Contos holandeses

Contos holandeses Vários autores

Resenhas - Contos Holandeses

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Contos holandeses, Organização de Daniel Dago - Nota 10/10
É difícil dar uma nota para uma antologia de contos. Isso porque é esperado que alguns contos vão agradar mais do que outros. Dessa forma, a nota é escolhida com base no conjunto da obra. No caso de Contos holandeses, achei a organização e a escolha dos contos impecável. São dezoito contos dos principais representantes do cânone holandês e escritos em um período de cem anos (1839-1939). O trabalho de Daniel Dago ficou realmente muito bom e o leitor consegue perceber o empenho do organizador para fazer uma antologia de excelência. Daniel faz uma apresentação inicial de cada conto, relatando um pouco sobre o autor, contexto histórico e curiosidades sobre a aquela obra. Isso, em conjunto com as notas de rodapé, me permitiram absorver mais sobre o que estava sendo lido. A escolha dos contos também me agradou muito, com temas dos mais diversos, podendo destacar “Um homem desagradável no Bosque de Haarlem”, “No escuro”, “O incompreendido”, “Um excêntrico” e “Larrios”. Recomendo muito! Obrigado @editorazouk pelo envio da obra!

site: https://www.instagram.com/book.ster

EduardoCDias 29/04/2021

Literatura holandesa
Contos de vários importantes escritores holandeses muito bem escolhidos pelo organizador. Só ficou bastante a dever na revisão e um pouco na tradução.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/10/2021

Contos Holandeses
O livro Contos Holandeses é um conjunto de dezoito obras literárias escritas ao longo de cem anos, contando com a participação de diversos autores holandeses, como Hildebrand, Multatuli, Jacobus van Looy, Arnold Aletrino, Carry van Bruggen, entre outros. O livro passa por vários gêneros da literatura: do cômico ao fantástico, do trágico ao experimental. Muitos dos contos eram inéditos na língua portuguesa, e com a publicação do livro ganharam sua tradução mundial.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580490473

Henrique Fendrich 09/03/2019

Coisa linda a dedicação do tradutor Daniel Dago com os escritores holandeses. Quem dera houvesse um Daniel Dago no Brasil para cada literatura ainda desconhecida por essas bandas.

Nessa coletânea de contos holandeses, a primeira da América Latina, eu recomendaria ao leitor, entretanto, que começasse o livro não pelo começo, mas pelo conto “O monstro da China”, de Jacob Israäel de Haan. Não porque esse seja um conto fantástico, mas porque os contos anteriores, mais antigos, são, de maneira geral, muito difíceis, alguns deles extremamente enfadonhos, e se alguém começar a ler do começo é bem possível que fique com uma imagem nada boa da literatura holandesa. “O monstro da China”, embora um tanto bizarro, é bem mais compreensível que os contos anteriores e marca o início da melhor sequência do livro.

Já em seguida, há “O incompreendido”, da Carry van Bruggen. O conto dessa mulher (a Virgínia Woolf da Holanda) não é apenas uma joia da literatura holandesa, mas da literatura MUNDIAL. Um conto realista e comovente, digno de figurar em antologias mundiais. Se fosse para escolher um único conto do livro para ler, eu recomendaria esse.

Na sequência, “Leonard e Juliaan”, de Albert Verwey, também é interessante e perfeitamente "lível", assim como “O binóculo”, famoso conto de Louis Couperus que eu já havia lido. Vem então “Um excêntrico”, de Marcellus Emants, outro grande momento, uma pérola niilista, um soco e tanto na cara do leitor. Incrível como em poucas páginas ele consegue juntar tantas "verdades inconvenientes" e alcançar um densidade filosófica, digamos, dostoievskiana.

Depois dessa sequência, o leitor pode ir alternando contos do começo e do fim do livro. Há uma série de experimentos formais ou estéticos e nem todos são muito fáceis. “O drama da pensão Casa na Praia”, de Edgar du Perron, chega a resultados interessantes nessa proposta. “Um dois três quatro cinco”, de Simon Vestdijk, é mais complexo, mas conta com uma trama cruel que desperta a atenção.

Um outro destaque, já perto do fim, é “Teresa Immaculata”, de Hendrik Marsman, texto sobre o incesto de dois irmãos e que o próprio Thomas Mann havia considerado forte demais para publicar.

O primeiro conto do livro, “Um homem desagradável no Bosque de Haarlem”, de Hildebrand, começa muito bem, a gente percebe um admirável e galante bom humor, mas em seguida, pareceu-me, perde-se em descrições que tornam difícil a leitura. “A morte da minha gata”, de Jacobus van Looy”, foi, honestamente, um conto que, perto do fim, eu fiz uma leitura dinâmica dos parágrafos, porque não adiantava prestar atenção.

Mas veio depois aquele sequência de que falei e, no fim das contas, a gente também gosta dos holandeses.

Mario Miranda 23/04/2019

Sendo pouco difundida ainda fora do seu território, a Literatura Holandesa começa a chegar até nós por intermédio das traduções realizadas por Daniel Dago. Neste volume, temos uma coletânea de 18 contos selecionados pelo tradutor, cada um de um autor distinto - incluindo o cânone da literatura holandesa, Multatuli.

Como toda coletânea, temos obras que nos atraem mais e outras menos. Mas sem dúvida a seleção aqui apresentada possui, em cada Conto traduzido, uma relevância específica. Temos desde autores pouco conhecido em nosso meio literário nacional, até aqueles que foram nominados diversas vezes ao Nobel de Literatura.

Ressalto, como preferência, a obra "O Incompreendido", da escritora Carry van Bruggen, que narra as dificuldades do relacionamento social entre uma minoria, um garoto Judeu, com seus colegas de colégio, todos Cristãos. O choque cultural, tão presente nos sofrimentos e medos do garoto, mantém-se permanentemente atual ainda no século XXI.

Excelente sugestão para os que aguardam a publicação da obra Max Havelaar, de Multatuli, a ser realizada pelo mesmo tradutor.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Julia1894 23/01/2024

Amei ?!?!??
Um livro de contos selecionados da Holanda. Neste livro podemos ver um conto de um autor diferente da Holanda e previamente um pouco de sua história e livros publicados.

Cada conto tem uma personalidade diferente, por isso dei 4/5 estrelas, pois teve contos que gostei mais e contos que gostei de menos. Mas isso não tira o mérito dos contos de cada autor.

Recomendo muito essa leitura para quem não tem o hábito de ler contos , porque são 100 anos de literatura holandesa.

Uma leitura bem fluida !