Login
Livros | Autores | Editoras | Grupos | Trocas | Cortesias

Merece Confiança o Novo Testamento?

Provas evidências dos documentos neotestamentários

F. F. Bruce
Resenhas
Recentes

Lucio 25/03/2010

Sim, merece.
Bom, esse livro foi me dito como um clássico. Levando em conta que o termo clássico possui uma conotação adjetiva positiva, tive o prazer de lê-lo, como exigência de meu curso. E concordo, é um clássico.

Em questão de credibilidade histórica, o livro fundamenta muito bem o credo ortodoxo de que os relatos são plenamente dignos de confiança. Há uma boa quantidade de citações, que conferem uma certa credibilidade, ao menos no sentido de mostrar que o autor fez uma bela pesquisa. Há citações integrais também dos escritores antigos.
A grande contribuição está na resolução de paradoxos textuais e dificuldades bíblicas concernente aos fatos. Aprendi também os conceitos de Crítica da Fonte e Crítica da Forma.
O ponto fraco, ao meu ver foi a discussão da canonização do Novo Testamento, que não foi tão conclusiva quanto às propostas dos outros capítulos. A questão dos milagres também deixaram a desejar, apesar de Bruce ter feito algumas ponderações interessantes sobre o assunto.

Enfim, um clássico!

Publicidade

logo skoob beta
"Rede Social Brasileira conquista os internautas"

30 Giga