Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos Project Management Institute

Resenhas - Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

Tiago.Guedes 03/05/2024

Jornada através do Guia PMBOK 7ª Edição
Como profissional, embarquei na leitura da 7ª edição do Guia PMBOK com grande expectativa. Desde as primeiras páginas, me deparei com uma estrutura inovadora e um conteúdo aprimorado, que me proporcionaram uma experiência de aprendizado enriquecedora e transformadora.
A nova organização em domínios de desempenho me permitiu visualizar o gerenciamento de projetos de forma mais holística e estratégica. Cada domínio, composto por diversas áreas de conhecimento interligadas, me ofereceu uma visão abrangente dos desafios e oportunidades presentes em diferentes fases e contextos dos projetos.
Fiquei particularmente impressionado com a ênfase em princípios que norteiam as boas práticas em gerenciamento de projetos. Esses princípios, como Administração, Foco nas Pessoas, Adaptabilidade e Resiliência, servem como bússola para tomar decisões assertivas e navegar pelas complexidades do mundo dos projetos.
Outro destaque da obra reside na valorização da personalização e do adaptação. O Guia PMBOK reconhece que nem todo projeto se encaixa perfeitamente em um modelo pré-definido. Essa flexibilidade me permitiu extrair as melhores práticas e adaptá-las à realidade dos meus projetos, otimizando resultados e maximizando o sucesso.
Ao longo da leitura, me senti engajado por diversos recursos que facilitam a compreensão e a aplicação do conhecimento. As ilustrações, tabelas e exemplos práticos me proporcionaram uma experiência de aprendizado dinâmica e visualmente atraente.
A linguagem utilizada no Guia PMBOK 7ª Edição também merece aplausos. O texto é claro, conciso e acessível, mesmo para aqueles com pouca experiência em gerenciamento de projetos. Essa clareza facilita a assimilação dos conceitos e torna a obra uma referência valiosa para profissionais de todos os níveis de conhecimento.

Juliano Freitas 12/10/2012

Resenha Rápida...
Basicamente, a bíblia do gerenciamento de projetos. Livro oficial do PMI, base para a realização do exame PMP. Organiza o gerenciamento de projeto matricialmente, considerando os 5 grupos de processo, as 9 áreas de conhecimento e sua relação entre si, constituindo os 42 processos gerais.

Grupos de Processo

6. Recursos Humanos
7. Comunicação
8. Riscos
9. Aquisições

A gestão de cada área de conhecimento é organizada em processos, que são descritos em função de suas entradas, ferramentas/técnicas e saídas. Naturalmente, há uma relação natural entre os processos, nas quais deve-se entender que a entrada de um normalmente vem da saída de outro. Naturalmente, verifica-se também uma forte dependência do tipo de organização e de seus ativos, políticas e cultura influenciando os processos dentro de um projeto.

Maick 24/03/2023minha estante
Preciso ler esse livro ! ??

Barbara 01/05/2020

A bíblia da gestão de projetos
Livro complexo, repetitivo e um pouco chato para ler, mas imprescindível para quem pretende tirar a certificação PMP.
Fui lendo junto com o livro preparatório da Rita Mulcahy o que facilitou bastante o entendimento e aplicação prática das ferramentas.

Kau 27/01/2024

Livro bem prático, didático e com linguagem acessível. É muito bom se está iniciando no assunto, assim como eu.

Way 18/10/2020

Um guia completo para o gerenciamento de projetos
Um guia completo para o gerenciamento de projetos mas é uma leitura cansativa

Paulo.Enrique 22/02/2022

Um Guia? Uma bíblia? Ou talvez ambos?
O material é extremamente denso para um universo extremamente vasto. Trabalhar com projetos é uma arte, principalmente para nós que vivemos em uma sociedade imediatista. Incrível como existe ferramentas para tudo em diversas fases porém vai exigir muito comprometimento e engajamento dos envolvidos