Novas Cartas Portuguesas

Novas Cartas Portuguesas Várias

Resenhas - Novas Cartas Portuguesas

herbert.goncalves 17/03/2021

fantástico!!!
me impactou muito. foda demais, não me lembro de ter lido um livro (ah vá) português tão bom como esse. uma obra que se tem de ler. ponto.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Autoria: MARIA ISABEL BARRENO, MARIA TERESA HORTA, MARIA VELHO DA COSTA
País: Portugal
Páginas: 352
Editora Todavia – SP - 2024
Gênero: Romance, Feminismo, Ficção Contemporânea.
Avaliação: 4/5
Início da Leitura: 18/04//2024 Término da leitura: 23/04/2024

Autoras
Conhecidas como as três Marias são escritoras, poetas, ensaístas. Todas nasceram em Lisboa – Portugal.

Sobre o livro
1. O livro tem um formato bem diferenciado do que já vi até agora.
2. É um conjunto de cartas, poemas, Comentários sobre a condição feminina e em alguns episódios faz referência ao livrinho “Cartas Portuguesas” de Mariana Alcoforado escrito lá em 1650. Há nele cartas respondendo ao encantador Noel Bouton.
3. Novas Cartas Portuguesas ao ser lançado em 1972 provocou um clima de revolta aos espíritos mais conservadores na Europa levando suas autoras a responderem processos judiciais, pois o conteúdo do livro discute temas como o aborto, anticoncepcionais, independência financeira e autonomia feminina quando a sociedade da época prescrevia que o sentir da mulher só poderia ser igual ao sentir do homem se este permitisse.
4. Desse modo, por contrariar o pensamento vigente o livro foi condenado ao esquecimento e ainda na atualidade é um poço de polêmicas.
5. Eu gostei imensamente. Não é um livro fácil, pois não identificamos as vozes contidas nele. Aliás, essa foi a proposta para a sua construção. Que o texto fosse tão diversificado e diferenciado que ninguém saberia a autoria exatamente.
6. Valeu demais a experiência da leitura.

Marcos Faria 08/07/2015

Dica sensacional da Rhea, minha colega de Taverna do Fim do Mundo. A primeira coisa a se dizer de NCP é que o livro rejeita qualquer tentativa de classificação. É um romance epistolar, mas também é poesia, é manifesto político, é ensaio social. Acima de tudo, é experimentação na veia. As três Marias criaram uma obra que destila coragem em todos os níveis – político, pessoal, estético. talvez seja essa a sua maior qualidade (dentre muitas outras): da mesma forma que dinamitaram as divisões entre gêneros, os conceitos de autoria ou a própria noção do tempo, as autoras derrubaram todas as paredes entre teoria, discurso e prática.

site: https://registrosdeleitura.wordpress.com/2015/07/05/novas-cartas-portuguesas/

Inês Montenegro 12/02/2019

"O conjunto de cartas, poemas, contos e monólogos são um coro de uma miríade de realides, não ‘apenas’ das autoras, mas também de todas as que fazem representar, notável não apenas pelas histórias e perspectivas, como também pelo reflexo que se encontra no vocabulário e ortografia. Trabalhando também a guerra e o colonialismo, a mulher é a temática principal, levantando-se questionamentos, avaliando-se papéis, lançando ao leitor o perturbante desafio da desconstrução do que o rodeia: ‘Pai’ é simultaneamente um murro no estômago e um dos melhores contos que já tive oportunidade de ler. O porquê não irei desenvolver por se tratar também do tipo de leitura em que o mínimo conhecimento prévio poderá enfraquecer o seu efeito. (...)"

Resenha completa em:

site: booktalesblog.wordpress.com/2019/02/12/novas-cartas-portuguesas-maria-isabel-barreno-maria-teresa-horta-maria-velho-da-costa/