O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - O Pequeno Príncipe

Benjamim Isac 03/06/2024

"As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas."
Pequeno Príncipe é um livro juvenil, mas a sua profundidade, mostra muito além de uma história, sobre um garotinho que explora mundos. Pequeno Príncipe fala muito sobre a vida, sobre os humanos, apressados e nunca contentes.

ð¬ððð._. 02/06/2024

Escrevam-me depressa dizendo que ele voltou...
Achei o livro incrível, sempre ouvi muito a ser dito sobre ele essa leitura ela é maravilhosa tanto para adolescentes que estão se desenvolvendo e tanto para os adultos entenderem mais sobre o mundo fantástico e imenso das crianças, a cada página vc ver versos fascinantes o da rosa é simplesmente incrível eu amei ter conhecido a raposa, cada página dele me ensinou várias coisas acho tão difícil se expressar e compartilhar com os outros algo que nós deu uma lição mesmo estando com uma idade avançada ou não tenho 12 anos! E pra mim isso foi um tapa na cara de como o mundo é vasto e vazio.

liakmu 02/06/2024

Acho que todo mundo precisa ler este livro alguma vez na vida! li novamente e interpretei coisas diferentes da primeira leitura, contém diversas frases e diálogos que geram reflexões durante todo livro.

AMANDA3038 02/06/2024

Esse livro é adorável de tão belo, toda vez que paro para ler, fico pensativa, me lembro quando li quando criança e ainda assim me arranca diversas sensações

Lucas 02/06/2024

Um livro lindo
Uma história singela e muito delicada, um clássico para todas as idades. Já havia lido esse livro quando pequeno, mas reli depois de adulto, w minha estima por ele só aumentou. Recomendo a todos, lições belas e profundas acompanhados de maravilhosos desenhos.

Geovanna.ThaAssa 02/06/2024

O LIVRO É UMA GRACINHA ??
Cute cute cute esse livro
tão bom que qnd eu virar mãe meus filhos vão ter que lê SIIIIIM pq é tão bom e a gente aprende né? mt bonitinho o livro.

laauraisa 02/06/2024

"- Mas os olhos são cegos. Devemos procurar com o coração."
Eu estou encantada com este livro. Que trama maravilhosa!

Todos deveriam ler a obra. É incrível como palavras simples são capazes de fazer-nos refletir sobre quem somos. O livro possui uma linguagem tão leve e fluida que dá um gosto de se ler e, sinceramente, veio a se tornar um de meus favoritos.

" [...] Adultos nunca percebem nada sozinhos e uma criança se cansa de ter que sempre explicar tudo."

Logo no início, esta frase se faz presente, trazendo consigo um peso enorme. Afinal, a maneira que uma criança vê o mundo é bela e rica em detalhes inexplicáveis, mas diversos adultos - que já foram crianças um dia - se mantêm focados em superficialidades e esquecem das coisas bonitas da vida. Somos moldados àquilo que é considerado eficaz e útil, nos deixando escapar a simplicidade e a beleza de concretizar nossos pequenos e grandes sonhos.

"Não vale a pena nos zangarmos com eles. As crianças precisam ter muita paciência com os adultos."

"Naquela época, o cientista apresentou uma grande exposição da sua descoberta a um congresso internacional de astronomia. Mas ninguém o levou a sério por causa da maneira como estava vestido.
Adultos são assim. Ainda bem que, para a sorte do Asteroide B 612, um ditador turco ordenou ao seu povo, sob pena de morte, que passasse a se vestir como os europeus. O astrônomo voltou a fazer sua demonstração em 1920, com uma roupa elegante. Aí todo mundo aceitou."

Tantas frases carregadas de verdades têm um impacto inexplicável, mesmo que o livro seja dado como infantil. A maneira com que o autor descarrega suas frustrações em frases dispostas no livro mostra a decepção que a sociedade o proporciona, a mesma que se diz evoluída, mas apenas regride. Do que nos favorece abandonar a imaginação e risadas bobas por um padrão vazio?

"- Para que servem os espinhos?
O pequeno príncipe nunca desistia de uma pergunta. Eu estava irritado com o parafuso e só respondi para ver se ele se calava:
- Não servem para nada... São uma pura manifestação de maldade!
- Oh!
Ficou calado. Depois, com um ar quase ressentido, disse:
- Não acredito! As flores são fracas. São muitos ingênuas. Agarram-se ao que podem para se sentirem seguras. Pensam que todo mundo tem medo delas por causa dos espinhos..."

No fim, somos frágeis como a flor. Pensamos que não podemos ser apreciados por conta de nossas falhas e particularidades. Às vezes aceitamos pouco demais por não termos consciência do quão valiosos somos. Nos prendemos demais ao que podemos, mesmo que aquilo apenas nos afete.

"- Amar uma flor da qual só há um exemplar em milhões e milhões de estrelas, basta para uma pessoa se sentir feliz quando olha para ela. Porque pensa: "Ali está ela, lá no alto, a minha flor..." Mas se a ovelha comer a flor, para essa pessoa é como se as estrelas se apagassem todas de uma vez! Mas isso também não tem importância nenhuma, não é?"

"Nunca devemos dar ouvidos às flores. Só podemos olhar para elas e cheirá-las. A minha perfumava-me o planeta todo, mas eu não fui capaz de dar valor para isso. E aquela conversa sobre as garras me irritou tanto. Deveria era ter-me enternecido..."

"E disse, ainda: Não fui capaz de entender nada. Devia tê-la avaliado não pelas suas palavras, mas pelos seus atos. Ela era perfumada e dava-me luz! Eu nuca devia ter fugido! Devia ter sido capaz de perceber toda a ternura escondida naquelas suas pobres manhas. As flores são tão contraditórias! Mas eu era novo demais para saber amar."

"- Não fica parado aí que me irrita! Não tinha resolvido ir embora? Pois então vá logo!
Era porque ela não queria que ele a visse chorar. Era uma flor tão orgulhosa..."

É impressionante como este livro expressa a realidade, por mais que não trate especificamente de pessoas. Os sentimentos são incríveis, às vezes dolorosos e, quando a dor é apresentada, criamos uma camada de espinhos difíceis de penetrar. O ego, o orgulho... São apenas mecanismos de defesa que adquirimos para ocultar a mágoa. São importantes, mas se blindar falsamente só traz prejuízo, ainda mais quando você sente de maneira isolada e se priva de realmente ser humano. De sentir intensamente.

"- Pois seria. Só se pode exigir de uma pessoa o que essa pessoa pode dar. A autoridade baseia-se no bom senso."

"- Então você será juiz de si mesmo. É o mais difícil de tudo. Se conseguir julgar a si mesmo, será um sábio dos autênticos - respondeu o rei."

Julgar os outros é fácil, mas reconhecer seus próprios erros e analisar suas ações é ainda mais complicado do que parece. Há momentos em que não queremos admitir o erro, pois somos vaidosos e orgulhosos demais para aceitar críticas e notar que, em alguns casos, elas podem ser reais.

"Este seria alvo do desprezo de todos os outros: do rei, do vaidoso, do bêbado, do homem de negócios. E, no entanto, é o único que eu não acho ridículo. Talvez por se interessar por mais alguma coisa além de si próprio. [...]"

"- Você também pode se sentir solitário no meio de muita gente - disse a serpente."

A fala da serpente me deixou, de certa forma, desconcertada. Sabe quando estamos rodeados de pessoas e, mesmo acompanhados, nos sentimos sozinhos por sentir que não nos encaixamos no ambiente? O desconforto vem e leva consigo o bom humor e a sensação de acolhimento, nos deixando nus no que somos, em nossa própria singularidade.

"- Sim, laços. Por enquanto, para mim, você é só um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso e você. E você também não precisa de mim. Por enquanto, para você, eu sou só uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se você me cativar, passamos a precisar um do outro. Passa a ser único no mundo para mim. E, para você, eu também passo a ser única no mundo..."

"- Por favor, me cativa! - disse, finalmente."

Cativar os outros é reconfortante, ainda mais quando também somos cativados por aquele alguém. Laços são criados e, quando se fortificam e tornam-se reais, são difíceis de romper. Se bem que às vezes somos apenas cativados, mas não cativamos aquele que admiramos e queremos ter por perto.

"- Vocês são bonitas, mas vazias - completou o pequeno príncipe."

Beleza não é sinônimo de autossuficiência e muito menos de uma certeza de felicidade. Tantas pessoas vazias residem e se prendem a única certeza - talvez nem isso - que têm: sua estética. Afinal, o vazio vem de dentro, daquilo que somos de maneira solo.

"[...] - Vou contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos..."

"- Mas você não deve se esquecer dela. Você se torna responsável por aquilo que cativa. Você é responsável pela sua rosa..."

Uma pena saber que muitos não assumem a responsabilidade por cativar outrem.

"- Nunca se está bem onde se está - disse o despachante."

"- As estrelas são bonitas por causa de uma flor invisível aos olhos..."

"- Mas os olhos são cegos. Devemos procurar com o coração."

"- É como com a flor. Quando se ama uma flor que está plantada em uma estrela, é bom olhar para o céu, à noite. É que todas as estrelas ficam floridas."

"Quando nos deixamos cativar por alguém, arriscamo-nos a chorar de vez em quando..."

Eu não podia não dar a quantia máxima de estrelas para esta obra. É tão adulta quanto infantil, pois, bem lá no fundo, todos carregam a criança que foram um dia.

MO0NLIGHTnat 02/06/2024

2| mora no coração.
Este livro é minha segunda experiência com a leitura na vida, aos meus 8 anos através de um projeto de leitura na minha sala de aula, mesmo não me interessando pela história naquela época, eu pude ter o prazer de relé-lo no começo de 2020 e no final de 2022.
Não lembro ao exato quantas vezes eu li esse livro, mas posso dizer com certeza que se tornou o meu favorito da vida desde que pude ler com atenção e reler. Eu ainda tinha 12 anos e me apaixonei pela escrita, fiquei encantada com o conforto que encontrei nesse livro, porém ao longo desses anos que amadureci e reli em 2024, emergi mais na complexidade e, também, senti a simplicidade nas lições expressas nessa adorável leitura.
O Pequeno Príncipe sempre terá um lugar especial no meu coração e tenho certeza que continuarei relendo esta obra magnífica até o fim da minha vida.

Início e Fim da leitura: 15/04/2024 - 20/04/2024.
bela_isa 02/06/2024minha estante
Esse livro é tão perfeito, o meu grupo de teatro fez uma adaptação desse livro. Os ensinamentos são mto bonitos mesmo, principalmente sobre a sua criança interior.

MO0NLIGHTnat 02/06/2024minha estante
Com certeza, amo tanto que mesmo lendo e relendo várias vezes a cada ano, sempre aprendo e reflito de uma maneira nova sob uma nova perspectiva.

bela_isa 02/06/2024minha estante
Perfeito!

AndrA65 02/06/2024

A solitude é tão...
Durante o livro nós entendemos que ambos os personagens principais passam grande parte da vida sozinhos, o aviador por não ter nenhum parceiro que o entendia tal como o pequeno princípe, e vemos que em dado momento ele se torna a coisa mais delicada e valiosa tal como um diamante que está se lapidando e tomando forma. O pequeno príncipe que viaja por aí em busca de uma amizade , acaba deixando uma companheira que só depois entende que o que ele estava procurando já estava ali.
Em muitos momentos da nossa vida também nos encontramos dessa maneira, talvez procurando o necessário ao invés no essencial...

Anny Carol 01/06/2024

O pequeno príncipe
Li faz algum tempo,mas continua sendo um dos meus livros favoritos, considero ele um livro muito encantador que te prende na leitura facilmente e te deixa encantada com a história. Acho uma história muito fofa e feita desde para uma criança até para um adulto,Recomendo demais da conta.

laraaaaaaa 01/06/2024

Tenho muito apego emocional nesse livro mds esse livro mudou minha vida em todos os sentidos
ja li e reli 500 vezes e o pequeno príncipe vai ser sempre uma surpresa e inspiração pra mim

Yasmin1609 01/06/2024

O Pequeno Príncipe
Livro leve e fácil de ler com frases filosóficas e marcantes. Te faz pensar em algumas coisas sobre a vida enquanto o lê. Esse livro é colocado como infantil, porém raramente uma criança entenderá a sua profundidade. Simplesmente recomendo.?

Lucas1429 01/06/2024

O essencial é invisível aos olhos
Para mim todos os adultos deveriam ler este livro. Essa foi minha releitura, e me surpreendeu novamente, a simplicidade que deixamos de enxergar pode fazer toda a diferença.

cairws 01/06/2024

Para todas as crianças adormecidas
Já o li 3 vezes, e irei continuar relendo até o fim da vida, cada vez mais percebendo o que Saint-Exupéry quis passar entrelinhas.
"Os olhos sao cegos, precisa pr
ocurar com o coração".