A Guerra Suja

A Guerra Suja Mario Puzo

Resenhas - A Guerra Suja

Lucas.Rocha 09/06/2023

Um coração devastado
Neste que é o primeiro romance de Mario Puzo, publicado em 1955, nessa edição da editora Record, a trama é ambientada no pós-guerra, o livro retrata uma Alemanha devastada pela Segunda Guerra Mundial e explora o convívio entre os americanos, vencedores, e os alemães, perdedores. A narrativa é brutal, porém sem exageros, revelando o talento do autor em criar uma atmosfera intensa. A criação de personagens é um dos pontos fortes do livro, assim como os diálogos breves, mas profundos. Através desses elementos, Puzo constrói um retrato autêntico e complexo dos protagonistas, mergulhando nos seus dilemas e questionamentos. Esses traços narrativos já indicam o talento do autor que, mais tarde, se consagraria com "O Poderoso Chefão" em 1969.

Comparando as duas obras, percebe-se uma evolução no estilo de Puzo. Enquanto, aqui ele nos apresenta uma narrativa eficiente, mas não excepcional, às vezes maçante. Em "O Poderoso Chefão" ele se destaca pelo refinamento e pela maestria com que cria ambientes e detalhes visuais, diálogos e reviravoltas. Além disso, ambos os livros mantêm um constante clima de suspense e mistério, características marcantes na escrita de Puzo.

A trama deste livro apresenta um final inesperado, revelando como a brutalidade da guerra transforma o protagonista em um indivíduo frio e odioso. Além disso, a obra aborda aspectos históricos importantes ao retratar a Alemanha pós-guerra. No entanto, embora seja uma história interessante, ela não atinge o status de clássico como "O Poderoso Chefão".
Em suma, é um livro sólido, com uma trama bem construída e personagens cativantes. Apesar de não alcançar a mesma grandiosidade de um clássico, a obra demonstra o talento de Mario Puzo para criar histórias envolventes, repletas de detalhes visuais e tensão constante.

Newstein 19/01/2010

A Guerra Suja
A Guerra Suja (The Dark Arena) de Mário Puzo é o primeiro livro do autor que mais tarde ganhou fama mundo afora com a publicação de livros que tratavam sobre a Máfia, temos entre eles, o mais conhecido: O Poderoso Chefão que foi adaptado para o cinema e que na minha opinião, um dos melhores filmes produzidos até hoje. Bem, mas não é de do O Poderoso Chefão que vamos falar.
O livro – A Guerra Suja, não é lá essas coisas para quem está acostumado com outros livros dele (Mario Puzo), mas pode-se observar desde esse primeiro livro que o assunto jogatina, personagens alheios à sociedade e metidos em atividades escusas predominam o foco da narrativa. Esse livro não fala propriamente da 2ª Guerra Mundial, mas do pós-guerra, onde a Alemanha já sob os domínios de ocupação do governo norte-americano.

O personagem principal Walter Mosca, soldado norte-americano que após o fim da guerra e depois de ter visitado sua família, decide retornar à Alemanha devastada e dominada pelos escombros e pelo mercado negro para reencontrar um garota alemã onde tinha tido um caso durante o período de guerra, o que não é nenhuma exceção, onde praticamente todos os soldados mantinham uma vida promíscua com as garotas alemães e que só conseguiam se casar com autorização do governo americano.

As regalias deste período eram adquiridas por quem era do exército e a moeda de troca eram cigarros. Remédios, coca-cola, chocolate, eram as mercadorias que eram almejadas por todos, mas os alemães à duras penas ficavam excluídos do acesso, pagando inclusive com sua vida.
O desencadear da estória não poderia ter sido melhor, para quem gosta de acontecimentos previssíveis, este livro vem de contra-mão, a narrativa é do tipo de estórias da vida real, onde os fatos não podem ser alterados para criar um final feliz e serve para termos ideia de que a 2ª grande guerra não destruiu somente vidas e sonhos dos grandes perseguidos, mas também dos que de forma indireta se viram atingidos por ela.

Auro 19/09/2012

Não gostei.Abandonei o livro na metade .Rsrs que vergonha né abandonar um livro, mas acontece e aconteceu comigo,queria ler o livro até o fim pois li alguns livros de mario puzo e sei que ele não decepciona ninguém, mas esse livro estava sem emoção,acho que foi uma fase difícil para puzo.O personagem principal é um chato.

Fogui 26/08/2015

A Guerra Suja - Mario Puzo
Título original: The Dark Arena
Título: A Guerra Suja
Autor: Mario Puzo
Tradução: Áurea Weissenberg
Editora: Record
Ano: 1955
Comprar: Infelizmente só nos sebos.

Resenha:

Este é o primeiro livro de Mario Puzo, para quem está costumado com O Poderoso Chefão, pode não gostar de A Guerra Suja. Particularmente adoro. Acho o livro um relato fiel de uma Alemanha devastada e subjugada pelos americanos após a derrota na Segunda Guerra Mundial.

A obra conta a história de Walter, jovem soldado americano, que se alista ao exercício com o idealismo de combater o nazismo que oprimia os judeus. Infelizmente, ele logo foi corrompido pelos horrores da Guerra. É assim se tornando um homem sem escrúpulos, frio e que gosta de matar.

Com o fim da Guerra ele volta pra casa, mas não consegue se adaptar ao seu antigo estilo de vida americano. A família e a noiva o sufocam, para fugir desta prisão que se tornou seu próprio país, ele volta para Alemanha. E encontra uma Alemanha devastadas e sua amante alemã que havia deixado grávida....

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/a-guerra-suja-mario-puzo.html

Momentos da Fogui 24/10/2016