Coisas Frágeis

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Coisas Frágeis

Evy 20/01/2011

"Acho que prefiro me lembrar de uma vida desperdiçada com coisas frágeis, do que uma vida gasta evitando a dívida moral. {…} E me perguntei a que me referia com ‘coisas frágeis’. Parecia um belo título para um livro de contos. Afinal, existem tantas coisas frágeis. Pessoas se despedaçam tão facilmente, sonhos e corações também".

Foi o primeiro (e não será de forma alguma o último) livro que li de Neil Gaiman. Já tinha lido seu trabalho em alguns quadrinhos e curti bastante sua escrita em forma de contos. Gaiman é um contador de histórias e me vi envolvida na maior parte da leitura desse livro. Gostei particularmente dos contos "Golias" e "O Problema de Susan", mas outros ótimos também são "A vez de Outubro" e "O Pássaro-do-Sol". Recomendo a leitura. E com certeza me fez ter vontade de ler outros livros de Gaiman.
Diego Piovesan 09/08/2011minha estante
"A Vez de Outubro" é magnífico! Gaiman escreve com maestria =)

Naty 02/05/2013minha estante
To louca pra ler. t-t

Annah Oliveira 04/01/2022minha estante
Coloquei como meta para ler em 2022, mas estava com dúvida se iria gostar. Você me fez mudar de ideia e agora mal posso esperar para ler.. ?

Mateus 12/09/2010

Hoje em dia podemos encontrar quase todos os livros existentes para se fazer o download na internet e ler pelo computador. Mas há determinados autores, únicos e incomparáveis para mim, que leio apenas quando tenho seus livros em mãos, como Stephen King, Bernard Cornwell, Rick Riordan, dentre outros. Neil Gaiman está entre eles, e por mais que já tenha me deparado várias vezes com seus livros em ebook, sempre me segurei e comprava aqueles que queria ler. Porém Coisas Frágeis fugiu à regra, e acabei lendo-o em ebook.

Já citei diversas vezes casos de amor à primeira vista que tive com livros. Mas com Coisas Frágeis foi totalmente diferente de tudo o que passei. Quando olhei para a capa do livro, simplesmente me encantei. Não vi o nome do livro, nem o nome do autor, nem li a sinopse. Apenas a capa me magnetizou. A garota da capa se tornou para mim o símbolo do mistério: ela possui um olhar profundo, como se estivesse olhando dentro de minha alma; está machucada, sangrando, mas parece estar sorrindo; tem uma expressão forte, como se dissesse que passou por muitas coisas e sobreviveu; e enfim, a garota tem uma expressão de "decifre-me", e foi isso que me fez me apaixonar pelo livro antes mesmo de começar a ler.

Para quem não sabe, Coisas Frágeis reúne quatro contos de Neil Gaiman, cada qual com sua particularidade e diferença. Como o próprio título do livro sugere, são contos frágeis, que parecem facilmente prontos para se desmanchar. São ao mesmo tempo delicados, assustadores e fantasiosos. Quando estava lendo, sentia como se qualquer movimento brusco iria perturbar a harmonia do livro, e acredito que esse seja o ponto marcante entre os contos: a harmonia entre as histórias. É um livro mágico, que mantém a fantasia acima de tudo.

Como o livro possui muitas histórias, falarei das três que mais gostei. Mas vale destacar que todas são incríveis. Incríveis e imperdíveis...

Um Estudo em Esmeralda mistura Sherlock Holmes com o mundo de terror de H. P. Lovecraft. Embora não conheça esse autor, vê-se bem o quanto Neil Gaiman caprichou no conto, tornando-o um dos melhores.
O Pássaro do Sol foi o conto mais criativo. Um clube de amigos que se juntam para comer as mais diversas comidas do mundo, até o dia em que percebem que já comeram de tudo. Então, resolvem ir atrás do Pássaro do Sol, que dizem ser extremamente saboroso.
A Vez de Outubro foi com certeza minha história favorita. Narra o dia em que todos os meses se juntam para contar histórias. Como era mês de outubro, este mês começa a narrar as aventuras de um garoto que foge de casa. Talvez esta seja a história que o título do livro mais se encaixa bem. É um conto criativo, cativante, delicado... e acima de tudo, frágil, pronto para se partir em mil pedaços.

Termino minha resenha com uma frase de A Vez de Outubro:
"E eles deram as mãos ao se afastarem das brasas alaranjadas da fogueira, levando suas histórias de volta para a escuridão."
Carol 21/01/2014minha estante
Tua resenha é incrível, ainda não o li, mas ao ler a resenha já fiquei apaixonada pelo livro.

Sandro 17/06/2023

É um livro muito gostoso. Sua leitura é muito prazerosa, daquela que você sente orgulho de ter concluído. É interessante a sensação de “ler uma obra que poucos lerão” (falo das pessoas que não gostam de ler, obviamente). A narrativa lhe dá milhões de idéias e possibilidades ao seu término. Existem muito “sés” que quase me derão uma vontade gigantesca de sentar na frente do computador e começar a escrever.s. Leitura recomendadíssima para quem gosta de aventura, fantasia, ficção científica, histórias de detetive e tantos gêneros que estão presentes neste livro e aparentemente despretensiosos, porém sublime e mágico!

Vinicius Takaki 18/08/2009

Muito bom... mas ruim também.
O bom:

É um ótimo livro, os contos são simplesmente page turners... não dá vontade de parar de ler.

Ao contrário da maioria de livros de contos que eu li, não encontrei nesta coleção algum que se destacasse por ser pior que os outros, e se eu gostei mais de um ou outro, tenho ceteza que foi por gosto pessoal.

Para mim, um livro de qualidade inquestionável... porém...

O Ruim:

Para quem não sabe, este livro no original possui 32 contos! Ou seja, ficamos com um terço da obra apenas. Palmas para a Conrad, que nem teve a decência de nos avisar isto no livro.

Os contos:

# "The Mapmaker" - a very short story included in the book's introduction.

# "A Study in Emerald" - a Sherlock Holmes/Cthulhu Mythos pastiche written for the anthology Shadows Over Baker Street

# "The Fairy Reel"

# "October in the Chair"

# "The Hidden Chamber"

# "Forbidden Brides of the Faceless Slaves in the Secret House of the Night of Dread Desire"

# "The Flints of Memory Lane"

# "Closing Time"

# "Going Wodwo"

# "Bitter Grounds"

# "Other People"

# "Keepsakes and Treasures"

# "Good Boys Deserve Favors"

# "The Facts in the Case of the Departure of Miss Finch" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "Strange Little Girls"

# "Harlequin Valentine"

# "Locks"

# "The Problem of Susan"

# "Instructions"

# "How Do You Think It Feels?" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "My Life"

# "Fifteen Painted Cards from a Vampire Tarot" - not present in the British paperback from Headline Review.

# "Feeders and Eaters"

# "Diseasemaker's Croup"

# "In the End"

# "Goliath" - set in the Matrix universe and included with The Matrix Comics Vol. 1

# "Pages from a Journal Found in a Shoebox Left in a Greyhound Bus Somewhere Between Tulsa, Oklahoma, and Louisville, Kentucky" - written for the album Scarlet's Walk, by Tori Amos.

# "How to Talk to Girls at Parties"

# "The Day the Saucers Came"

# "Sunbird" - a story in the style of R. A. Lafferty

# "Inventing Aladdin"

# The Monarch of the Glen - a novella-length sequel to Gaiman's novel, American Gods
@Agulha3al 31/05/2010minha estante
muito legal da sua parte te disponibilizado todos os titulos dos contos! valeu!

Júliah 26/07/2011minha estante
Eles não estao no Coisas frágeis 2?

Vinicius Takaki 27/07/2011minha estante
Júliah
sim, os outros contos saíram no Coisas Frágeis 2, mas esse livro foi lançado só agora em 2010 ou 2011, enquanto o primeiro tinha saído em 2008 e sem nenhum comentário sobre o segundo volume.

Julia 28/09/2021

Adoro contos por serem curtos e não gosto de contos por serem curtos kkkkk
Neil Gaiman tem uma proposta e faz ela com perfeição, acho que é um dos meus autores preferidos. O conto da Susan, ele fala no início do livro que teve a intenção de ser enfurecedor tal qual a história dela nas Crônicas de Narnia e ele entrega isso muito bem. Os outros contos seguem jeitos de escrita e ideias diferentes mas são incríveis, queria a continuação de quase todos.

Dani 25/08/2020

Primeira vez lendo contos do Gaiman e é muito bom. É uma coletânea de nove contos de gêneros diferentes que ressaltam a criatividade de Neil Gaiman. O conto Um estudo em esmeralda é tão interessante e traz uma versão de dois mundos tão diferentes juntos que se virasse um livro leria com certeza.

Roberta 08/12/2010

Lisergia pouca é bobagem
Neil Gaiman parece ter “cheirado pedra” e “fumado cola” para escrever essas histórias. Na verdade, ele parece ter usado todas as drogas de uma só vez. Entretanto, incrível é saber que ele não precisa usar um único alucinógeno para tanta genialidade em um livro tão “lisérgico”. Dotado de um humor extremamente negro, pior, sei lá, preto carvão, o livro contém muitas referências, a maioria delas literária e cinematográfica, algumas de sua própria autoria. Um contato primário com as obras referenciadas não é essencial para um bom aproveitamento da leitura, porém, para um aproveitamento total, esse contato torna-se indispensável. A leitura é leve, mas é necessário ter a mente aberta para não odiar essa peça rara.
Willian 09/12/2010minha estante
Sem ajuda dessas substâncias, caras como Neil Gaiman ou Alan Moore não escrevem nem receita de bolo.
Ótima resenha!

Glelber 26/09/2015minha estante
Talvez ele se encontre com um demônio e com o judeu erante, a cade cem anos e eles lhe contes essas historias.

Manoela 13/07/2012

Coisas frágeis
Neil Gaiman chegou em minhas mãos por acaso, por promoção, e foi a primeira obra dele que li, apesar de já ter ouvido falar de Coraline e Sandman, suas obras mais conhecidas. Já tinha também lido alguma coisa criticando Coisas Frágeis, mas me aventurei mesmo assim. Não posso dizer que me arrependi, ao menos com o primeiro volume, mas também não foi total satisfação.

O primeiro conto, Um Estudo em Esmeralda, remete às histórias de Poe, alguma coisa bizarra tirada de Lovecraft junto com um pouco de loucura que agora estou certa que o Gaiman tem bastante. Um ‘consultor investigativo’ tão hábil quanto Holmes e seu amigo, narrador da história, tentam encontrar e capturar o assassino de um membro da família real britânica de uma Londres diferente do que se conhece. É um bom conto, instigante, mas, particularmente, esperei mais do final.

A Vez de Outubro, segundo conto, é uma delícia. Bem escrito, interessante, sendo que os personagens são os meses do ano, cada um peculiarmente caracterizado. Aquela é a vez de Outono contar uma história, e ele escolhe a de um garoto que por ser tão humilhado por sua família, foge de casa e encontra um amigo incomum. Leia com a mente aberta, e imagine todas as possibilidades após o final.

Comecei Lembranças e Tesouros empolgada, já que tinha gostado do conto anterior, mas a linguagem e a temática do conto me fizeram ir devagar. É um conto denso, sobre a “sordidez humana” e tudo que se pode fazer para satisfazer os desejos da carne, mesmo que seja algo imoral ou até ilegal. É interessante considerar o lado critico, sobre as atitudes humanas e que dinheiro às vezes pode conseguir o que se quer, mas não tudo.

Os Fatos no Caso da Partida da Srta. Finch poderia ser mais interessante. Um casal convida um amigo para acompanha-los em uma saída com uma mulher pouco simpática com a qual não querem se ver sozinhos, constrangidos com seus comentários e atitudes. Vão a um circo em salas subterrâneas, com apresentações visivelmente falsas, até que a Srta. Finch, que não é seu nome verdadeiro, é escolhida para ter um sonho realizado. Relevar a história, devido às circunstancias curiosas da situação e também a profissão dos protagonistas, é algo inútil, pois seriam desacreditados. Ao final, tive a impressão de que foi a libertação da moça, não outra encenação.

Alguma coisa no conto O Problema de Susan me incomoda e talvez seja a incerteza da realidade. Somos apresentados a uma professora aposentada e uma jovem repórter que acham injusto o fim de Susan, uma das protagonistas de Nárnia, que não pode ir para o Paraíso com seus irmãos. Ao fim, fiquei na duvida, é ou não é?

Golias está entre os contos de destaque do livro. Aqui lemos a história de um homem muito alto, diferente de todos e que acredita que o mundo que vê não é real. Relacionou com Matrix? Não está enganado, pois o conto foi escrito com base no roteiro do filme e divulgado uma semana antes de sua estreia. Ao descobrir que tem vivido em uma espécie de loop temporal, ele é enviado em uma missão, que só poderia ser designada a ele. É um conto bem escrito, bem pensado, com boa história e não deixa a desejar.

Depois de uma masterpiece vem um conto não tão bom, Como Conversar com Garotas em Festas. Enn e seu amigo procuram a casa onde está tendo uma festa, mas acabam indo para o lugar errado. O inicio é bom, sim. Mas aí começa a loucura, já normal nesse ponto do livro. A única conclusão que cheguei é que Enn não entende as mulheres, definitivamente. Fiquei esperando mais do final, esperando algo que nunca veio.

Deixaram os outros dos melhores contos para o fim do livro. O Pássaro do Sol começa despretensioso, com uma linguagem quase infantil, mas se desenvolve tão bem e criativamente que não parece tão estranho ou maluco quanto os outros contos, apesar dos comentários ou situação até engraçadas. Cinco pessoas reúnem-se ocasionalmente para degustar comidas incomuns para nós, humanos “normais”, até que acreditam já ter comido tudo que se podia ser comido. Não até o pássaro do sol ser citado pelo personagem mais bizarro do conto e empreenderem uma busca até o Egito para capturar a ave. Considero este meu conto favorito.

Fechando do primeiro volume, temos O Monarca do Vale. Pode parecer um nome pomposo e até instigante, mas não acrescenta muito a história. Posso estar errada, já que não conheço a história de onde o conto foi tirado, Deuses Americanos. Shadow, nome pelo qual o protagonista prefere ser chamado, viaja pela Escócia e é recrutado para ser segurança em um festa. Ele conhece Jennie, uma mulher muito bonita e também estranha (o que não é incomum agora no final do livro). Temos aqui o Sr. Smith e o Sr. Alice, do conto Lembranças e Tesouros, que são os organizadores dessa festa. Gostei desse conto no início, afinal parecia promissor sendo bem escrito e com uma trama que parecia de desenrolar bem. Aí, depois da metade, na festa, a coisa começou a ficar estranha, mais estranha que a estranheza do próprio livro todo. Acabou com um final apressado, pouco desenvolvido em relação ao resto do conto, deixando a desejar.

No geral, é um livro de contos razoável, com alguns poucos ótimos contos, muitos outros nem tanto. E discordo completamente com a contracapa, que diz que são “contos brilhantes” ou que Gaiman é “um dos mais inteligentes e ímpares escritores de sua geração”.

Claudio Fly 25/01/2023

A mente obscura de Neil Gaiman
Neste período fiz a seleção de algumas leituras que infelizmente estavam paradas na estante, o corre-corre diário tem contribuido com esta realidade. Porem neste ano pretendo me dedicar mais na leitura diária. Assim resolvi seguir as minhas metas de leitura com Coisas Frágeis (Neil Gaiman), até pelo prestígio que tenho pelo autor. Acho formidável suas narrativas e contos de prender a atenção até o final da história.

Em Coisas Frágeis, Neil Gaiman retrata uma ambientação medonha com histórias que beirão da realidade à ficção, do mistico ao apoteótico. Sempre adaptando diálogos e situações que são marca registrada de uma leitura que vai ser prolongar de uma forma tão agradável que o devoramento da obra é inevitável.

A obra e composta por dois livros de aproximadamente duzentos à duzentos e cinquenta páginas, capas lindíssimas feitas pelo artista Rod Simeon. Achei legal que alguns contos tem referências diretas de outras obras literarias inclusive de livros do próprio Neil Gaiman, como "Deuses Américanos".

Destaque para o conto "A vez de Outubro", umas histórias super interessante que em determinados parâmetros lembra "Deuses Américanos ". Ao melhor estilo Neil Gaiman, tem uma particularidade muito agradável de ler é empolgada de forma positiva a leitura que só melhora.

Fica a indicação para uma ótima opção de leitura rápida, onde se pode absorver as criações de Neil Gaiman, e pensamentos que fazer deste um dos meus autores favoritos da vida.

Boa leitura!

Paty 31/08/2014

Coisas Frágeis é um pequeno tratado de como escrever boas histórias. Uma leitura descompromissada de um autor com vários universos dentro de si.

Ceecii 04/03/2020

Esperava mais...
Comecei a ler o livro por uma recomendação da minha amiga. Eu esperava muito mais dos contos. Felizmente, apesar de ser o meu primeiro contato com Neil Gaiman, posso afirmar que ele sabe como contar histórias. Algumas realmente prende a atenção mesmo quando você não curte muito o rumo que ela vai dar, outras são tão chatas que tudo o que você faz é ler para ir logo pro próximo.

Os contos que eu mais gostei foram:
- A Vez de Outubro
- Lembranças e Tesouros
- Os Fatos no Caso da Partida da Senhorita Finch
- Como Conversar com Garotas em Festas
- O Monarca do Vale

Fiquei meio dividida em relação a Um Estudo em esmeralda por causa das várias vezes em que quis simplesmente passar as páginas e não me envolver muito com a trama, mas perto do final até que curti bastante.

Se você deseja um livro com vários contos curtos criados pela mente de um escritor meio doidinho e referência em literatura fantástica, então leia, não vai se arrepender.

Fabricio.SantAna 18/08/2021

Sou apaixonado pelos livros de Neil Gaiman. A forma como ele fala de sonhos, deuses e cotidiano em geral são incríveis. Este livro em especial é uma coletânea de contos muito bons onde ele deixa a cereja do bolo para o final, pois pude ler novamente uma história com Shadow que é o personagem principal do livro Deuses Americanos (quem nunca leu o livro pode acompanhar a série de mesmo nome na Amazon tbm)

Menino Javali 27/04/2010

Coisas Frágeis
Genial como sempre, Neil Gaiman, com uma narrativa absurdamente leve e divertida, intercala em “Coisas Frágeis”, seu tradicional estilo soturno e lírico, recheado de referências mitológicas, literárias e fantasiosas, permeada de momentos extremamente hilários e de puro humor negro. Impossível destacar um conto dos demais, afinal, o padrão de qualidade do Mestre dos Sonhos está sempre presente em todos.

Julyana. 14/04/2010minha estante
Concordo que o livro é bem linear, todos os contos tem mais ou menos o mesmo nível, mas eu consigo destacar um. O que mais mexeu comigo foi "Golias".

Jessica Alves 02/12/2020

Neil ??
Neil Gaiman aqui reúne alguns de seus contos para nos lembrar da fragilidade existente até no mais durão. Cada conto traz uma história que entrelaça realidade e fantasia e nos mostra mais uma vez seu talento para nos cativar através da sua escrita.