Design para quem não é designer

Design para quem não é designer Robin Williams

Resenhas - Design para quem não é designer

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Thiago 09/02/2014

Design para quem é designer também! rs
Inicialmente gostaria de dizer que título deste livro deveria ser “Design para quem é designer”, ou melhor, "Design para quem é estudante de Design”. Sim, isso é um elogio. Este livro contém muitas informações e dicas importantes para nós, estudante de design e também para pessoas que querem ter uma melhor noção de criação de um bom cartão de visita, flyer, folder, entendimento de tipografia, ou seja, um bom layout (claro que esse entendimento não deva substituír o trabalho e a competência do Designer). Apresenta princípios básicos como: proximidade, alinhamento, repetição e contraste, além de capítulos voltados apenas para tipografia e seu estudo estrutural. Mostra de forma simples e clara exemplos de “antes” e “depois” facilitando o entendimento e aprendizado do leitor/estudante.

Mari Casteluci 07/10/2013

A autora promete. A autora cumpre.
A autora usa uma linguagem bem convidativa e de fácil interpretação. Ao escrever, dialoga com o leitor, mostrando que o processo de alfabetização visual tem lá algumas dificuldades. No entanto, Robin Williams faz a promessa de que, após a leitura de seu livro, o leitor nunca mais olhará para uma página da mesma maneira. Essa promessa, para mim, foi plenamente cumprida. A maneira que a autora adota para expor os princípios do design é muito eficiente: primeiro há uma introdução sobre o princípio, em seguida mostram-se exemplos que servem também como exercícios para a aplicação do princípio em questão.
Pessoalmente, gostei muito da leitura e por isso recomendo tanto aos iniciantes quanto aos já familiarizados ao design.

Carla Martins 06/02/2013

Òtimo!
Livro bom, didático e que serve para todos aqueles que utilizam e/ou trabalham com computadores. Ensina de forma competente o feijão com arroz, prendendo a leitura e o interesse de quem não utiliza esses ensinamentos diariamente. É ideal para designers gráficos, mas acrescenta muitas noções importantes para pessoas de todas as áreas. Eu, que trabalho com internet, aprendi bastante coisas legais que podem acabar interferindo no meu dia-a-dia profissional.

O livro trata da apresentação de conteúdos: alinhamento, fonte, organização, forma, direção. Ensina a fazer cartões de visitas,envelopes, papéis timbrados, convites, newsletters, diagramação de textos...eu achei bem útil e aprendi coisas importantes que desconhecia completamente. Afinal, mesmo que você não trabalhe diretamente com design, quem é que nunca tentou fazer um convite de aniversário para enviar aos amigos por e-mail?

Emille 26/07/2012

Cumpre muito bem o que promete no título. Excelente para iniciantes e para quem trabalha ou deseja trabalhar com comunicação. Super indicado!"

Glaucia 19/06/2012

Esse livro é ótimo, mesmo antigo tem dicas que devem ser usadas em qualquer época. Esse é um livro p/ ler e reler sempre.

Signs of Life 28/05/2011

Para quem não é mesmo
Otimo livro, passa os conceito como realmente disse no titulo para quem nao é designer mesmo. Otimas noções básicas, recomendado para quem deseja ingressar nesta área

Tarik 24/11/2010

Básico, mas fundamental.
Um livro não só para quem não é designer, mas para quem está começando na carreira, ou pra quem simplesmente quer revisar alguns fundamentos; ou ainda para ajudar a explicar àquele cliente insistente o motivo do posicionamento dos elementos em um layout, hehe.

Falando um pouco da história do livro, esta é uma edição de 1995, pertenceu ao meu tio, que na época desenvolvia alguns trabalhos nesta área. Encontrei duas coisas interessantes nele: a) Uma foto 3x4 deste dito tio perdida entre as páginas b) o preço do livro na época, início do plano real, R$17,00. Hoje não se encontra uma edição por menos de R$42,50

A autora ainda usa o termo 'tipologia' para se referir ao estudo das fontes ( o Henrique Nardi passaria mal ao ver isso), mas o livro não deixa de ser interessante e conter bons conselhos, apesar de rasos, já que se dedica principalmente a iniciantes e curiosos que não pertencem a área.
Brunela 24/05/2012minha estante
Ai, Jesus, não é mais tipologia? Comassim?! Nossa, que ultrapassada eu tou. Huahua. Poxa, nem em sebo esse livro deve ser R$17 hoje.

Isa 05/08/2010

se você é designer, não leia.
O título diz tudo, design para quem não é designer. é um livro bem fraco, fala de noções de diagramação, layout, coisas bem óbvias em uma liguagem bem fácil.

Miro 21/07/2010

Um ótimo quebra gelo
Para quem ainda não foi iniciado no mundo da diagramação, é um ótimo primeiro contato. No mínimo, nos transforma em leitores mais exigentes.
Abs, Miro.

Marcelo Machado 04/04/2010

Visão geral interessante
O livro tem como objetivo "lhe tirar do zero", quando se fala de design.

Ele não aborda detalhes sobre nenhum fundamento, muito pelo contrário, dá um overview sobre todos eles. Acho até que esse é o trunfo do livro.

De leitura rápida, interessante e bem exemplificada (mas, embora os exemplos sejam bem interessantes no começo, depois eles ficam razoavelmente repetitivos e forçados). Bem diagramado, o que aliás é o mínimo esperado de um livro de uma designer.

Em resumo, recomendo o livro para aqueles que, de alguma forma, fazem uso do design de forma simplesmente intuitiva (seja para fazer sites, folders, textos, etc) e queiram aprender a utilizar melhor. O livro oferece um bom início nesse aprendizado.

ivan 11/03/2010

Noções de como bem organizar a apresentação de um material qualquer é fundamental para qualquer pessoa que precise fazer isso, rotineiramente ou eventualmente. Este livro dá essas noções, além de dicas práticas e fáceis de usar. Tenha-o ao alcance das mãos.

tatiakane 22/02/2010

ótimo livro para quem está começando o curso de desenho industrial ou tem curiosidade de saber mais sobre o curso... aborda mais design gráfico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6