Da Divisão do Trabalho Social

Da Divisão do Trabalho Social Émile Durkheim





Resenhas - Da divisão do trabalho social


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Artur160 14/02/2024

Historicamente icônico
Por ser um clássico da literatura mundial, é sempre bom ler livros como esse, que são como fotografias históricas, que retratam muitíssimo bem uma determinada época, legando suas palavras para os epígonos da raça humana. Fala sobre desigualdade, economia, Direito, etc. O começo é um pouquinho lento, mas engrena do meio pro final.

7.7
comentários(0)comente



Matheus E. Reis 05/10/2023

Pressa de Publicar
Era o início da exploração duma nova forma de analisar a realidade, ou mesmo duma ciência. As contradições de sua época poluíram a análise, mas isso é mais do que usual. O que causa estranhamento é a falta de interesse de Durkheim pelas vertentes ? tão vastamente frutuosas e maravilhosas ? da sua própria área de estudo. O texto é bem desenvolvido, mas é pobre: define o que é elevado, avançado e evoluido através de critérios risíveis e contraditórios. Tenho um desprezo e uma desconfiança muito especiais pela sociologia funcionalista, que nega os conflitos de classe em favor de uma ideia de harmonia social puramente idealista. Da Divisão do Trabalho Social é, além dum exemplo bem acabado desse equívoco da teoria, uma amostra do que o mero deslumbramento ? sem substancial critério ou rigor teórico ? pode produzir frente à descoberta duma nova área do conhecimento humano.
comentários(0)comente



Carla.Floores 14/04/2023

Como a sociedade funciona
"A única coisa que determina, então, a maneira como o trabalho se divide é a diversidade das capacidades."
Porque e como uma sociedade se forma, qual sua espinha dorsal, algumas ilusões caindo por terra, a raiz de diversos males sociais e possíveis soluções, ideais; é o que a gente encontra nessa leitura densa porém dinâmica.
comentários(0)comente



ErideCalcinha 28/03/2023

Em síntese, um ótimo estudo sociológico
Tende a discutir temas amplos da formação do arcabouço social humanitário e transita sobre várias searas da convivência humana, um verdadeiro estudo sociológico.
7.5/março de 2023
comentários(0)comente



Romeu Felix 25/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Da Divisão do Trabalho Social" é uma obra clássica da sociologia escrita por Émile Durkheim. O livro é dividido em duas partes principais: a primeira parte trata da natureza da solidariedade social, enquanto a segunda parte discute a divisão do trabalho nas sociedades modernas.

Na primeira parte do livro, Durkheim argumenta que a solidariedade social é o fundamento da vida social e que existem dois tipos principais de solidariedade: a solidariedade mecânica, que prevalece em sociedades tradicionais e pré-industriais, e a solidariedade orgânica, que surge em sociedades mais complexas e diferenciadas. Durkheim argumenta que a solidariedade orgânica é baseada na interdependência dos indivíduos e na divisão do trabalho.

Na segunda parte do livro, Durkheim explora a divisão do trabalho nas sociedades modernas e suas implicações para a solidariedade social. Ele argumenta que a divisão do trabalho é um fato social necessário para a existência das sociedades modernas, mas que pode levar à anomia e à falta de coesão social se não for regulada pela sociedade. Ele discute a importância da educação, da religião e da lei na regulação da divisão do trabalho e na manutenção da solidariedade social.

Opinião:
"Da Divisão do Trabalho Social" é uma obra fundamental da sociologia e continua sendo relevante para a compreensão da vida social contemporânea. A abordagem de Durkheim é teórica e abrangente, oferecendo insights sobre a natureza da vida social, a divisão do trabalho e a solidariedade social. Embora o livro tenha sido escrito há mais de um século, suas ideias continuam a influenciar a sociologia e outras áreas das ciências sociais. A edição da Martins Fontes é bem organizada e apresenta uma tradução clara e precisa do texto original de Durkheim.
Por; Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



Hellen 07/11/2021

Leitura densa, bem como todas de Durkheim. Ainda assim, a leitura é essencial para todo cientista social.
comentários(0)comente



Kyririm 16/05/2021

A coesão de grupos não-anômicos,
Ao abordar os métodos usados para estabelecer uma ordem de funcionamento/integração (mecânica), Durkheim propõe uma coletividade de grupos em solidariedade, compondo os tipos de: formação, papel social e funcionamento (orgânica). Nesse livro ele busca explicar como funciona essas "relações" de grupos e sexos — que se prendem ao molde da urbanização — dividindo os papéis para uma possível contribuição dos mesmos. Ademais, Durkheim parece fazer uso da antropologia social para desencadear seu ensaio com alteridade (lembra-se bastante de "Sexo e Temperamento" (MEAD,1935)): "[...] Se admitirmos que o desenvolvimento do indivíduo reproduz resumidamente o da espécie, teremos o direito de conjeturar que a mesma homogeneidade se encontrava no início da evolução humana e de ver, na forma feminina, como que uma imagem aproximada do que era originalmente esse tipo único e comum, de que a variedade masculina destacou-se pouco a pouco." (p. 23). Através da análise comportamental, ele aponta os momentos que "essa" organização falhou, dita ele como "falta de coesão social" para se apropriar das formas "anômicas/desordenada" de cada inserção determinada: "[...] Um primeiro caso desse gênero nos é fornecido pelas crises industriais ou comerciais, pelas falências, que são verdadeiras rupturas parciais da solidariedade orgânica; elas atestam, de fato, que, em certos pontos do organismo, certas funções sociais não estão ajustadas umas às outras." (p. 369)

site: https://imgur.com/a/K1bqjGf
comentários(0)comente



Le 11/08/2020

Que grande obra. Interessantíssima reflexão entorno da questão: O que une uma sociedade e impede o seu caos? De modo superficial, para Durkheim a Divisão do Trabalho dá uma contribuição significativa, criando um sistema de direitos e deveres que ligam os seres uns aos outros.
A sua conclusão é que, " não é bom levar a especialização o mais longe possível. Mas tão longe quanto necessário". Pois, dali resulta uma solidariedade que aumentará a coesão social.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR