Judaismo, Cristianismo E Helenismo

Judaismo, Cristianismo E Helenismo ANDRE LEONARDO CHEVITARESE...

Resenhas - Judaismo, Cristianismo E Helenismo

Gabriel 22/01/2024

É um excelente livro para tomar como ponto de partida de estudos mais aprofundados que se relacionam à história, economia, sociologia e política do período de formação do paleocristianismo e do judaísmo rabínico.

O livro se divide em artigos independentes entre si, mas que orbitam o mesmo eixo temático de análise das intersecções entre helenismo, cristianismo e judaísmo. A tentativa de reconstruir a amálgama sociocultural da época se ampara em fontes arqueológicas e historiográficas, dando um panorama quase sempre satisfatório ao leitor.

É importante ressaltar que não se trata de um livro com propósitos religiosos, então o leitor pode se deparar com artigos inteiros ou observações isoladas que parecem fugir ao escopo de crenças ortodoxas. Particularmente, gostei bastante e pretendo buscar alguns livros referenciados para tirar algumas outras dúvidas.

W Nascimento 13/08/2010

Costumamos pensar um sistema religioso de forma independente e única e muitas vezes nos esquecemos de que eles são constituintes por seres humanos que vivem no planeta e que por habitarem esse mundo, jamais ficam isolados de outroas pessoas.

Toda a religião, assim como toda a cultura, é resultado de uma interessaão entre tipos diferentes de pessoas, com fomas distintas de ver e conceber o sagrado.

Esse trabalho vem a mostrar que até mesmo o Cristianismo(s) é resultado de uma série de sincretismos culturais, tanto com o judaísmo(s) - isso todos sabem - mas também com o helenismo(s), ou seja, as religiões politeístas gregas - esse talvez seja uma novidade.

O trabalho é muito bem escrito pelos Doutores André Chevitarese e Gabriele Cornelli e mostram muito bem as influências das mais distintas religiões em aspectos variados do culto cristão, tanto no que se refere a magia quanto a passagens da vida de Jesus.

Meus artigos por eleição são:

- Práticas Mágicas no Novo Testamento e além dele.

- Amuletos, Salomão e Cultura Helenistica

- O anel de Salomão: Magia Apocaliptica no testamento de Salomão.

Mas todos são bons, esses são somente os meus favoritos. :)

É uma boa pedida não só para aqueles que gostam de história das religiões como também para pessoas necessitadas em retirar certos preconceitos da cabeça.

Willian Nascimento
Autor de “O Véu”