Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Débora 28/01/2023

Esse livro mudou minha vida
Eu sei que esse título é muito impactante (e pode parecer até um pouco apelativo), mas é a mais pura verdade.

Confesso que não conhecia nenhum texto dos estoicos, mas a ideia de que ?não temos uma vida breve, mas desperdiçamos uma grande parte dela?, me fez olhar a vida com outros olhos.

Além disso, o papel do tempo (como bem mais precioso em nossas vidas) e as escolhas sobre como ?gastá-lo? ou ?investi-lo?, me fizeram refletir por umas boas horas.

Enfim, poderia ficar aqui, me delongando sobre minhas reflexões, mas só posso concluir que, de fato, esse livro mudou minha vida.

Poesia na Alma 26/01/2023

Repetição
Leitura rápida e simples de um recorte histórico, mas de certo modo atemporal o que não é necessariamente algo bom quando se pensa na sociedade e no indivíduo

Guiirl 25/01/2023

Sobre a Brevidade da Vida
?Não temos exatamente uma vida curta, mas desperdiçamos uma grande parte dela? Sêneca.

Sêneca consegue mesmo 2000 anos atrás ser altamente contemporâneo, Em menos de 100 páginas o livro pode proporcionar ótimas reflexões e pensamentos sobre o tempo e a vida que vivemos.

Nota:8.7

manuela 16/01/2023

bem óbvio porém não tão óbvio
não foi uma leitura revolucionária pq são basicamente coisas que todo mundo sabe só que não consegue aplicar na prática e eu poderia ser hipócrita e dizer q dps de ler esse livro eu vou tentar aproveitar mais minha vida da forma correta mas eu n vouuu

samilly 13/01/2023

Não recebemos a vida breve, fazemos a vida ser breve.
Um livro que te faz refletir sobre como desperdiçamos nosso tempo de vida ao sermos Ocupados demais pra aproveitar o presente e aprender com o passado. Fazemos a vida ser breve porque não aprendemos a viver a vida dia após dia, a preocupação com o futuro e os anseios imediatistas fazem da vida algo breve já que o agora não é aproveitado.

Edivaldo 12/01/2023

Uma visão estóica sobre tempo vida sengundo Séneca
Ele passa muitos lições estóica sobre a vida,a maioria das pessoas segundo essa ótica, se torna escravo de si mesmo. Ele propõe, uma visão libertadora para os próximos desejos e válvula de escape pessoais, não se tornem prisões auto proferidas.

talita 10/01/2023

Sobre parar para refletir.
Livro riquíssimo de conhecimento, a cada nova página era um novo fichamento, sem palavras para ele!
?O maior obstáculo à vida é a expectativa, que fica na dependência do amanhã e perde o momento presente.?

Amanda 07/01/2023

Buscando novo propósito
Em 2023 decidi me dedicar as leituras que somem positivamente na minha vida, me tornando um ser humano melhor. E é exatamente o que este livro trás. Sobre vivermos o hoje e como a vida pode ser breve

Slena 04/01/2023

80 páginas de verdades óbvias, que aprendemos a ignorar.
"Viver é a atividade menos importante do homem preocupado; no entanto, não há nada mais difícil de aprender."

Estava receosa de começar o ano com este, mas no final foi a melhor decisão que tomei. A leitura é fluída, desde a primeira página fiquei prendida.
Um livro que nos ensina muito em apenas 80 páginas. Acredito que seja um ótimo início pra filosófia, pretendo ler outros dele.

samucacn 04/01/2023

Este livro é um relato dos pensamentos de Sêneca, um dos maiores filósofos estoicos da história. É um breve ensaio que nos guia a uma reflexão sobre o nosso tempo de vida e o que fazemos com ele.

julia 29/12/2022

muito interessante
Sêneca viveu há milhares de anos mas suas reflexões são muito atemporais, assim como toda a filosofia estóica antiga (pra mim, é a vertente que mais se encaixa na nossa vida em sociedade hoje), eu sempre fico muito maravilhada lendo livros de filosofia clássicos porque são uma parte muito importante da nossa história, e é sempre interessante ler como alguns pensamentos de antigamente se encaixam perfeitamente no nosso momento atual

Ramon 29/12/2022

...
"Eis que me apresento para vos provar que, sob esse destruidor de tantas cidades, são abatidas fortificações a golpes de aríete, altas torres vêm repentinamente abaixo [...] porém, não é possível encontrar nenhuma máquina que abale um ânimo [...]"

wiridia.ju 28/12/2022

Custoso e necessário
É um livro que trás muitas reflexões válidas e que instiga nossos pensamentos sobre relações interpessoais, até sobre a vida em contexto geral, mas se esperas que seja uma leitura fugaz, não recomendo lê-lo, pois apesar da pouca quantidade de páginas, o enredo contextualizado das ideias expressas pelo autor, são complexas e demoradas, necessitam de atenção e perspicácia para uma autêntica compreensão das ideias elucidadas.
No mais, é um livro com debates necessários e que auxiliam nossa compreensão sobre a natureza humana e suas relações, todavia o final é um apanhado geral das aparições e comparações que são feitas durante o ensaio, tornando um pouco monótona a leitura, afinal, são bastantes personagens, o que posterga a conclusão, sem falar que a propria escrita já é extensivamente culta e rebuscada.
Assim sendo, tenho dito que é um livro que necessita de uma leitura calma e compassada, se queres a compreender em sua completude.

Guinho 17/12/2022

Sobre a firmeza do sábio.
Acabei de fazer uma releitura do segundo texto, sobre a firmeza do sábio.

Posso incluir esses dois textos contidos nessa coletânia na lista daqueles livros que mudaram a minha vida. Fiz essa releitura afim de refletir sobre a melhor maneira de agir diante de algumas situações.

Nada daquilo que se encontra ao nosso redor realmente nos pertence, é nosso apenas aquilo que carregamos no nosso interior, aquilo que ninguém pode nós tirar, nossa virtude.

A busca pela sabedoria te concede virtudes que se bem cultivadas serão realmente suas.

Não devemos permitir que as injúrias, por mais graves que sejam, levem consigo o nosso ânimo e nossa dignidade. Tampouco devemos permitir que palavras, indiretas, desfeitas, e pequenas ofensas - aqui chamadas de contumelias - sejam capazes de nós ofender.

O sábio aqui é tido como um modelo para que saibamos o que a busca pela sabedoria pode nós conceder.

Um homem íntegro, que não se deixa abalar pelas condições externas é do interesse de toda a humanidade.
aartemesalva-nat 17/12/2022minha estante
Guinho, se você amou esse livro espere até ler Sobre a Ira. Sou suspeita para falar, Sêneca é o meu estoico favorito.

Guinho 17/12/2022minha estante
Vou pegar ele assim que der. :)

Não li livros de outros estoicos além de Sêneca, mas acho a escrita dele sensacional, não é atoa que continua sendo lido mesmo depois de tanto tempo!

Você já leu algo do Epicteto?

aartemesalva-nat 17/12/2022minha estante
Sim, e Meditações de Marco Aurélio.

Guinho 17/12/2022minha estante
Já leu a trindade então, hahaha a arte de viver parece ser um livraço também

Leh 27/11/2022

Li este livro por achar o título atraente: sobre a brevidade da vida. Venho pensando nesse tema desde que comecei a estudar um pouco mais sobre o budismo e, mesmo tendo lido ele sem a pretensão de relacionar, achei incrível a sintonia com a qual ele ressoa com algumas coisas.

O livro é basicamente um diálogo de Sêneca endereçado a um amigo. No livro, Sêneca fala sobre como o tempo é o maior bem e mesmo assim fazemos questão de gastá-lo para manter certas coisas na nossa vida. Quando notamos, o tempo já se foi e estamos tentando barganhar mais alguns anos. Uma frase muito linda que encontrei foi "É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer" que tem tudo a ver com o tempo atual o qual a morte parece um dos maiores tabus.

"Em suma, queres saber quão pouco tempo eles vivem? Olha quanto desejam viver longo tempo."

Então ele fala sobre o sábio e sua virtudes. (Não pude deixar de rir nessa parte porque acredito muito que ele está falando de si mesmo.) Ele fala sobre como o sábio não sofre injúria mesmo sofrendo dor, sobre como o verdadeiro sábio possui bens que não podem ser roubados (porque os exteriores são transitorios) e sobre como ele é basicamente inatingível, ri de si mesmo, etc.

"Não é invulnerável algo que não recebe um golpe, mas aquilo que não sofre ferimento"

No fim, Sêneca diz que não recebemos a vida breve: fazemos a vida ser breve. Nós a desperdiçamos.

"Tendes medo de tudo como mortais, desejais tudo como imortais."