O grande livro dos heróis da Bíblia

O grande livro dos heróis da Bíblia Richard Thomas...

Resenhas -

Paloma.Cristina 05/02/2020

Bíblia em HQ
Uma linguagem moderna , muito fácil e que trás toda essência e ensinando bíblico.

z..... 05/05/2017

Uma de minhas aquisições esse ano no Barco da Bíblia, que anualmente vem à Macapá e navega pela Amazônia oportunizando o acesso às Escrituras Sagradas e correlatos editados pela SBB. Tenho vontade grande de acompanhá-los um dia, ainda que em curto trajeto...
A obra foi grata surpresa, pois imaginava quadrinização de algumas personagens selecionadas e em percepção infantil (o que a capa me sugeria, logo que bati olho). Qual o quê! É mais uma HQ que faz um passeio de Gênesis à Apocalipse. Claro, de forma sucinta (principalmente na parte do Novo Testamento).

O Antigo Testamento foi ilustrado por Siku e deve ter sido um desafio grande para ele, pois já havia feito algo similar com "A Bíblia em Mangá". Dei uma comparada e são obras diferenciadas. Dessa vez a arte é colorizada e o roteiro tem identidade criativa com a associação de personagens à atributos pelos quais são lembrados. Por exemplo: Homem-Terra, Homem-Dilúvio, Homem-Água, Homem-Fé, Juiz-Cabeleira, Rainha-Estrela, etc e tal, que não vou dizer quem eram. Mas também fiquei encafifado em alguns momentos, como o porquê de Raabe ser chamada de Mulher-Escarlate (Mulher-Escarlate? Oxe! Alguma coisa na origem do nome? Era ruiva? Conotação com sua localidade? Ah, sim... Para expressar que era mulher do distrito da luz vermelha... sacou, aí?). Bom, gostei dessas caracterizações diferenciadas. Instigou a imaginação.
O texto é econômico e me deu a sensação de estar ouvindo um contador de histórias espetaculoso na sua forma de apresentação.

Já o Novo Testamento trouxe a arte de Jeff Anderson, que se opõe à de Siku. A primeira é vigorosa nos traços, bastante angulosos e rústicos, e a segunda tem suavidade grande em formas e cores, em um estilo mais realista. Olha! Não sei se mudaram também o roteirista nessa parte, mas notam-se diálogos extensos, deixando a história fluir mais por eles que pela imagem em si. Resultado: um pouco cansativa com o montão de balões recortando as belas ilustrações.

Mais uma para minha coleção de HQs bíblicas e, mesmo com poréns, fiquei feliz com a leitura, por despertar a curiosidade, trazer visões inovadoras, divertir e ilustrar um pouco mais a percepção das Sagradas Escrituras.
Gostei e, independente de qualquer outro parecer em coisas que não consegui enxergar, é preciosa em minha biblioteca, na leitura e ponto final.