Exorcismo

Exorcismo Thomas B. Allen

Resenhas - Exorcismo

Rosana.Oliveira 18/07/2022

Incrível
É um relato, escrito como romance, do que realmente aconteceu no exorcismo em que foi baseado o livro de mesmo nome. Adorei!

Léo 17/06/2022

Eu me lembro de ter assistido "O exorcista" por entre as frestas dos dedos com menos de 10 anos, e li o livro que deu origem ao filme há não muito tempo por mero subterfúgio do acaso. Esse livro, ganhado, nem sabia do que se tratava e estava no fim da estante...que coisa mais linda!
Como é bom pegar uma literatura coesa e bem escrita, cheia de fatos e pronta a te mostrar todos os lados de uma mesma história.
Essa não é uma história, isso é um relato. Um diário e entrevistas reunidos em livro mostrando como aconteceu e o que foi e representou na vida dos envolvidos o exorcismo ocorrido em 1949. Vale muito a pena só pelo conhecimento, mas pra quem se interessa super recomendo!

Caio.Rocha 08/06/2022

O clássico do horror ...
A história que inspirou um dos melhores filmes de terror de todos os tempos se não o melhor, não podia ser diferente, uma história com relatos assustadores de acontecimentos reais, e uma cópia do diário do exorcista da época acrescentado no final, uma leitura fantástica

Moon 06/06/2022

Detesto dar 1 estrela para um livro cuja edição é tão linda, mas, sinceramente, é um dos livros mais enrolados e repetitivos que eu já li. Podem ver que arrastei a leitura, mas foi um saco

AlessandraD. 02/06/2022

Acho que criei muita expectativa, mas é tudo muito arrastado e, por vezes, sem emoção. Os diálogos são tediosos.

Deilson.Barros 26/05/2022

O Diabo em 1949
Mais uma obra-prima da DarkSide Books. Com páginas levemente amareladas, que dão conforto visual à leitura, a atual edição vem com marcador de páginas em forma de fita. A capa e a contracapa duras inclusive são texturizadas.
Escrito por um "agnóstico criado como católico", trata-se de um relato jornalístico imparcial acerca do caso real de possessão e de exorcismo bem-sucedido mais bem documentado do século XX, ocorrido nos idos de janeiro e abril de 1949, entre Maryland (Washington D.C.) e Saint Louis (Missouri), EUA. Apesar da 1ª edição do livro datar de 1993, foi este caso que influenciou o clássico literário de William Peter Blatty, "O Exorcista" (1971), que por sua vez inspirou o premiado e célebre filme de terror homômino de 1973. Apesar de não ser redigido em forma de thriller nem me causar sobressaltos de susto, a obra de Allen não perde sua dramaticidade e espantosidade ao detalhar os eventos sinistros, espantosos e sobrenaturais que vitimaram um garoto de 13 anos após se envolver com tabuleiro Ouija. O possesso só foi liberto penosamente das garras do diabo após mais de duas dezenas de sessões de exorcimos comandadas por padres da região e a intervenção última, triunfante e milagrosa do arcanjo Miguel. Nos bastidores, o infortunado contou ainda com o auxílio discreto de uma corrente de orações fevorosas e constantes da família e da comunidade católica local, envolvendo desde a recitação do rosário até a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Saio da leitura ainda mais convicto das realidades do inferno, da existência dos demônios, do poder da Igreja Católica como a igreja de Cristo e da eficácia dos sacramentos e da interecessão dos Santos frente ao mal diabólico atuante neste mundo. Como diz a jaculatória do terço: "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno...".
"São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate!"
Recomendo a leitura.
Nota 10 de 10.

John Lemon 26/04/2022

Um ótimo livro para quem se interessa :D
Gostei bastante do livro, me fez despertar alguns pensamentos. Adiante do livro você consegue entender como é feito um Exorcismo, consegue entender que esse ritual não é uma prática a apenas das igrejas católicas, muito pelo contrário, praticamente todas as religiões tem algum ritual que de alguma maneira tenta tirar o mal que possa "estar" alguém ou "algo".
Faz pensar/questionar sobre oque a ciência tem a dizer a respeito. O interessante e muito importante é que nem msm a igreja católica adota mais esse ritual, que no caso deles hoje em dia é algo muito raro, pois tem toda uma burocracia, toda uma análise se de fato o tal "possuído" está em posse de Satã ou demônios. Precisam de laudos científicos que comprovem que o paciente não tem nenhum/apresentou problema psicológico ou algo do tipo, e após esses procedimentos tem que conseguir o veredito do Vaticano.
É um livro onde o ênfase é a batalha do bem contra o mal, que se torna algo evidente e que perante nós meros humanos não compreendemos essa tal natureza maligna que assombra o nosso mundo.

DanS. 17/04/2022

Meh? chatinho
Faz tempo que li ele, mas me lembro muito bem de como a leitura era arrastada, chata e monótona. A parte boa é que é capa dura e da Darkside, fora isso, nada de interessante

Becca Miller 28/10/2020minha estante
Eu achei cansativo de ler, mas é um excelente livro.

DanS. 28/10/2020minha estante
Sobre isso, eu achei maçante em algumas partes, mas realmente é inegável o trabalho do autor para com o livro

Aya 09/04/2022

O exorcismo
O exorcismo é um livro que narra com detalhes a experiência de um exorcismo real ocorrido, caso que inspirou o filme tão famoso. As descrições são boas, porém o livro é meio arrastado, e ao final, ao lermos o diário do padre, lemos novamente a mesma história, porém pelas palavras deste. É um livro obscuro, que narra com todas as palavras o que ocorre e causa aflição. É ok. Apenas isso. Bom para saber mais sobre o caso, porém é algo que dava pra fazer em menos tempo.

Teteu 25/03/2022

Ad omni pecat. Libera-nos.
O que mais gostei neste livro no final das contas nem considero ser exatamente a matéria sobre o diário do padre, mas o jeito como a religiosidade e os rituais de forma geral são estudados e analisados. Ao contrário de todos os outros livros envolvendo esse assunto que li, esse daqui oferece uma explicação completa e detalhada sobre como funciona o ritual de exorcismo, inclusive apresentando frases inteiras em latim (uma língua que eu adoro) e suas respectivas traduções.

Sem dúvida pra quem quer entender um pouco mais sobre, esse livro deve entrar pra sua lista.

Eduardo.Schiavetti 19/03/2022

Um livro para estudos, peculiar.
Muito menos do que eu esperava, confesso que o começo me prendeu bastante, mas o livro não é uma história como eu imaginava e sim um livro para estudos, para quem realmente gosta do assunto de Exorcismos e Padres, na minha opinião, não gostei do livro e achei muito repetitivo, sempre voltavam ao mesmo lugar e faziam a mesma coisa, sem contar que os nomes são difíceis de pronunciar.
O que salvou foi no final o ?Diário do Exorcista?, onde ele conta toda a história do livro resumido em 30 páginas de forma bem resumida e mais centralizada.

Carol 07/03/2022

Bem mais ou menos
Eu imaginava uma leitura diferente da que foi; é um diário, e eu não gosto muito desse formato de livro, mas também não é ruim.

Laiza 09/02/2022

Livrai-nos do mal
As narrativas do exorcismo são muito bem construídas e detalhadas, e o fato de ler e pensar que é um caso que realmente aconteceu nos deixa mais pensativos ainda. Porém depois de certo ponto se torna repetitivo, pois os acontecimentos e rituais se tornam os mesmos.

Elena 02/02/2022

Perfeito, 0 defeitos. Os detalhes dos acontecimentos são ótimos, o sofrimento e o medo é transmitido de um forma muito boa!