Pequenas Fábulas Medievais

Pequenas Fábulas Medievais Anônimo

Resenhas - Pequenas Fábulas Medievais

Marcos606 05/04/2023

Fabliaux, literatura francesa da Idade Média, são histórias curtas, simples e divertidas. Sua vocação é entreter ou fazer rir ouvintes e leitores, mas podem pretender oferecer uma lição de moral, às vezes ambígua.

Existem cerca de 150 dessas histórias escritas entre 1159 e 1340, principalmente nas províncias do norte da França.

Todo o gênero fabliaux é nitidamente marcado pelo naturalismo que se encontra na escolha dos temas, muitos deles emprestados do cotidiano da pequena burguesia. A burguesia é representada sem a menor vontade de idealizá-la. Aqui os elementos essenciais são a sátira e a moral.

Os fabliaux costumam levar a grosseria ao ponto do cinismo e da obscenidade. A grande maioria dos temas é reduzida a retratar aventuras amorosas de mulheres de classe média ou rural com padres do campo ou monges.

Os contos misturam humor e sexo e são bem mais picantes e ácidos do que aqueles que aparecem no Decamerão. A edição da Martins Fontes têm ótima tradução e apresenta 38 dessas histórias curtas.

JVA 24/05/2022

Humor Medieval
O livros trás muitas histórias devertidas, sérias e até algumas bem cruéis para nosso tempo. Por trás de todas essas narrativas engraçadas e absurdas há sempre um significado, uma moral que pode passar desapercebido por causa da distância de tempo entre nós e esses homens e mulheres medievais. De qualquer forma, livro indispensável para os medievalistas e qualquer um que queira vislumbrar um pouco desse período. O livro abarca uma boa quantidades de classes e espiritos diferentes do período, tornando-o riquíssimo.