Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

broona 25/12/2023

Aquela nostalgia da infância no natal ????
Esse ano resolvi deixar o Grinch descansar um pouco a sua beleza pra dar espaço pra Matilda me fazer companhia nessa história linda e fofa sobre amizade, mas, sobretudo, sobre a família que nos é dada e aquela que escolhemos para nós.

sempre me identifiquei muito com a curiosidade dela pelo mundo e talvez ela seja, ao lado da Penélope do Castelo Rá Tim Bum, um dos meus primeiros ícones fashion na infância.

bom demais lembrar que histórias simples e bonitas como essa, em grande medida, moldaram uma parte de mim.

te amo Matilda, e sua fitinha no cabelo ?.

Alle_Marques 24/12/2023

“Viajou pelo mundo todo, sentada em seu quartinho, numa cidadezinha inglesa.”
...
[...] Às vezes encontramos pais que seguem a linha oposta e não demonstram nenhum interesse pelos filhos, e esses são muito piores do que os babões. O sr. e a sra. Losna eram pais desse tipo. Tinham um filho chamado Michael e uma filha chamada Matilda, e tratavam Matilda, particularmente, como se ela fosse uma casca de ferida. Casca de ferida a gente tem que aguentar por algum tempo, até chegar a hora de livrar-se dela e jogá-la fora. O sr. e a sra. Losna não viam a hora de livrar–se da filha e jogá-la longe, de preferência em outro Estado ou em algum lugar ainda mais distante. [...]
...
Bem mais simples, raso e superficial do que imaginei que seria, pelo menos considerado os filmes e as formas como eles abordam os temas, mas levando em conta o público alvo e o estilo, único e já consagrado, do Roald Dahl, seria injusto da minha parte desmerecer a obra por causa disso, é um livro infantil e como um livro infantil ele funciona, cumpre seu papel, é uma leitura divertido, fluida e agradável.

É uma sensação sem igual ver de onde veio, a origem, de uma personagem que marcou minha infância, e a de tantos outros, dessa forma, Matilda é uma criança e isso por si só já é o suficiente para lhe garantir, assim como todas as crianças, os títulos de esperta, vivaz, energética, criativa, talentosa e cheia de potencial (mesmo que seus pais não reconheçam nada disso), mas ela ainda tem o diferencial, as peculiaridades – como a inteligência fora do comum e os poderes –, tudo contribui para tornar nossa protagonista título tão memorável e cativante, mas não que ela seja a única, o livro está cheio de personagens e todos contribuem de alguma forma, da professora, a srta. Mel (ou Senhorita Honey como conhecemos do filme), essa objeto de grande afeição dos leitores e alunos, justamente por seu jeito e personalidade tão afetuosa e gentil, aos amigos e até mesmo os vilões e antagonistas, esse últimos mais caricatos, mas ainda assim, marcantes, como a horrenda e ameaçadora sra. Taurino (ou Diretora Trunchbull) e os negligentes e hostis pais da Matilda.

Apesar de estarmos diante de uma história regada à assuntos pesados, como a explicita violência psicológica que a Matilda, e outras crianças, sofrem, especialmente nas mãos da diretora da escola, Dahl ainda conseguiu conduzir sua trama por caminhos mais tranquilos, usando da criatividade, inteligência e humor de sua protagonista para manter a obra leve, interessante e divertida, além de reforçar para os leitores a mensagem que, mesmo em situações hostis e desaforáveis, devemos abraçar nossas peculiaridades, conservar nossas amizades e fazer o que for necessário para não permitir que os outros conduzam nossas vidas por caminhos nocivos.
...
[...] De repente, devagarinho, uma sensação estranha começou a invadir Matilda. A sensação localizava–se principalmente nos olhos. Uma espécie de eletricidade parecia estar se juntando dentro deles. Um poder inesperado formava-se naqueles seus olhos, uma sensação de grande força instalava-se profundamente dentro dos olhos castanhos de Matilda. Mas havia também uma sensação diferente, que ela não conseguia entender. Era como se fossem raios. Pequenos feixes de luz pareciam estar saindo de seus olhos. Suas pupilas começaram a esquentar, como se uma energia enorme estivesse se acumulando dentro delas. A sensação era impressionante. [...]
3° Livro de 2023, 4ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

leaoliterario 18/12/2023

"Por ser muito pequena e muito jovem, o único poder que Matilda tinha sobre os membros da sua família era o poder da mente."

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2023

Os pais de Matilda são muito chatos e não gostam na nada que ela leia livros ,ela é uma menina muito criativa e inteligente apesar de esperta tinha muitos problemas e os seus pais não cansavam de assistir televisão

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578272418

ddavi 14/12/2023

??
é triste pensar que mesmo depois de mais de 30 anos do lançamento do livro, ainda existam crianças que estão na mesma situacao da Matilda, com pais descuidados, que não dão a mínima para o filho, ou como a srta. Mel, com uma relação abusiva, sem nenhum amparo. a melhor parte do livro com certeza é quando a srta. Mel explica pra Matilda o porquê dela morar naquele lugar precário e a dó da menina se torna admiração

Karol Garnier 13/12/2023

Igualzinho ao filme
Já vi o filme incontáveis vezes, mas sempre quis ler o livro porque a história é muito legal. E a leitura foi deliciosa. Fácil, encantadora, empolgante. Um livrinho excelente pra sair de uma ressaca literária e ler sem ter que pensar muito.

Fran 07/12/2023

Doce Nostalgia!
Que delícia foi o reencontro com esses personagens e essa história agora em outro formato. Se você assim como eu, cresceu nos anos 90 deve ter assistido algumas sessões da tarde da Matilda. E vai se encantar novamente ao agora ler essa história que inspirou o filme. É emocionante!

Agora se você não conhece o filme, aconselho a ler o livro e se encantar com a história original. Afinal a leitura é fluída, leve e encantadora. Com aquele toque mágico e absurdo de Roald Dahl. Apesar de falar sobre abuso infantil, alienação parental e assuntos pesados, o autor consegue abordar tudo isso de forma a criar empatia, e passar uma mensagem positiva de superação. E sem deixar a história densa e triste.

Após devorar as páginas, você poderá assitir ao filme, que também é mágico e que cativou uma geração inteira! O importante é não deixar essa história morrer! E essa edição da Galera Record, com a capa ilustrada pela maravilhosa Isadora Zeferino está sensacional e muito fofa! ??????

yasmine 03/12/2023

Uma história atemporal, leve e belíssima. Sempre gostei de livros infantis por conter níveis de profundidade que entendemos somente depois de crescidos, e esse não é exceção.

Carola 03/12/2023

Matilda sempre em meu coração
Eu amo Matilda. O filme fez e faz parte da minha história. O livro é perfeito. Escrita inteligente e cheia de críticas. Indico demais para crianças de todas as idades ??

Nadia.Kamui 02/12/2023

Toda criança deveria ler!
Matilda é uma menina inteligente, esperta, criativa e bastante madura para a sua idade! E é justamente isso que me cativa a gostar tanto dela!

Tiveram cenas no livro que me fizeram falta ( tanto no musical, quanto no filme ), mas continua sendo sensacional da mesma forma.

Se em algum momento, eu trabalhar com crianças menores, adoraria trazer ?Matilda? para a sala de aula!

Ron 28/11/2023

Lindinho
Eu amo a escrita do Roald Dahl, eu ainda prefiro o musical, mas o livro não fica muito atrás.

O Musical > O Livro > O Filme

Sorry Not Sorry

Jessica 27/11/2023

Amei!
Fiz a leitura com a minha turma pois sou professora e as crianças assim como eu amamos a leitura. Indico para as crianças!

m4riafl 23/11/2023

Muito fofo e tbm muito nostálgico. Eu era obcecada pelo filme quando eu era pequena, então foi muito bom ler o livro. Ele é bem curto e gostoso de ler, virou meu livro de conforto

charlie54 11/11/2023

Foi tão bom quanto o filme! Esse foi meu livro favorito de Roald Dahl até agora, e acho que ele é um ode crianças neurodivergentes. É uma leitura muito rápida e muito gostosa, tem toda uma sensação "whimsical" e reconfortante.

Maria6367 04/11/2023

Matilda ???
Que leitura surpreendente.
Eu comprei esse livro para minha irmã de 11 anos e ela me pediu para ler e eu nunca imaginei que gostaria tanto de um livro infantil como eu gostei desse.
Que livro lindo, que leitura leve, divertida e muito fluída. Super recomendo que vocês comprem essa edição porque ela é impecável.
Os plots dessa história são ótimos e a srta. Mel e a Matilda tem meu coração.
As habilidades da matilda são realmente surpreendentes e é lindo ver a relação que ela constrói com a professora.
Falando em relações, eu nunca senti tanto ódio como eu senti dos pais da Matilda e da Taurino, que pessoas asquerosas.
Eu super recomendo Matilda para qualquer pessoa que esteja a procura de um bom livro, ele pode parecer bobo mas eu te garanto que vai te trazer alguma aprendizagem.
É isso e até a próxima! ????