/2021

Muito bom!
A história da dominação holandesa no nordeste do Brasil contada do ponto de vista de dois irmãos holandeses sefardistas de origem portuguesa.