Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

andrealog 14/08/2021

Corajoso
Um relato corajoso de um jovem repórter tentando entender quem são os pais em sua juventude e a busca pela verdade distratos de um período sombrio e das feridas ainda abertas da ditadura militar brasileira

joaoaranha 08/08/2021

Ótima Saga. Necessária Rememória.
Terminei de ler, num domingo de manhã, "Em nome dos pais", de Matheus Leitão, pela Intrínseca, em que conta a saga do jornalista para entender e esclarecer a saga de tortura e violência que seus pais (Miriam Leitão e Marcelo Netto), além de vários outros militantes do Partido Comunista do Brasil no Espírito Santo, sofreram pelas mãos da ditadura militar no Brasil.

A história é contada de forma que nos leva a mergulhar nela com muita facilidade. Ao mesmo tempo, nos presta um serviço extremamente importante, de pôr à tona essas histórias, de várias que aconteceram nesse período tão nefasto de nossa história - mas que não deve ser esquecido jamais, para que nunca mais volte.

Em tempos onde temos uma ruptura da democracia acontecendo aos nosso olhos (com quem está no poder), histórias como essa se fazem cada vez mais importantes. Leitura muito boa e muito reflexiva.

Recomendado.

Noemy.Nayara 27/07/2021

O livro é narrado em uma linguagem clara, contando fatos históricos de maneira muito envolvente.

Matheus nos conta a história não apenas dos seus pais, mas parte da história do Brasil.

A narrativa nos é apresentada assim como foi ao autor, portanto, é intercalada entre o passado e o presente.

Deixando várias perguntas sobre os acontecimentos da ditadura, e curiosidades sobre o desfecho da história.

Como ele irá descobrir os responsáveis por condenar e torturar seus pais na prisão.

As descrições das torturas que eles sofreram são terríveis e de partir o coração.

Em pensar que nosso país passou por tantos horrores e não falamos disso o suficiente para ainda ter pessoas defendendo o regime militar.

O interessante é que durante o livro você pode ir pesquisando sobre os fatos e tendo ainda mais conhecimento.

ericahmachaddo 18/07/2021

Necessário
É um livro pesado apesar da escrita ser fácil. Livro extremamente necessário. "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí-lo".

GreiceLague 10/07/2021

Senti a necessidade de fazer seguidas pausas durante a leitura, os relatos de torturas e agressões psicológicas foram demasiadas intensas ao meu ver. Um livro extremamente necessário, cheio de fatos históricos e pontuações interessantes do autor que me fez analisar não só a ditadura militar mas também no meu íntimo pessoal.

Rodrigo.Yugi 26/06/2021

Em busca de um passado
O autor corre em busca de resgatar um passado doloroso para ele e para sua família. Um relator honesto e tocante.

Kammler 10/05/2021

Uma face da história
Matheus Leitão se propõe a contar a versão dos fatos vividos pelos presos políticos da ditadura, mais específicamente seus pais. Como toda história, mostra uma das verdades, sendo que o livro em si mostra a faceta da esquerda e as incertezas, injustiças e punições vividas por quem esteve envolvido com o partido comunista ao fim da década de 1960 e início da década de 1970.

O relato muitas vezes íntimo me provocou inúmeras sensações: dor, lágrimas... um texto com caráter auto jornalístico que representa muito bem uma busca incansável de um filho apaixonado pelos pais.

O final me doeu intensamente. É o fim de uma história que não acabou, que nunca foi terminada. Ficou como ferida aberta pra mim, da mesma maneira que deve ter ficado em Miriam, Marcelo e Matheus.

Não é um dos livros que eu considero ?indispensável? na vida de alguém, mas definitivamente um livro que eu recomendo. É uma história real, intensa e com muitos aprendizados.

É uma visão majoritariamente esquerdista sobre o regime militar, mas uma visão necessária. Aos curiosos sobre o tema: deixo minha indicação. Leiam o livro de ?Mateus? Leitão

Marcus.Dionizio 04/05/2021

Revoltante
"quando não expurgamos violações de direitos humanos, um ex-militar acusado de ter estuprado uma presa política indefesa durante a ditadura pode levantar a dúvida de que ela mentiu. Isso em sua casa de praia, sem nunca ter enfrentado um julgamento."

Narrado em primeira pessoa, a obra apresenta a busca do autor pela história dos pais, que foram presos e torturados pela ditadura militar no Brasil.

Matheus é muito corajoso e não tem medo de enfrentar os possíveis torturadores de seus pais. As entrevistas são incríveis.

Livro difícil de ser digerido pela quantidade de absurdo que o ser humano é capaz de fazer. Mas extremamente necessário para sempre nos lembrar de nunca mais aceitarmos nós submeter a tais violações de direito.

vivimaciell 01/05/2021

Em nome de todo uma geração
Eu já conhecia a história de prisão e tortura da Miriam Leitão, mas esse livro é muito mais do que isso é um mergulho em memórias duras e sofridas, que precisam ser lembradas, ditas e conhecidas. Como jornalista, eu aprecio muito o self journalism, é isso Matheus faz com maestria.

Vicenza Marques 20/04/2021

Livro Necessário
Bom, o livro é bem tenso e cheio de detalhes da ditadura brasileira, por isso não recomendo ler ele com pressa; irá precisar de umas pausas no meio para digerir tudo o que aconteceu com as vitimas da ditadura.
Achei que o autor, deixou um pouco o enredo muito arrastado, lento e angustiante e, as vezes, cansativo; porém acredito que essa tenha sido a intenção.
Eu recomendo esse livro a todos que tem curiosidade na historia do Brasil e que acha que não existiu ditadura, entender o que aconteceu é de suma importância principalmente nos dias de hoje.
LEIAM E REFLITAM

Eliz 12/03/2021

Ditadura
Relato forte, embora não seja o mais dramático que já li sobre o período. O final é simbólico e um triste retrato de como encaramos nosso passado, como nação: não há dialogo

danda 14/12/2020

Em nome dos pais foi um livro um tanto difícil de ler... Embora o autor tenha narrado a história de forma amenizada é impossível não se sensibilizar tanto com os jovens que sofreram torturas como as angústias do autor na busca por respostas.
O livro de forma geral traz uma narração muito interessante de forma não linear dos fatos somada a uma perspectiva positiva não dos acontecimentos mas do crescimento espiritual que a busca por respostas levou o autor e seus familiares.

Bruna 07/12/2020

Raiva, medo, angústia, revolta e admiração
Obra que inspira, porque não fala só do passado, mas também do presente e do futuro, por conta das consequências daquele tempo extremo que não deve ser esquecido e nem retornar, jamais.

Marta Araújo 12/10/2020

Conta a história de uma família e também a história do nosso país! É envolvente, bem escrito e trás reflexão!

Karla 27/09/2020

É nossa história também
Matheus Leitão escreveu neste livro parte da história dos pais, a história dele e a do Brasil, que é a nossa história também. É um livro emocionante, que embrulha o estômago em muitas partes, mas traz ambiente de paz em muitos outros. É também uma história de perdão. Matheus conta os detalhes da busca pelo passado dos pais quando foram presos e torturados pela ditadura militar. Este livro é mais um documento que nos mostra a importância de o nosso País reconhecer o que aconteceu naqueles anos e punir os responsáveis. Eu espero um dia ainda ver isso acontecer.

1 | 2 | 3 | 4 | 5