ALYS - ELEMENTO ALPHA

ALYS - ELEMENTO ALPHA Priscila Gonçalves

Resenhas - Alys

Johnkeller 27/03/2018

Alys - Elemento Alpha (resenha/comentário )
Que o construtor revele o melhor de cada um.
Alys foi a minha primeira leitura deste ano. ( comecei muito bem)
Confesso que por ter lido o primeiro capítulo muito antes de o livro ter sido lançado, minhas espectativas estavam bem altas quanto ao rumo que a história iria tomar.
A cada capítulo, sofria querendo ler mais e mais. (Sofria porque faltava um pouco de tempo para ler)
A personagem é extremamente bem construída e muito bem centralizada na trama.
Os detalhes da ambientação facilita a imaginação do leitor.
Em alguns momentos shipei alguns personagens.
Ri muito em alguns momentos com as loucuras de Alys.
Cheguei a questionala quanto ao fato de ela sempre reclamar de outros ouvirem conversas atrás de portas etc... e no fim fazer o mesmo ao fingir estar dormindo etc..
Estou ansioso para ler o segundo volume, porque esse livro é fodastico.

*Negativos (apenas opinião)*

Alguns pequenos erros. ( quais não interferem na leitura ou entendimento da história)
Na diagramação algumas discrepâncias. (Também sem interferência no geral)

*Classificação pessoal*

Capa nota 8 ( a ilustração frontal é muito boa, porém não atingem orelhas, lombada e contra capa. O que considero ser muito legal em uma capa.

Classifico o livro no skoob com.  4,5 estrelas. (não 5 pq acredito que a perfeição ainda está por vir)

Nota que dou ao livro: 10/10 ( sim. 10/10 sem exageros. É muito bom)

Top 20 do ano 2018 ( por enquanto )

1- Antologia de Drummond
2- Alys - Elemento Alpha
3- Guerra das raças - A caça aos desertores

Faby 21/11/2017

Uma super fantasia
Alys era uma garota normal vivendo em um mundo futurístico, compartilhado por humanos e seres mágicos. Guiado pelas normas dos novos metais descobertos que modificaram o mundo e as pessoas tornando-os ainda mais poderosos e singulares, ela era cercada por um cuidado exagerado do seu pai, não podia sair muito de casa e só contava com a distração de amizade do seu amigo Kyer. Ela nunca entendeu ou aceitou essa super proteção, mas como perdeu a mãe ao nascer, Alys acreditava que o seu pai tinha medo de perdê-la como perdeu sua mãe, por isso mesmo não aceitando ela sempre amou o pai mais que tudo.

Até que um dia Alys recebe autorização para sair de casa, acompanhada, é claro, do seu melhor e único amigo, e mesmo com todas as regras que ela teria que seguir, se sente animada por poder conhecer outros lugares.

Essa saída vai mudar toda a vida de Alys e a forma como ela a conhecia, pois ao despertar um poderoso metal, sonhos estranhos que pareciam persegui-la desde sempre mostram-se bem reais, e Alys desperta a sua magia e o conhecimento de que é o elemento Alpha citado em uma poderosa profecia que fala sobre o fim de toda a magia.

“Chegará um dia, depois de muitos milênios em completa escuridão, que as chaves para a magia da terra surgirão. Nascerão duas crianças de longas linhagens de magos. Um Elemental, dotado da capacidade de liberar os metais adormecidos (...) Caso não tenha compreendido, a Elemental é você Alys.” p. 125
Por outro lado, Alys nunca soube de nada disso, e muito menos foi treinada para assumir tanto poder ou as responsabilidades que ele traria. Para sua sorte (ou não), junto com a Elemental é despertado também um guardião, alguém que deverá trabalhar sempre ao seu lado, para isso Alys precisa escolher e aceitar o guardião, e tudo poderia até dar certo se ela não tivesse uma implicância enorme com Evan, o jovem escolhido.

Enquanto desvenda mistérios, aprende sobre si mesma e sua descendência, a lutar, fazer magias e proteger e controlar seus poderes, Alys passa por vários desafios e provações, sua jornada é cheia de lutas e descobertas, e no momento da batalha contra o grande mal, perdas, sacrifícios e descobertas serão feitas e lutas serão travadas deixando claro que a verdadeira guerra está só começando.

Repleta de fadas, elfos, humanos, magos e dragões, Alys – Elemento alpha é uma mistura de fantasia e ficção cientifica de tirar o fôlego. É história é fluida e surpreendente, repleta de ação, suspense, emoção e aquela pitada de bom humor que só enaltece a história, além de personagens completamente apaixonantes e reais, e um enredo divertido e cheio de surpresas que consegue nos fisgar desde o começo e nos envolver e aguçar a nossa curiosidade a cada passagem o que torna a leitura ainda mais prazerosa e viciante.

Alys é uma protagonista encantadora com seu humor negro, curiosidade aguçada. Numa onda de azar nos vemos fascinados por ela e por sua estória, e como vamos descobrindo junto com ela tudo o que está para acontecer ficamos cada vez mais envolvidos com a personagem.

“ – Lutem juntos, chorem juntos e se preciso...
Ela respirou fundo.
- Só voltem juntos, ok?” p. 312

Se você curte fantasia ou pretende conhecer o gênero, essa história é para você. Bem construída, desenvolvida, humorada e cheia de surpresas, Alys é uma daquelas histórias que não conseguimos largar até chegarmos ao fim, ou melhor nem depois disso, porque a autora construiu um final tão instigante quanto todo o enredo e confesso que terminei esse livro já desejando ter o segundo em mãos.

Além do maravilhoso trabalho da autora, a editora PenDragon deu um show na diagramação e revisão da obra. A capa já nos prende no primeiro olhar, a diagramação está um amor, as folhas amareladas, o tamanho da letra e a revisão impecável dão um up mais nesse livro que já é lindo.

Não deixe de ler e se envolver com a história da Alys e seus companheiros, eu li e posso garantir: Vale muito a pena.

“Nós, seres dotados de almas, somos interessantes Alys. Encontramos o que não estávamos procurando e perdemos o que tentávamos guardar. Nem as muralhas mais fortes resistem ao toque do vento, se feito no lugar certo.” p. 170

Tamires485 26/08/2022

Apesar de tudo, eu amei!
Alys é uma garota de dezessete anos que descobre que é mais do que já disseram a ela. Infelizmente essa descoberta mostra quantas mentiras foram contadas e o quanto ela estava despreparada para o que viria a seguir.
Em um redemoinho de descobertas e perigos, Alys precisa encarar de frente as novas responsabilidades, assim como buscar um amadurecimento rápido de si mesma.

Assumo que em diversos momentos Alys me irritou, assim como vários outros personagens da história.
Tive uma sensação de que esqueciam de alguns pontos importantes que muito provavelmente os faria agir de outra maneira frente as situações que encontravam.
Mesmo com isso, a história teve um desenrolar muito bom e as surpresas que vamos tendo nos mantém presos aos capítulos.

Uma leitura mais leve, com uma fantasia bem diferente do que costumamos ver ultimamente, Alys traz uma adolescente sendo adolescente e uma história muito interessante de acompanhar.

Nathália Bastos 02/10/2017

Melhor livro de fantasia, com pitada de ficção científica
Há coisas na vida que eu preferiria não descobrir.

Que amorzinho, que aventura, que mistérios... eu poderia colocar um monte de adjetivos para definir esse livro e mostrar o como essa fantasia me surpreendeu com seus personagens únicos, trazendo um significado para cada um. Não importa quem você seja, suas origens, Alys tem um potencial para reconhecer as maneiras de cada um, sempre tenta levar em conta que eles querem ajudar, mesmo que eles a odeia, eles estarão sempre ajudando em prol de uma missão: cumprir a profecia.

Um mundo futurístico, onde tudo se baseia nos metais, onde ele está presente até mesmo nos nossos corpos, se misturando ao sangue, onde a tecnologia é a das mais avançadas, esse é o mundo em que Alys vive, mas, há um segredo, que Alys não imaginava e nem esperava, mas ela é parte de algo grande, a única que pode trazer de volta aquilo que foi tirado das pessoas como consequências de ações impensáveis dos antepassados: A Magia.
Mas Alys foi criada longe de todo esse tipo de conhecimento, foi muito superprotegida pelo seu pai onde não podia sair das suas vistas, ela vivia praticamente enclausurada dentro de casa, salva pelo seu único amigo e vizinho, Kyer, com quem as vezes conseguia dar suas escapadas para o mundo. Mas é nessas "escapadas" que a vida dela muda, ou melhor, transforma seu mundo de cabeça para baixo, literalmente, pois Alys descobre que seu metal é do tipo raro e acaba despertando mais do que seus próprios metais, ela desperta um pouco da magia pelo mundo e isso acaba colocando em risco a sua própria vida, onde de um lado existem aqueles que não querem que a profecia seja cumprida, do outro lado, há aqueles que acredita na profecia e fará de tudo para que seja cumprida, mas, há um mal que além de querer que a magia retorne ao mundo, quer todo essa magia somente para ele.

Eu sempre disse aos grandes sacerdotes. Profecias podem ser quebradas e maldições podem pesar mais do que grandes bençãos.

Perigos começam a rondar, e para piorar, seu pai foi sequestrado e Alys se sente mais perdida, totalmente sem rumo, segredos começam a serem revelados e Alys possui uma jornada bem árdua pela frente, começando pela mudança física, onde ela ganha um par de asas, seus metais estão visíveis, como se ela tivesse feito tatuagens bem grosseiros em seu corpo, mas diante de tudo isso, ela não está sozinha, Kyer é mais do que um amigo, ele foi treinado para ser o seu guardião, e é ele quem vai guiar para onde precisa, para um mundo totalmente novo, e lá ela conhecerá sua história e sobre a tal profecia a qual foi destinada a cumprir.

Personagens novos vão entrando na vida de Alys, sua avó esconde mais coisas do que pode imaginar, principalmente a verdade sobre sua mãe, Kyer acaba não sendo o escolhido para ser definitivamente o guardião, isso fica sob a responsabilidade de Evan, que é um cara no qual você não sabe se odeia ou se ama, de verdade, Evan é um cara que você não consegue definir exatamente, ele tem um humor, digamos, hora ele é irônico e sarcástico, hora é tão bruto, mas tão bruto, que parece que ele odeia o mundo, mas por tras dessa casca toda ele esconde um coração bondoso (e lindo 😄) e com o tempo vamos o conhecendo melhor, pois já aviso, corre risco de se apaixonar ok kk. Já Alys tem uma personalidade ao qual me identifiquei logo de cara, ela é tão sem paciente, tão curiosa e tão irônica, ao mesmo tempo tão espontânea que sempre entrega seus pensamentos e opiniões sem se importar com as consequências.

Priscila não nos decepciona, muito pelo contrário, ela sabe fazer com que os leitores se enlouquecerem, onde aos poucos ela vai nos entregando os mistérios e segredos, outro ponto positivo é, seus personagens só tendem a crescer, amadurecer, no início conhecemos a Alys um pouco acuada, aquela que mesmo que seja curiosa, tem medo de enfrentar o perigo, e no final ela está um pouco mais segura de si que simplesmente começa ir adiante e enfrentar o for, mas mesmo que ela demonstra que ainda não esta totalmente confiante e nem forte o suficente, ela se torna capaz seguir mesmo assim. O mesmo para os outros personagens, pois cada um vai ganhando destaque, personagens secundários nesse livro nunca é deixado de lado.

Uma história que acredito que seja mais do que fantasia, ele tem uma pitada de ficção científica, afinal se passa em um mundo futurístico, com tecnologias muito mais avançadas, alem do mais, temos magia, e Priscila soube fazer essa mistura tão sutil fazendo a trama ficar mais instigante.

A magia e a tecnologia se comunica por causa dos metais. As partes físicas dele podem ser moldados até certo ponto por meios comuns, mas é com a magia que as substâncias atingem seu maior potencial.

Uma escrita fluida, que te deixa curiosa desde o inicio, você simplesmente se aprisiona ao livro de tão envolvente, me apaixonei pelos personagens, são tão místicos, misterioso e curioso, Priscila envolveu não somente seres mitológicos, mas seres divinos, é como se ele tivesse pegado vários pontos sobre mitologia grega, sobre seres misticos como, elfos, dragões e tudo o que você imaginar e criar uma nova história onde todos eles estão juntos, sério, vocês precisam ler, pois tenho certeza que irá se apaixonar, só deixa o Evan para mim certo 💕

Não sei o que dizer da diagramação pois li em pdf onde a Priscila me mandou, mas posso dizer que só pela capa maravilhosa, a diagramação deve ser para lá de maravilhosa né. Esse é o primeiro livro da trilogia, ainda sem previsão para o lançamento do segundo, Priscila por favor, manda logo aí né; mas já posso dizer que promete vir mais aventura por aí, e também um pouco de lágrimas, pois seu final foi de arrancar o coração. E claro, vou deixar um pouco aqui para vocês, e a gente se vê na próxima 😘

Minha energia estava baixa, mas isso não importa. Eu sairia daqui com a cabeça erguida, pronta para enfrentar o quer que fosse. Pronta para valer a pena o sacrifício [...]

site: www.bibliotecalecture.com.br

re.sanrehd 30/09/2017

Melhor livro de Fantasia de 2017!!!!
Você gosta de livros de fantasia? .... Então se joga!!!!
Eu amo livros de fantasia e sobrenatural e aqui encontraremos magos, feiticeiros, fadas, dragões, seres encantados e muito mais para que sua imaginação possa realmente recriar a história e fazer de você leitor parte do livro tendo de tudo para que nossa imaginação crie asas e viaje nesta linda e fantástica aventura com a Alys.
Bem ... Alys é uma estudante como todos os outros porém super protegida por seu pai que não permite que ela saia sozinha sobre o pretexto de que toda a evolução e ações de todos com o aparecimento e desenvolvimento dos metais em todos os seres da terra foi alterado. Todos os seres sofreram algum tipo de transformação após o surgimento dos “Metais Nitryfi” e com isso a sociedade está bem diferente. Humanos, animais e até plantas tem diversas modificações tanto estrutural, corporal e mental mas, o mais evidente e assustador é que para cada ser a magia aparece de forma diferente. Este tempo é um tempo futuro depois do aparecimento dos metais e Alys será a responsável por reunir toda a magia que existia no passado com a evolução que agora ocorre.
Numa tarde seu pai permite que Alys saia fazer um passeio próximo de casa com seu amigo Kier. Alys quase não saia e Kier fez questão que ela conhecesse Helix um amigo de Kier. Alys ficou deslumbrada com o tanto que os metais estavam presentes em tudo e em todos os lugares e pessoas. Neste dia Alys reage ao " lifram " que é um dos mais raros metais existentes. A partir daí Alys começa a ter sonhos muito realistas e lindas asas aparecem nas suas costas. Num destes sonhos Alys é orientada a voltar até Helix e "pegar" uns livros e um cajado. No início Alys não compreende que o que ela acha que é um sonho é muito mais real e perigoso do que ela imagina.
Alys tenta fugir e todas os acontecimentos mas tudo se intensifica assim como se torna perigoso.
Alys nunca foi preparada para o que terá de enfrentar e claro que ela vê seu mundo adolescente ruir quando de um dia para o outro ela é informada que é a Elemental ( um ser da antiga profecia ) e sobre ela cai a responsabilidade de restaurar a paz entre os governos e proteger todo o universo.
Uma guerra se aproxima e de acordo com a profecia, alianças serão feitas e a Elemental é a peça principal. Porém nem todos os governos são aliados e muitos não querem que a magia seja restaurada. Então ... inicia-se uma corrida contra o tempo. Anos de treinamento terão de ser aprendidos em poucos dias com direito a muitas revelações.
Ela terá a ajuda de várias pessoas, principalmente do seu melhor amigo Kier que nunca saiu do seu lado e do seu guardião. Não será fácil a interação entre a Alys e o guardião já que é mais ou menos como se eles funcionassem "juntos" e com isso dei boas risadas com os treinamentos de ambos.
Estou totalmente encantada pela história mas enormemente apaixonada pelo guardião que entrega sua vida se necessário para proteger a vida da Alys. Falando assim não parece tão importante mas dentro docontexto da história ... é mágico ... Mágico!
Só tenho uma frase a dizer:
UAU!!!!! Melhor livro de fantasia que li em 2017.
História que te prende do início ao fim, muito bem escrita que inunda sua mente e coração de emoções.
Muito obrigada Priscila Gonçalves por me permitir conhecer esta magnífica história ... Adorei!!!!

Super Recomendo!!!!!!!!!!!!!

Moriarty.Holmes 29/08/2017

Resenha: Alys - Elemento Alpha
Em meio a tantas cenas bem escritas e até mesmo o uso de um bom humor entre as palavras, Alys foi definitivamente um dos melhores livros que já li. Tem uma junção de gêneros nele e a autora soube trabalhar muito bem esse recurso, tornando a história ainda mais incrível.
Só vou dizer uma coisa para vocês: A Priscila é uma daquelas autoras que mata o personagem sem dó nem piedade. Não. É Sério. Priscila, você não tem coração não, menina?! Ta pior que eu! Mas olha, mesmo você querendo matar a autora, ela também construiu coisas que te deixam com vontade de abraçá-la. Uma confusão? Sim!
Se recomendo Alys – O Elemento Alpha? Sem duvidas! Garanto que quando você o ler, irá amá-lo tanto quanto eu amei.

site: https://www.youtube.com/OtomedosGames

Jessé 10/08/2017

Não precisa ser autor pra saber disso: a literatura nacional não recebe a atenção merecida. Já faz algum tempo que escrevo. Há livros nacionais que poderiam ser melhores? Claro que sim, nunca disse que um livro precisa ser bom apenas porque é nacional. Um livro é um livro, e uma história ruim pode ser contada tanto por um autor brasileiro como por um norte-americano ou britânico. Penso já ter visto de tudo no mercado literário, mas vez ou outra acabo me surpreendendo. Dessa vez, foi uma surpresa boa.
É, confesso que me surpreendi com a leitura de Alys - Elemento Alpha. Só de olhar a capa, eu imaginei que o livro pudesse ter uma boa história, mas não pensei que seria uma experiência maravilhosa. A capa me encantou, e o prólogo me conquistou de vez.
A história se passa num futuro alternativo, onde metais começaram a surgir, e mudaram tudo. Agora, as cidades eram separadas de acordo com seus metais, e passaram a receber o nome de Células. Alys, a protagonista de cabelos brancos, tem um pai que a protege três vezes mais do que deveria. Ela adoraria saber o motivo, mas seu pai se esquiva sempre que ela pergunta o motivo.

Continue lendo a resenha no Dicas do Jess

site: www.dicasdojess.com

Joe de Lima 10/08/2017

Hoje trago a resenha de mais uma autora nacional chegando ao mercado. Livro de estreia de Priscila Gonçalves, Alys: Elemento Alpha é uma aventura young adult ambientada num mundo que mistura magia e tecnologia.

Num futuro alternativo, o surgimento de metais mágicos remodelou a sociedade e também as próprias pessoas. Nesse cenário, Alys é uma adolescente levando uma vida reclusa por conta de seu pai super-protetor. Num dos raros passeios dela ao lado de seu amigo de infância Kyer, um incidente coloca um exército de seres mágicos perigosos no seu encalço e de seus entes queridos, tudo por causa de uma antiga profecia da qual ela é peça-chave.

Meu interesse pelo livro começou quando fiquei sabendo mais detalhes da ambientação. Adoro mistura de gêneros e a autora usa muito bem esse recurso para apresentar um mundo onde dragões usam tablets e motos voadoras podem ser conjuradas magicamente (alguém precisa me ensinar esse truque, é sério).

Além de tudo, esse é um mundo com uma mitologia própria e bastante rica. A narrativa de Priscila Gonçalves é leve e acessível com um bom ritmo. É raro passar um capítulo sem que seja introduzido um novo personagem ou elemento importante. É interessante que, apesar da profecia, Alys foge do que se esperaria de uma heroína predestinada, sendo uma jovem curiosa e um pouco estabanada, sem aptidão para uma vida aventureira. Também vale destacar o melhor amigo dela: Kyer. É quase impossível não sentir empatia por ele. Outro personagem de destaque, Evan, não ganhou minha simpatia e já explico a razão.

Evan faz bullying com a Alys, é possessivo com ela e tem o hábito de espionar suas conversas particulares às escondidas. Porém, outros personagens estão sempre tentando convencer a Alys que esse comportamento é uma prova do quanto ele se preocupa com ela (preciso dizer que não vi nenhuma outra resenha comentando sobre isso, então considerem essa como uma visão bem pessoal minha).

Felizmente, essas questões não chegam a ser um problema e estão longe de atrapalhar a experiência da leitura desse livro.

Com uma boa narrativa, uma protagonista cativante e um mundo original, Alys: Elemento Alpha é uma boa pedida para quem procura uma aventura leve e divertida.

site: http://desatinosporescrito.blogspot.com/2017/08/resenha-alys-elemento-alpha-de-priscila.html

Cabonillo 10/05/2022

Só sei dizer que não me passou que os olhos amarelos era quem ele realmente era! Não desconfiei em momento algum, me pego de surpresa. E o final me fez chorar!

Mirlla 16/02/2023

Confesso que o começo do livro me prendeu mais do que o restante!
Os personagens são bem interessantes, porém achei que me prendeu pouco.

Alexx 05/10/2021

Recomendadissimo, valeu apena.
nossa que livro bom acho que é umas das primeiras vezes que fico ansioso com um livro de ficar nervoso com ele,tem uma história boa (apesar que achei meio batido isso de escolhida e destino) tem personagens muito divertido que me fizeram rir em um livro, só que o meu maior problema com ele é o fato dele ter muita palavra repitida, retrucar aparece quase 50 no livro isso eu não curti muito tirando isso não tenho muito o que reclamar,emfim recomendo.

Nico 14/04/2018

Resenha do Blog "O Reino de Sellure"
O universo criado por Priscila Gonçalves é mágico e intrigante. Sou da área de fantasia e estou sempre aberto a ler sobre ideias inusitadas de outros autores. Como tantos outros leitores, estou cansado de anões, elfos, orcs e faço brincadeiras com o uso exagerado de dragões por aí (apesar de ainda protegê-los com todas as minhas forças, rs). O que vi em Alys não se trata de uma reciclagem tediosa dessas ideias que já conhecemos (Eragon, estou olhando para você), cada criatura respira novos ares sob uma narrativa divertida e inusitada.

Nos primeiros capítulos, somos apresentados ao cotidiano de uma garota que se vê isolada do mundo sob o olhar vigilante de seu pai. Como toda boa Jornada do Herói, este é o "Mundo Comum" da Alys, ela anseia por aventura e uma vida longe de seu regime fechado, mas ela segue no aguardo desse chamado. Desde que passei a entender os conceitos do monomito de Joseph Campbell, venho tentando prestar mais atenção na maneira como um personagem é inserido na trama— Alys recebe o chamado com a chegada ao antiquário, seu amigo Kyer serve como um mentor e ambos passam por uma série de desafios até chegar ao "Mundo Especial". No entanto, senti que a narrativa da primeira metade do livro foi arrastada. Intensa, porém extensa demais. Durante quase 100 páginas, Alys e Ky estão em uma fuga frenética, Alys é afligida por inúmeras perguntas e dúvidas como a boa personagem curiosa que é, mas ela sempre recebe a mesma resposta: "depois falamos sobre isso". O universo criado por Priscila é incrível, cheio de nomes e lugares complexos, mas o leitor demora para assimilá-lo tanto quanto a personagem. Lembro-me de um trecho que a própria Alys brinca: "Já reparou que sempre que era hora de me darem respostas, algo inesperado acontecia?" Isso na página 311. Todo mundo quer que ela assimile essas informações, mas parece que ninguém tem paciência de sentar e explicar-lhe com calma (o que é perfeitamente compreensível visto que eles estavam numa corrida contra o relógio).

O Mundo Especial da autora, também conhecido como Nafh'ta, foi muito bem explorado. Ele traz a ideia de aconchego que os personagens precisavam, um porto seguro. É aqui onde tanto Alys quanto os personagens a sua volta começam a progredir de verdade. A ideia de um mundo futurístico e o destaque para os metais me fisgou desde o princípio (quem me conhece sabe que sou fascinado por pedras). Quando somos inserido à rotina de Alys, vemos como a vida dela se parece com a nossa e não temos ideia da importância de sua função como Elemental. No momento em que ela encontra o antiquário onde o cajado e os livros são descobertos (outro cenário intrigante e muito bem descrito), a parte fantasiosa começa a aflorar. Em Nafh'ta é onde acontecem todas as reviravoltas. Mesmo depois da chegada à floresta, ainda nos deparamos com invasões e a batalha contra o tempo segue acirrada para que Alys cumpra sua profecia como Elemental na primeira lua. Deixo meus elogios para cada ambiente explorado de forma tão criativa, no último ato temos o Templo Submerso e o desencontro com um peixe gigante das profundezas, minha imaginação rolou solta como se os personagens atravessassem a fase final de um jogo!

A mitologia do Construtor e sua criação é fascinante e plausível, desde a forma como as magias são conjuradas até a maneira como os metais reagem. A autora criou um universo que funciona incrivelmente bem dentro de sua proposta — vemos elfos, fadas e até um dragão (da forma mais inusitada que você imagina), afinal, quem não gosta ver suas raças favoritas exploradas de maneira criativa? Os monstros, por sua vez, são compostos por criaturas esqueléticas e eles cumprem bem seu papel apanhando e dando o devido medo quando necessário.

Um dos temas que mais fiquei contente ao me deparar foi a mistura de raças. Aqui vai um pequeno spoiler: Alys é uma mestiça (de muita coisa louca, diga-se de passagem! - rs). Eu adorei a maneira como a autora explorou essa diferença numa época onde é tão importante discutirmos esse assunto, sou daqueles que acredita que o amor supera qualquer coisa e fiquei contente por ver esse valor ser passado adiante em personagens como Ky e Laiza, mesmo que de forma discreta. Eles ainda passarão por muita coisa caso esse relacionamento seja explorado no próximo volume.

A protagonista segue melhorando a cada página, o treinamento dela foi divertido de se acompanhar, uma agradável surpresa porque é comum que a narrativa se comprometa caso o autor se prolongue demais. Os personagens secundários mantém o enredo andando, novos mistérios são levantados e tudo se encaixa antes do final. Alys treina, cresce e amadurece... mas talvez não tenha sido o bastante, o que comprova o quanto a autora sabe os limites de sua própria criação.

Alys foi a leitura mais divertida que tive de um nacional de fantasia esse ano. Explorando humor e tensão na hora certa, a autora soube trabalhar o que é, para mim, a essência de toda boa história de aventura voltada para o público infanto juvenil — os personagens conversam com o leitor que se identifica, são cercados por seus defeitos e querem descobrir mais sobre esse mundo novo tanto quanto nós. Eles arranjam tempo para amar e caçoar da cara um do outro, a fantasia não precisa ser tão diferente do mundo real, os personagens enfrentam desafios como nós todos os dias, porém, claro que representados de maneira mais imaginativa - rs.

O principal valor que Elemento Alpha carrega é a lealdade, mas também tem a ver com o medo de encarar o mundo. Não importa o tamanho da ameaça, Alys conseguiu manter o sorriso no rosto. Uma das coisas que mais aguardo na continuação é conferir o crescimento dela e daqueles ao seu redor. Ela recebeu um choque tão grande que não será mais a mesma, é aqui onde vemos a fantasia progredir e a jovem que antes mal sabia como conjurar um bastão se tornará adulta. Acima de tudo, é uma história sobre seu crescimento. Muitos leitores podem se identificar com essa mensagem: "Não tem problema sentir que não é bom em nada, porque todo mundo pode melhorar. A vida se encarrega de colocar as pessoas certas no seu caminho".

Alys é fiel à sua proposta do começo ao fim e a autora mostrou que controla seu universo tão bem quanto o Construtor. Sinta-se livre para mergulhar de cabeça nesse universo místico cheio de metais, personagens cativantes e carisma, você não vai se arrepender.

site: https://reinodesellure.blogspot.com.br/2018/04/alys-elemento-alfa-resenha.html
Gi 05/05/2018minha estante
Vc deveria ter posto alerta de espoiler, eu quase que leio tudo este livro promete ser bem legal, vou adicionar a minha lista de leituras, obrigada