Tramas do Destino

Tramas do Destino Divaldo Franco
Manoel Philomeno de Miranda

Resenhas - Tramas do Destino

viihast 10/11/2023

"Não se aflija demasiadamente. O amor nunca se aparta."
"Tramas do Destino" é um livro que estava na minha listinha a muito tempo, mas sempre adiava, pois as leituras do Divaldo geralmente precisam de mais atenção. Procurando um livro na biblioteca da Casa Espírita que frequento, acabei dando de cara com o mesmo, então não perdi tempo e comecei a leitura.
Manoel Philomeno de Miranda nos trás pela mediunidade de Divaldo Franco, um belo romance espírita, situado na Bahia, conhecemos Artemis, espírito já evoluído que vem em missão para ajudar aqueles que são próximos a ela, então, reencarna sob fortes obsessões na família.
Na história, conhecemos sua família, casada com Rafael, cheio de antigas obsessões, podemos observar que a relação é bem crítica e a harmonia sendo desfeita com o tempo, apesar disso, eles permanecem juntos.
Juntos acabam tendo dois filhos, Gilberto e Lisandra.
Rafael faz muitas viagens a negócios, e uma vez, quando volta, é diagnosticado com hanseníase, por conta disso, é internado no sanatório, longe de todos e principalmente da família. Lá ele conhece um amigo, quase um bem feitor, Cândido, que auxiliará e muito Rafael e introduz o Espiritismo não só para o enfermo, mas para toda a sua família.
O plano espiritual está a todo momento conectado com a história do livro, estão sempre auxiliando Artemis e sua família de inúmeras formas diferentes.
Manoel Philomeno de Miranda, aborda muito bem o assunto da obsessão, e nada melhor do que trazer um assunto de tanta importância em um meio cotidiano em formato de romance espírita. Mas não se engane não é um livro leve, é um tema que ele descreve com muita propriedade, trazendo até em alguns capítulos reuniões de desobsessão, como funciona esses auxílios tanto para os encarnados como para os desencarnados.
Como me referi acima, é um livro que merece uma atenção especial, é uma leitura intensa, a história nos prende, a todo momento dá a sensação de querer saber o que vai acontecer. Recomendo muito, principalmente para aqueles que querem de uma forma mais simples, entender um pouco mais sobre obsessões, como se dá, o motivo e principalmente o que fazer diante desse problema.

"...o amor é o único eficiente antídoto a qualquer mal. Sintetizando no amor todos os deveres e aspirações que nos devemos impor, foi imperativo Jesus, na sua inapelável sabedoria: Amai os vossos inimigos."

"Pacificados em Cristo, apaziguemos com a nossa atitude caridosa, que transforma todo ódio em amor, tenhamos esperança e alegria de viver."

"...fite o amanhã e avance, encorajado, no rumo do porvir."

"A hora máxima da noite é, também, o prelúdio do instante primeiro do dia. Siga o rumo da madrugada."

"Não sendo a morte outra coisa senão um instrumento da vida estuante em toda parte, a desencarnação não anula, nem simplifica as dificuldades. Cada um se desenovela dos liames físicos consoante a força vitalizadora de que se utilizava na sua sustentação. Transferem- se de uma para a outra posição da realidade espiritual os sentimentos cultivados, as aspirações irrealizadas, as fixações, os resíduos morais... A morte apenas realiza o processo cirúrgico de logo, libertando a ?ave cativa? que é o espírito, ou segurando, em tormentoso constrangimento, a alma que se deseja evadir...?

"Ninguém se afeiçoa ou detesta outrem sem que volva a reencontrá-lo adiante, na esteira do tempo, na estrada da vida."

"...os eventos de qualquer natureza obedecem à programação bem urdida, pois que nem mesmo uma só folha de árvore cai que não seja pela Vontade do Pai."

"Ninguém destrói ninguém. Morte não é fim. Padeceste-lhe a agudeza da impiedade, porque já devias, a teu turno, e a Lei alcançou-te, utilizando a invigilância dele, porquanto não começaste a vida há apenas um século... Outrossim, a melhor e mais eficiente técnica para nos libertarmos de alguém é beneficiar essa criatura, porque o benfeitor ascende e cresce, enquanto o beneficiário apenas necessita... Enquanto mantemos as lutas de revides contínuos, o processo de desgraças recíprocas prossegue, até o momento em que a intervenção divina se faz, beneficiando aquele que melhor tem sofrido, embora a trama em que se debate..."

"Cada mente é um dínamo gerador de energias, cuja intensidade e procedência canalizam forças poderosas, conforme a direção que se lhes dá. Portadora de energias ainda desconhecidas para nós outros desencarnados, a onda mental agrega como desarticula as moléculas que compõem a matéria em suas múltiplas e complexas expressões."

"A luz do amor rompia a treva do desespero, em nome do Senhor."

?Diz-lhe que a morte é o que de pior nos pode acontecer. Para nós, todavia, desencarnar significa reviver."

"A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se."

jumorgensten 28/10/2020

A obra é um estudo em formato de romance, onde é contada a história real do espírito Ártemis. A protagonista já é considerada um espírito puro e não seria mais necessário o seu retorno a Terra.

Porém, abre mão dessa condição para ajudar alguns desafetos antigos e voltar em uma reencarnação complicada por amor e não por prova ou expiação. Sendo assim, a mesma volta a Terra nascendo em uma fazenda no interior da Bahia tendo uma vida simples.

Aos 18 anos casa-se com Rafael, onde o mesmo era de família respeitável, bem dotado, ambicioso e com personalidade diferente de Ártemis. A cumplicidade e harmonia do casal foi se desfazendo aos poucos depois do casamento e a partir de então é mostrado ao leitor o início de uma forte obsessão, principalmente pelo protagonista atrair antigos desafetos por pensar tanto em si.

Apesar disso e o casal estar seguindo opostos, Ártemis engravida e dá a luz a Gilberto. O que era para ser felicidade, passa-se a tormento porque Rafael fica ainda mais ciumento e piora seu quadro geral. Mesmo assim, depois de dois anos, nasce Lisandra, onde a bebê consegue atingir o coração paterno.

Tudo parecia "normal" para a família Ferguson com Rafael sempre viajando muito a negócios. com Lisandra iniciando mudanças bruscas de temperamento, onde em um momento ficava triste e agressiva em outro e Gilberto sempre fechado em si mesmo e sem apresentar qualquer sentimento em relação a irmã até o protagonista contrair hanseníase.

A partir de então, o leitor acompanha a luta de Rafael com a doença, sua ia para o sanatório, os bastidores espirituais das questões e o sofrimento e a fé de Ártemis. Além disso, Lisandra iniciava sua fase problemática e também o processo de alienação auto-obsessiva. Ou seja: Temos Ártemis com duas situações complicadas na família, onde existe enfermidades físicos e mentais e tendo na fé o seu único suporte.

O livro também discorre sobre a simbiose entre os membros da família, as consequências da obsessão e auto obsessão, como Rafael convivia com a sua doença incurável e as provas e expiações de todos os envolvimentos.

As partes espirituais estão ao longo de toda a narrativa, principalmente nas partes com Ártemis e o começar de abrir de olhos espirituais de Rafael.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, sendo necessário parar em alguns momentos para reflexões.

Como sempre a dupla Divaldo e Manoel foi incrível. Colocar o assunto obsessão em formato de romance ficou incrível e mega entendível. Para quem gosta do assunto é uma ótima pedida.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/10/28/tramas-do-destino-divaldo-pereira-franco/

Milton Leite 21/01/2010

Meu terceiro livro de Divaldo...
Tramas do destino tocou muito meu espirito...quando espiritos tramam sob nossa propria vida, e despercebidos ou descrente dessas verdades, quase sempre achamos que o que aconteceu foi obra do destino, e as vezes nada eh como se parece ser; como o homem trama contra ou a favor de seus semelhantes, o mesmo se acontece com espiritos que por problemas dessa ou de outras vida lancam suas taticas, tecnicas e sutilezas para tramar, prejudicar ou levar ao desespero, a loucura ou mesmo ao suicidido das sua vitimas.-

Jesus nos deixou essa maxima:"Orai e vigiai" -

Por mimnha parte digo:Quem viver vera...uma vezes que ninguem morre,todos enfim verao o que a van filosofia nao consegue explicar.(grifo meu)