A Gruta Gorgônea

A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

carvalho73 02/08/2022

Ainda nada muito novo
Introdução de personagens, mais brigas com Olaf e sua trupe... Mas só aparecem mais mistérios ao invés de resolverem os que já existem. Já tô ficando impaciente kkkkkk

Vanessa 30/07/2022

Será que finalmente a sorte dos Baudelaire irá mudar? Parece difícil de acreditar. Nós aproximamos do fim das séries de desventuras.

Vinijgc12 22/07/2022

melhor que o anterior, tô adorando a maneira como a história tá chegando ao fim sem deixar pontas soltas. Ansioso pra o próximo

Naiana 22/07/2022

"Aquele ou aquela que vacila está perdido!"
A irreverência de Lemony Snicket, seu jeito muitas vezes nonsense de escrever e descrever situações é o que prende o leitor por 11 volumes de suas Desventuras em Série. Se eu gostei de ler esse livro até aqui? Muito, mas me vi achando esse volume um pouco cansativo e maçante.

Por um lado creio que essa visão pode ter vindo por ter dado a louca e lido um volume atrás do outro como se estivesse em uma casa em chamas e precisasse saber tudo antes do incêndio chegar onde eu estava, essa é a pior forma de ler um livro, eu já tinha aprendido isso, principalmente em uma série longa como essa, mas não consegui me segurar dessa vez, foram muitos anos querendo ler as estórias dos irmãos Baudelaire, e a ansiedade tomou conta de mim.

Por outro lado há a introdução de novos e velhos personagens, alguns que eu achei bem chatinhos e um comportamento novo do conde Olaf e sua trupe bem irritante, que não ajudou a manter o fascínio que até então reinava, além das inúmeras perguntas ainda sem respostas (tá, algumas foram esclarecidas aqui, mas poucas) e muitas novas no bolo.

Mas ainda assim a estória contada por Lemony Snicket tem seus fascínios, a tirada de comparar esta estória com o ciclo das águas eu adorei, é mais uma maneira dele tentar te fazer desistir da leitura, mas que para mim deixou muito mais interessante e irreverente, o que é uma característica da narrativa dele.

Ver a evolução dos irmãos Baudelaire é outro fator para não desistir de ler essas estórias, como eles crescem a cada desventura de suas vidas e amadurecem, não são mais as crianças inocentes que eram quando perderam seus pais, e cada vez mais percebem que o mundo vive em uma linha tênue entre o bem e o mal, onde uma "pessoa boa" pode fazer algo de ruim e uma "pessoa má" pode fazer algo de bom, ser vilão e mocinho é cada vez mais difícil de definir para eles, que mais e mais vezes se viram na posição de acabar fazendo algo duvidoso para sobreviver ou manter a salvo àqueles a quem se importavam, tudo depende de como você vê as coisas...

Um pouquinho da trama: Violet, Klaus e Sunny vão parar no submarino do Capitão Andarré após descerem o Arroio dos Namorados e se separarem do Quigley. A expectativa dos jovens é ir para o último lugar seguro avisar aos voluntários que Olaf e sua trupe desejam destruir seu último refúgio e a organização C.S.C., mas encontram ali uma nova missão em busca do açucareiro e uma possibilidade de ter respostas a suas dúvidas e uma nova família. Entretanto, onde os Baudelaire estão, Olaf não está muito longe e claro, muitas desventuras em suas vidas.

Aventura, romance, drama e humor nunca faltam por aqui e dessa vez muitos bordões, risadas vilanescas e frases memoráveis sobre como é a vida, e claro referências a personalidades da vida real em todo lugar, seja de modo explícito ou disfarçados no texto.
Marinho 22/07/2022minha estante
Quando eu li essa série, também foi nesse ritmo frenético de devorar a história como se não houvesse amanhã. Infelizmente, isso acaba trazendo um certo cansaço, pois, a esta altura, a narrativa de Snicket já não traz grandes surpresas. Ainda assim, é uma sensação de grande recompensa chegar ao fim e acompanhar toda a jornada "azarada" dos Baudelaire.

Naiana 22/07/2022minha estante
Sim, eu sinto que se tivesse lido com outras leituras intercalando, teria aproveitado muito mais esse finalzinho, mas futuramente pretendo reler eles com mais calma, tem muita coisa que acho que deixei passar nessa leitura atual e uma releitura será de grande proveito.

Larys 02/07/2022

Finalmente o fim está próximo
Confesso que estou numa ressaca literária enorme que o Escorregador de Gelo me causou. A saga está se tornando um pouco cansativa para mim, mas esse livro é bem melhor que o anterior. Feliz por estar perto de vermos se os Baudelaire terão enfim paz.

Nica.Yonamine 16/06/2022

pior livro da saga?
mn, o livro é mt bom, juro, leiam, mas o plot deixa a desejar? cara os personagens sao mt chatos, enfim. leiam ora completar a serie, mas n é mt bom

Jéssica 14/06/2022

Mais um livro top dessa série e que deixa a gente mais intrigada e com vontade de continuar lendo a continuação, sempre um gosto de quero mais como sempre, além de mostrar mais mistérios envolvidos na vida dos órfãos.

amy 21/05/2022

Desventuras em série
Nao tenho muito o que falar.. é legal, foi um pouco diferente do que eu achava que seria mas a história é legal, por mais de eu ter muita preguiça pra terminar de ler, ate onde eu li a única coisa que eu não gostei muito é que eu achei muita enrolação, não passava nunca da mesma parte. Fora isso, eu acho uma obra de arte mesmo! Desventuras em série é uma das minhas séries favoritas então é como ter uma relíquia de uma das suas coisas favoritas.

ana flavia 18/05/2022

Gostei dos novos personage e da ambientação do livro, mas a esse ponto a história já se repetiu muitas vszes, ficando cansativo. Estou continuando a série só porque já está perto do fim.

Gabyy_M 15/05/2022

Bom, mas nada demais
Foi legal, a história está boa e continua evoluindo bastante, mas não foi nada incrível ou maravilhoso.