Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

Andriane 23/01/2022

Bom livro!
A leitura é super fluída e acredito que seja uma boa maneira de tratar o assunto da transexualidade para adolescentes, pois para o público adulto o enredo acaba ficando um pouco desinteressante em alguns momentos. No geral é um bom livro, porém senti falta de um desenvolvimento mais detalhado no final.

Natalia Livia 23/01/2022

Legal
Estava esperando o encontro do clube do livro para fazer a resenha kkkkkkk
Olha, eu achei o livro bom!
Tem várias falhas e tal. Não consegui me apegar muito aos personagens. Tinha gente que aparecia do nada, aí sumia do nada também.
Mas é legal.

Mikaella21 15/08/2023

Esperava mais
É um bom livro? porém muito clichê e sinto que a abordagem poderia ter ido maia a fundo ! Mas foi legal a leitura

Lavínia Frazão 02/04/2022

Apenas uma garota
Esse foi meu primeiro livro que li escrito por uma pessoa trans e o primeiro que aborda a história de uma pessoa trans tbm. Foi uma leitura rápida, e difícil. Mas não por causa da escrita, mas por causa dos vários momentos que Amanda, a protagonista, passou, e os momentos mais dolorosos foram os flashbacks da infância/adolescência dela. Eu como mãe, me vi a todo momento me questionando sobre o que eu faria na situação dos pais, mais especificamente da mãe dela. E a única certeza que sei é que não faria diferença em relação ao amor que tenho por meu filho, mas sei que viveria mais apreensiva do que já vivo, quando penso no quão cruel o mundo é com algumas pessoas, mas eu sei que apoiaria ele em todos os momentos.
Quis por diversas vezes abraçar a Amanda e dizer que ela merecia o mundo e o que há de melhor nele, quis socar cada imbecil, cada preconceituoso do livro, e acima de tudo queria ver muito mais da história dela.
Amei o livro, apesar de ter chorado a leitura inteira. Se a autora escrevesse uma continuação da história da Amanda eu aguardaria ansiosa para ler.
Sempre releio os livros que gosto, mas não sei se eu teria coração para reler esse, apesar do final agradável que teve. Ah, e detalhe, ela tem o melhor grupo de amigas que uma garota pode desejar. ??

leplusem 18/08/2023

Sensível
Amanda me conquistou desde o primeiro capítulo, e ela com certeza merecia não passar por aquilo nunca mais

O que me conforta é que talvez ela tenha finalmente seu final feliz, mas queria muito saber mais sobre o depois ?

Enfim, o tema foi abordado de forma sensível, mas acho que faltou mais o "encher linguiça", as coisas aconteceram muito rápido e às vezes eu tinha que parar e ler de volta pq não entendia como que os personagens apareceram em outro cenário do nada

No mais, gostei bastante, quase foi um 5?

Francisco 07/07/2017

Um livro sobre representatividade Trans
No final do livro tem uma carta da autora direcionado a pessoa cis. Não vou reproduzi-la para não gerar ao spoiler, mas em outras palavras ela relata algumas mudanças providenciais que ela teve de fazer, entre ficção e realidade, com objetivo de fazer a história andar. Porque se a vida da Amanda a protagonista dessa história foi dificil. Imagine a de uma pessoa Trans na vida real. É um livro sobre criar empatia por meio do conhecimento. Mesmo que a autora diga que ela tinha objetivo contar uma história, não educar. Num mundo onde o conhecimento é escasso, histórias como essas se tornam pontes para a nossa saída da ignorância rumo ao respeito e tolerância. Mais Amor...

JAlia.Lodea 12/05/2020

Apenas uma garota
O livro foi, inicialmente, surpreendente para mim. Ganhei de presente e não sabia sobre o que se tratava a história... Então quando li a sinopse, me despertou uma enorme curiosidade e interesse, para um tema que eu nunca tinha explorado antes.

É muito bem escrito, me senti na pele da personagem o tempo todo, os acontecimentos são muito impactantes... E deixa um "gostinho de quero mais" no final.

Nicole Longhi 18/06/2020

Apenas uma garota é o primeiro romance escrito por Meredith Russo e é baseado parcialmente em suas experiências como uma mulher trans. Na trama iremos conhecer Amanda Hardy, uma adolescente trans que vivia com sua mãe, mas após um evento traumático ocorrido em sua cidade ela se vê obrigada a mudar sua vida toda quando vai morar com o pai que não fala há anos em outra cidade.

Essa é a chance perfeita para recomeçar em um lugar novo, sem que ninguém conheça o seu passado e o fato de quem um dia já foi um garoto. Assim Amanda faz novas amizades e conhece Grant, que desperta um sentimento que ela sempre tentou evitar. Mas conforme vão se aproximando ela não consegue impedir de se apaixonar, e se sente impelida a contar a verdade mas morre de medo de como os outros irão reagir.

A trama é uma leitura Young Adult bem simples mas que nos trazem muito aprendizados. Cada um tem o direito de ser feliz da sua maneira e da sua vontade, e essa é Amanda sendo apenas uma garota que gosta de livros, quadrinhos, videos games. Quem um dia ela foi não faz diferença para o futuro que ela escolheu e os outros não tem direito nenhum de cobrarem sua escolha. Com Amanda também iremos aprender sobre a autoaceitação, e vamos junto com ela descobrindo suas dificuldades e dúvidas em descobrir-se como uma garota trans e como ela foi percebendo isso através dos anos.

Resenha Completa em She is a bookaholic

site: https://www.sheisabookaholic.com/2020/06/resenha-apenas-uma-garota-meredith-russo.html

Inglethe 05/07/2020

Apenas uma garota
É uma história sobre uma garota trans escrita por uma mulher trans, Amanda morava com a mãe, sendo que ocorre um episódio que a deixou traumatizada, e foi aí que a mãe dela decidiu que seria melhor ela morar com o pai em outra cidade, o que foi muito bom por sinal, pois melhorou a relação dela com o pai. Ela conhece o Grant e rapidamente eles vão ficando muito próximos, porém ela tem um segredo que tem medo de contar, ela esconde que era um menino ?seu passado não impede que você tenha um futuro?.

Biaap10 28/02/2022

Muitos gatilhos
Eu simplesmente amei esse livro e só não dei 5 estrelas porque não senti aquele negócio que um livro 5 estrelas te faz sentir, mas esse livro realmente não tem defeitos.
A história não deixa nada a desejar (exceto o final, que deixa uma parte pra sua imaginação). Eu já tinha lido um livro antes com o protagonista trans, mas o tema principal não era isso, era a parte da fantasia e tudo mais. Nesse livro, achei interessante que o assunto principal era realmente esse.
Gostei muito de saber sobre a transição da Amanda, sobre a aceitação dela e das pessoas importantes pra ela e como ela foi evoluindo. Adorei poder acompanhar os pensamentos dela sobre isso e ver de perto como uma pessoa trans sofre com o preconceito da sociedade, porque é uma coisa que não faz parte da minha bolha e eu não tinha ideia.
Eu curti muito o romance, mas não queria que eles ficassem juntos. Acho que a Amanda merece encontrar alguém melhor pra ela.
Sobre as amizades, não tenho do que reclamar. As amigas dela são simplesmente perfeitas e amo muito a relação delas. Só acho que, em relação a Bee, foi uma grande perda.
Super recomendo esse livro, mas quem for ler deve estar ciente que contém gatilhos sobre vários assuntos pesados.

Pedro 15/09/2019

Amanda Hardy é uma linda, jovem e garota trans. Após alguns momentos turbulentos que viveu na sua cidade de Smyrna, em Atlanta, ela precisou ir morar com o pai, num lugar em que não conhecia ninguém. Era a chance de tentar se reerguer e buscar viver uma vida em paz, tentando ser ela mesma. Ser apenas uma garota comum.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2019/09/resenha-apenas-uma-garota-meredith-russo.html