Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Juh 21/05/2023

Lindo
Sério que leitura incrível e adorável! Escrita excelente, os capítulos não são grandes e são divertidos de ler, leitura obrigatória para todas as idades!

Jason925 13/05/2023

Maravilhoso
Como os filmes esse livro tb é perfeito, a história é incrível, personagens são muito fofos e a escrita é muito boa

William 12/05/2023

Interessante
Interessante ler o livro após ter visto o filme várias vezes na sessão da tarde, então o livro traz a tona uma nostalgia legal que domina toda a leitura.
Li com o intuito de apresentá-lo a crianças e/ou pré adolescentes porém em alguns aspectos envelheceu mal, a forma como a violência é tratada hoje não aceita a forma como é demonstrada explicitamente no decorrer do livro. Sim, o mundo hoje é muito chato e não sei até onde o livro teria espaço para adolescentes e crianças, é algo que teria que ser analisado mais a fundo.
É mais um clássico de Dahl, que gerou tantas obras cinematográficas décadas atrás e que seu sucesso tem um porque, de fato.
Como quebra entre leituras, foi de certa forma excepcional para o momento em que estava após a leitura de um calhamaço.
E novamente retorno a nostalgia, quem assistiu ao filme durante a infância, vai amar.

Maria Fernanda 12/05/2023

Matilda
Meu amorzinho, a filha que eu queria ter. Mesmo sabendo que nunca vou ter uma assim. Matilda é um dos meus filmes favoritos, se brincar o favorito, já vi diversas vezes. Mesmo assim, amei ler, foi tão mágico como assistir.

Nado 10/05/2023

Obra do autor Roald Dahl e publicado em 1988, que conta a história de uma menina muito inteligente chamada Matilda, que descobre poderes telecinéticos e enfrenta a tirania de seus pais e da diretora da escola.
A garotinha aprende a ler sozinha aos quatro anos e se torna uma leitora voraz. Seus pais não valorizam sua inteligência e passam a ignorá-la, dedicando todo o seu tempo e atenção ao irmão mais velho da criança.
Quando começa a frequentar a escola, se depara com a diretora, a terrível Sra. Taurino, que é conhecida por suas punições cruéis e desumanas. Contudo, Matilda não se intimida e usa seus poderes telecinéticos para se defender e proteger seus amigos.
O livro é considerado um conto de fadas moderno, com personagens cativantes e uma história divertida e emocionante. A escrita de Roald Dahl é simples e eficaz, conseguindo criar um mundo fantástico e envolvente que prende a atenção do leitor do início ao fim.
Além disso, é uma história inspiradora para crianças e adultos, mostrando que a inteligência e a coragem são poderosas armas contra a injustiça e a opressão. Entretanto, não considero um livro que pode ser apreciado por pessoas de todas as idades. Apesar da indicação infantil, alguns comportamentos no livro são violentos e a própria protagonista faz algumas travessuras questionáveis. Caso for entregue para uma criança ler, talvez seria interessante o acompanhamento de um adulto.

karolinekelly 06/05/2023

Recomendo demais
Li super rapidinho, foi uma leitura maravilhosa e descomplicada, além de ter seus pontos de reflexões, gostei muito.

Mi 05/05/2023

Legal!
O livro é bem legal e divertido!
Achei legal também ver outros livros que a Matilda leu.

No geral eu só achei meio agressiva a linguagem dos pais, da professora para um livro que é infantil.

estela 01/05/2023

Um livro muito bom, levinho e rápido de ler!!!!

tem umas ilustrações muito lindas!!!!!!!! uma leitura bem rapidinha

Arthur528 29/04/2023

Leitura Levinha !
Otimo livro
Adorei a escrita dele , achei super fluida!
Ja conhecia a historia , pois cresci com o filme , mas ler o livro é uma experiência maravilhosa, ja que a historia é mais aprofundada
Adorei o livro!

Maria 28/04/2023

Matilda
Esse livro é praticamente igual o filme é muito legal e recomendo muito á Maria Clara Lucena da Rocha Melo por que ela gosta desse tipo de livro.

Lara.Antonella 19/04/2023

O livro é muito bom. Quero dizer, quem não gosta da história da garotinha superdotada que tem superpoderes? Realmente um clássico ;) E achei muito confortante também, porque me vejo muito na Matilda e passo por várias situações parecidas (é tipo aquela frase do filme: ?Estes livros deram a Matilda uma mensagem de conforto e esperança; você não está sozinha.?), tenho quase ctz q se vc tem problemas com sua família ou coisas relacionadas vc tb irá encontrar bastante conforto neste livro ;). Só não gostei que tiveram coisas que foram resolvidas muito rapidamente, e coisas que poderiam ter sido melhor aprofundadas/explicadas.

ysa97s 17/04/2023

5/5 ??
Um livro fácil, com uma narrativa incrível! A história toda é idêntica a adaptação, porém do meio para o final, acho que para aumentar o tempo afim de encaixar no tempo se filme, algumas coisas são bem diferentes e eu gosto de ambas as formas.

Evellyn @2.beijos 16/04/2023

Muito fofo
Eu amo livros infantis, acho de uma doçura... Matilda é muito fofo, mas senti que faltou ser um pouquinho mais crível, o filme me conquistou mais. Mesmo assim recomendo muito a leitura ?