O Texto na Sala de Aula

O Texto na Sala de Aula João Wanderley Geraldi

Resenhas - O Texto na Sala de Aula

Tauana Mariana 11/04/2013

Livro chatinho de ler
Livrinho chatinho de ler.

Trata da importância da leitura e da escrita para os alunos, argumentando o porquê de os alunos lerem pouco e escreverem mal. Reflete sobre a leitura e a produção literária obrigatória na escola, o que tiraria o prazer do aluno, pois este realizaria tais atividades por obrigação, visando, apenas, a aprovação na disciplina e a conquista de uma boa nota. Assim, o aluno escreveria aquilo que supõe que o professor queira ler.

O livro debate o dilema do professor, pois deve avaliar e ensinar seus alunos, ao passo que também deve transformar a leitura e a escrita em algo prazeirozo, e não apenas uma obrigação. Talvez um dos maiores fatores que atrapalham tal tarefa, seja os baixos salários e a falta de tempo do professor. Desta forma, o professor propõe, geralmente, aos seus alunos, clássicos literários e livros "antigos". Não que a leitura dos clássicos não seja importante, no entanto, sem tempo e sem recursos, o professor não consegue se atualizar e oferecer para a turma, uma leitura que lhe agrade. A falta de tempo também acarreta a homogeneização da leitura, pois sem tempo para corrigir resenhas diferentes e conhecer livros diferentes, o professor propõe a leitura de uma única obra, da qual já possui familiaridade.

MarciaCannecchia 17/01/2020minha estante
Gostei da análise. Preciso ler para o concurso que farei. Uma bela surpresa em saber que defende algumas teses q eu tb defendendo, rs...

linne 24/09/2021

Gostei!
Nem parece que a obra foi publicada pela primeira vez há tantos anos, já que a educação brasileira enfrenta os mesmos problemas até hoje. Os textos trazem muita reflexão.
Ótima leitura!

taizucoly 12/05/2023

Imprescindível
Leitura rápida e fluida, o autor cita muitos exemplos de ensino em sala de aula. é muito interessante para coletar inspirações para levar à escola

Eduarda Duarte 01/04/2021

O texto na sala de aula, org. João Wanderley Geraldi
Essa obra é um compilado de vários estudiosos e teóricos da área da educação sobre o fazer em sala de aula. Reúne trechos muito interessantes sobre fatos simples do dia a dia. E mesmo antigo, de 1984, ainda corresponde com a realidade da educação brasileira defasada.

Elias.Fernando 07/05/2021

Aprender a ensinar
Na contramão do ensino tradicional o livro O Texto Na Sala De Aula traz diversos professores para debater o ensino de línguas nas escolas. Quem tem interesse em conhecer formas de ensinar gramática, produção de texto e leitura nas aulas de português pode começar por esse livro.

Lahlavrac 04/02/2024

O Texto na Sala de Aula: reflexões sobre o Ensino de Língua Portuguesa e o papel do aluno na Produção Textual
A obra O Texto na Sala de Aula, organizada por João Wanderley Geraldi, publicada pela Ática em 2006, foca no papel do texto no processo de ensino da língua portuguesa, abordando temas como o ensino, a leitura na escola e o papel do aluno como produtor de textos.

A estrutura da obra é composta por quatro partes, cada uma contendo textos de diversos autores, todos relacionados ao tema central do livro. A primeira parte discute os fundamentos do ensino do português, a segunda aborda as práticas de ensino em sala de aula, a terceira dedica-se a reflexões sobre a leitura na escola, e a última parte trata das questões em torno da produção de textos nas escolas.

Os textos incluem artigos de várias autorias, incluindo o próprio organizador da obra, que abordam a problemática do ensino de língua portuguesa e a utilização do texto nesse processo.

O autor destaca alguns conceitos fundamentais, como a necessidade de ensinar o português padrão na escola, a aprendizagem decorrente do uso real da língua pelos falantes e a importância de centrar o ensino de língua portuguesa em três práticas: leitura de textos, produção de textos e análise linguística. Ele ressalta também a interconexão entre literatura e língua, destacando que estudar uma implica estudar a outra.

As conclusões do autor enfatizam a importância de reintroduzir o prazer na leitura na escola e destaca o compromisso político do ensino de língua portuguesa em proporcionar o domínio da variedade padrão, sem anular o sujeito, mas respeitando sua linguagem e seu mundo.

O percurso reflexivo proposto pela obra busca repensar o ensino de língua portuguesa considerando o aluno como sujeito falante da língua. Questiona-se o caráter artificial da língua no ensino, enfatizando que o aluno não deve ser apenas um repetidor, mas um sujeito com suas próprias impressões e interesses na relação com a leitura e escrita. Propõe-se o uso da leitura e da produção como ferramentas essenciais, partindo de estratégias que proporcionem aos alunos não apenas a aquisição de normas gramaticais, mas também a fruição da língua de maneira significativa, indo além dos moldes tradicionais.

Nota: 6,75.

Desirre2 19/08/2019

Excelentes propostas de prática em sala.