A Casa de Thendara

A Casa de Thendara Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Casa de Thendara

Leitora Viciada 23/03/2009

Dica de leitura de uma fã de Darkover
Aconselho a ler esses três livros na seguinte ordem: 'A Corrente Partida', 'A Casa de Thendara' e 'Cidade da Magia'.
Pois se tratam dos mesmos personagens, embora não haja problema algum não seguí-la.
Jhú 16/08/2021minha estante
Bom, o certo seria seguir a ordem de leitura da escritora e não a ordem cronológica. Que praticamente ignorei e foi o meu fim. Tive péssimas leitura na metade da saga. Parecia que era escrito por uma outra pessoal qualquer. Tenho pesadelos desde então.

Gaius 19/04/2010

Magda e Jaelle
"A Casa de Thendara" é um livro muito bom, o primeiro da série Darkover que faz uma ligação direta entre outros dois livros - "A Corrente partida" e "Cidade da Magia". Fica muito mais harmonioso se puder ser lido entre esses dois, pois os personagens são os mesmos, e as histórias são continuações, especialmente em se tratando das protagonistas Magda e Jaelle.
Magda vai crescendo paulatinamente na trama construida por Bradley, de terráquea ela passa para Darkovana até se transformar em Renunciante, embora essas definições não sejam bem delineadas para a própria personagem e até por isso suas convicções volta e meia sofrem um abalo na trama.
Jaelle é o bichinho darkovano que vai parar em meio ao QG terráqueo, é o mesmo que pegar uma mulher do Império Romano e colocá-la em nossos dias aqui na Terra. Jaelle sofre, se apaixona, se desilude, trai seus instintos de guerreira, fica grávida, quase morre, mas sobrevive até o final para contar a história.
Magda e Jaelle são os pontos fortes do livro, as duas pontas de uma mesma corda, e as duas personagens "seguram" a história do início ao fim, os outros personagens: Peter, Cholayna, Rohana, Montray, se não tem a mesma eficiência e desenvoltura na trama também não chegam a atrapalhar.
A única ressalva: o final; não é belo e também não chega a ser totalmene ruim, mas abre uma imensa lacuna para o próximo livro, coisas de La Bradley.

Paola 22/07/2010

Marion tem o talento de fazer seus personagens muito vívidos. As duas personagens principais sãi muito reais e envolventes, assim como seu relacionamento. Adorei toda a parte da Guilda, como aquelas mulheres lidam com a condição de ser mulher.

Tauan 23/09/2015

Neste romance (que se inicia logo após o final de A Corrente Partida) Marion Zimmer Bradley volta a um tema recorrente em sua obra, o papel das mulheres em qualquer mundo: passado, presente ou futuro. Mas neste, ela retrata também o choque de duas culturas bastante diferentes, uma de ostensivo predomínio masculino, outra aparentemente igualitária.
A terráquea Magdalen Lorne (Magda para os terráqueos e Margali para os darkovanos) vai para a Casa de Thendara, a sede da Guilda das Amazonas Livres; enquanto Jaelle n'ha Melora, uma amazona livre, vai para Quartel General do Império Terráqueo em Darkover.
Magda e Jaelle se tornaram amigas depois de enfrentarem perigos terríveis em Darkover, um planeta cercado de mistério, que fora colonizado a séculos, pelos passageiros e tripulantes de uma nave da Terra, que se extraviou após sofrer avarias, desviando-se de sua rota original.
Para Magda, o choque é a descoberta da luta das mulheres numa sociedade que lhes impõe todas as restrições e um papel secundário, a perspectiva da consideração do amor entre mulheres como uma coisa natural e o despertar de seu laran, o poder psíquico que existe em Darkover
Para Jaelle, o choque é o contato com uma sociedade altamente tecnológica, em que a mulher conquistou a igualdade, mas na qual ainda persiste o desejo do homem de dominá-la.
Tudo se passa entre as intrigas do Comyn, a aristocracia que domina a sociedade darkovana, e dos alto representantes do Império, empenhados em fazer com que o planeta se conforme a suas normas e aceite uma plena integração.
O choque cultural é inevitável, estando em foco as profundas questões relativas ao amor e casamento, as relações entre homem e mulher, justiça e injustiça.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

Rafa - @espaco_dos_livros 27/09/2016

Excelente
Um dos meus preferidos da série até agora, Marion consegue trazer todas as angústias e dúvidas das mulheres neste livro, nos fazendo questionar muitas coisas que nos é imposto.
Super envolvente a história quebrando vários tabus da sociedade. Excelente

Luiza 08/03/2021

Maravilhoso
Livro fantástico, conta os detalhes do cotidiano das mulheres 'Amazonas Livres' em Darkover, e o contato com os terráqueos, sempre pela perspectiva das mulheres. Há algumas coisas forçadas, mas em suma, não tira o grande valor da obra - de ser ler rápido até demais, mesmo tendo mais de 400 páginas, por tanto que envolve a história de Magda, Jaelle, Camilla e tantas outras