O Rei da Vela

O Rei da Vela Oswald de Andrade

Resenhas - O Rei da Vela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Madeirao. 14/04/2024

O rei da vela, e do capital
O rei da vela consiste numa peça teatral de Oswald de Andrade, acerca da crise econômica brasileira, com o declínio da exportação cafeeira.

O personagem principal, Abelardo I, é um agiota e dono de uma fábrica de velas, que nos é apresentado todo tempo como um tirano cobrador de impostos enormes sobre seus empréstimos. Junto de Abelardo II, seu "sócio", ambos irão destruir inúmeras vidas, apenas com a visão de acumular mais capital.

Além disso, vemos a Heloísa de Lesbos, herdeira de uma família aristocrata brasileira. Abelardo I casa com Heloísa, visando apenas o seu nome, e Heloísa casa com Abelardo, visando seu dinheiro, considerando a falência de sua família em decorrência da crise.

Em suma, O rei da vela consiste numa crítica de Oswald a respeito do capitalismo, e das relações de poder dentro da nossa sociedade. Em diversos momentos, nos deparamos com puros diálogos pautados na aquisição de mais poder e dinheiro, especialmente com o personagem "O Americano", com falas resumidas em "Good Business".

O livro em diversas vezes é muito confuso, com uma leitura bem difícil, além de extremamente entediante, porém, ainda é muito válida sua leitura, especialmente para vestibulares e ENEM.

TalesVR 20/03/2024

Nada mudou
O Rei da Vela é uma peça que ficou esquecida por 34 anos até que aleatoriamente alguém achou um livrinho sujo jogado de canto e leu. O ano era 1967 e o contexto foi perfeito para o resgate da obra. Em plena ditadura, que no ano seguinte baixaria o AI-5 dando início aos anos de chumbo, os militares não sentiram confiança para censurar uma crítica que sabiam que estava sendo feita para eles em forma de Teatro. O autor era o Oswald de Andrade, ícone do modernismo, da geração de 22, que tinha escrito a peça na década de 30, foi até um susto generalizado de todos os lados perceber que as coisas estavam do mesmíssimo jeito. Zé Celso conta que na estreia da encenação o silêncio foi assustador e agoniante, ninguém esboçou uma reação sequer por um tempo após o fim; foi preciso que os críticos nos jornais dessem um encorajamento para que as pessoas sentissem que podiam gostar.

Giovana647 17/02/2024

O REI DA VELA
Conteúdo do livro é incrível, amei mesmo. Todas as críticas muito bem construídas. Bom, é um clássico. Só dou 3,5 porque não gosto muito do tomato dele, teatro escrito.

Gabriela2968 13/02/2024

Não apreciei
Relevante para o momento, mas não foi uma leitura particularmente gostosa. Acredito que assistindo uma montagem a obra poderia ganhar um novo brilho. Não recomendo para divertimento, apenas para estudo. O segundo ato é o momento mais envolvente.

Freddy Bacus 03/02/2024

O rei da vela
Antropofagia!
Antropófago!
Icônico, clássico, surreal...
Uma puta peça, um baita texto, um negócio fenomenal... A resposta e os segredos estão nos clássicos, e O rei da vela, é, por baixo, clássico e histórico, pitoresco, enorme. Oswald faz as críticas que precisa, traz a política dele e da época, os movimentos modernistas e antropofagicos, tudo o que o momento e a arte pedia, principalmente as artes cênicas... Me arrepia só de pensar que isso foi apresentado ao mundo por ninguém menos que Zé Celso, o que deixa épicamente mais forte. Essa dramaturgia é surreal, é descontraída, é séria, é cética, engraçada e no mínimo megalomaníaca, ou seja, tudo de bom. Enquadraria muitas falas e muitas passagens desse livro.
Por favor, leiam!
Não vejo a hora de trabalhar com esse texto, de criar em cima disso, quero muito trazer essas emoções para palco, para o corpo e para as artes do movimento...
"Sendo Rei da vela, banquei o Rei do fósforo"

Carolina Del Puppo 05/01/2024

Literatura cáustica
Nem de longe eu pensei que eu fosse gostar, já comecei o livro achando que seria enfadonho e chato, principalmente por seu tema, seu tempo e seu autor, sim preconceitos, mas não poderia estar mais errada, pois ao contrário das expectativas eu me deparei com uma obra divertida, inteligente e extremamente relevante.
Vale a pena sair da zona de conforto e fazer algo que você não faria ou a princípio não quer fazer de jeito nenhum, vale a pena dar uma chance aos territórios desconhecidos que vão necessitar do nosso esforço para acompanhar os raciocínios. Ter paciência é realmente uma virtude!

arthur966 16/11/2023

Imagine se vocês que escrevem fossem independentes! seria o dilúvio! A subversão total. o dinheiro só é útil nas mãos dos que não têm talento. vocês escritores, artistas, precisam ser mantidos pela sociedade na mais dura e permanente miséria! para servirem como bons lacaios, obedientes e prestimosos. é a vossa função social!

bibioslivrosecia 10/11/2023

O Rei da Vela
O texto exala o estilo de Oswald de Andrade e a irreverência típica dos inauguradores do Modernismo brasileiro, o que já me fez apreciar a leitura desde o início. É uma peça polêmica para alguns, mas bastante cirúrgica em suas críticas e ironias, como toda boa sátira deve ser; cheio de referências, é um livro para ser lido com certa calma, para perceber os mínimos detalhes que deixam essa obra teatral ainda mais interessante.
Analisando os aspectos técnicos e estilísticos tradicionais do gênero dramático, não preciso nem dizer que é uma peça extremamente inovadora tanto para a época que foi escrita quanto para a data da primeira encenação. Momentos em que o distanciamento/estranhamento de Brecht é utilizado e até mesmo referência a Freud são elementos muito peculiares que certamente merecem destaque especial nesse resenha, dentre outras diversas similaridades que podemos encontrar com vanguardas europeias. Algo que me chamou muito a atenção foi como os personagens são tipos, representando cada um uma classe social e as contradições inerentes a ela, e a maneira ácida e realista como foram introduzidos os problemas sociais: desigualdade social, concentração de renda e fundiária, racismo, machismo e homofobia e a visão das elites sobre estes.
Em suma, é uma obra atemporal, visto que todas as problemáticas nele abordadas ainda estão presentes na sociedade atual, e extremamente necessária, pois "coloca o dedo na ferida." Com certeza uma leitura que recomendo a todos que incluam em sua lista de "livros para ler antes de morrer."

Isabela.Felizardo 31/10/2023

O rei da vela
Honestamente, quando eu terminei o livro eu pensei em dar duas estrelas. mas aí percebi que na verdade eu não tinha entendido nada da peça, então resolvi assistir um vídeo no YouTube e, a partir dele, eu consegui processar toda a critica e as características da obra. porém, não dou mais que 3.5 estrelas por que não gostei da escrita, acho que o gênero teatral não é pro meu gosto, mesmo sendo uma ótima história.

portgasfav 30/09/2023

Foi o primeiro livro de teatro que eu li e gostei bastante. ele é bem didático e fácil de ler e tem ótimas críticas sociais e políticas. o ato 1 e 3 são incríveis, mas o 2 é meio chatinho. gostei bastante

Sophia.DaAvila 27/09/2023

Perfeito
AAAAHHHHHHHHHHHHH
Que livro lindo, maravilhosos, perfeito.
o primeiro que que eu li nesse formato, ganhou meu coração.

mandaaaa 22/09/2023

Fichamento de O rei da vela
O rei da vela é um teatro escrito por Oswald de Andrade, em 1937, e reproduzido pela Oficina de São Paulo, em 1967. Trata-se de uma peça dividida em 3 atos que manifestam críticas sobre o capitalismo e as relações do Brasil na geopolítica mundial. Portanto, ela se enquadrada no marco do modernismo e do tropicalismo.
Existe um agiota interessado na ascensão social em um casamento com uma aristocrata que queria reverter sua decadência econômica. Porém a interferência acontece quando um estrangeiro chega na história.
É um livro fácil de ler, acredito que alcance vários públicos. Nunca havia tido a oportunidade de ler uma peça, foi uma experiência até que legal, mas não fez meu tipo.

isisarsilv 17/09/2023

Que loucura cara
Sinceramente, isso aqui foi foda demais, não estava esperando tudo isso, foi a primeira peça de teatro que eu li, e realmente me surpreendi

1 | 2 | 3 | 4 | 5