Condado de Essex

Condado de Essex Jeff Lemire

Resenhas - Condado de Essex

1 | 2 | 3 | 4

Ju Rodrigues 06/05/2021

Gelo, patins, discos e caminhos
Este quadrinho espetacular, tocante, digno de premiações la fora. Temos aqui três histórias que estão ambientadas no Condado de Essex. Lugar onde o criador dessa trilogia, o Jeff Lemire ?, cresceu.

São histórias fictícias que poderiam facilmente ser reais, pois são bem prováveis de acontecer, em qualquer canto do mundo. São elas: "Contos da fazenda", "Histórias de fantasmas" e "Enfermeira do interior".

O plot é a ligação que as três histórias tem. Vamos sendo levados por caminhos, vidas, sentimentos, perdas, memórias, esquecimentos, que escritos e desenhados de forma magistral, que é possível se emocionar e entrar na obra, a cada página. Não irei entrar em detalhes para não perder a surpresa de quem ler.

Entre gelo, patins, tacos e discos, Lemire nos apresenta um compilado de beleza, sutileza, cuidado através dos olhos de uma criança introspectiva, um idoso cheio de memórias nem sempre felizes e uma mulher enfermeira que dedica sua vida para o outro.

João 04/04/2021

Primeiramente queria começar esta resenha perguntando para você leitor, qual foi o livro que te fez chorar e também te fez resignificar algo em sua vida?

Condado de Essex teve esse efeito comigo, além de chorar, me fez resignificar o valor de família e de carinho.

Condado de Essex começa com a estória de um menino que se muda para Casa/ Fazenda de seu tio após a morte de sua mãe por câncer e sua relação com o tio é fria pois não uma troca de carinho pelos dois, há uma estranheza.

A partir daí a história se ramifica e se encontra em um final arrebatador e que me faz olhar para cima e só chorar.

Estava passando por um momento complicado na minha vida com crises depressivas bem fortes e meu único motivo de viver era ler meus quadrinhos e quando tive a oportunidade de ler Condado de Essex foi realmente uma surra pra tentar melhorar as coisas e ver uma vida diferente, pois a mudança tem que partir de nós.

Jeff Lemire com seu traço único e sua narrativa específica te faz crer que Condado de Essex é uma literatura essencial para quem quer ler algo diferente e inovador e apesar de ser um quadrinho com inúmeras páginas e ser pesado, conforme vai lendo vai passando rápido demais.

Uma ótima combinação com essa leitura é uma caixa de lenço e de trilha sonora: Oceano do Djavan é uma excelente pedida.

Ísis 27/03/2021

Me fez pensar sobre a importância das lembranças, das experiências pequenas e grandiosas que fazem parte da vida.. para além do pensar, essa leitura me fez sentir. E é isso que, ao meu ver, tornou tão rica a leitura!

Alessandra.Adams 28/02/2021

O livro reúne três narrativas ambientadas em pequena comunidade do interior do Canadá que acabam se entrelaçando. O autor trata temas como a solidão, a velhice e o perdão, com muita sensibilidade. Certamente vale a leitura.

Rafael.Montoito 14/02/2021

Para suspender o coração
"O condado de Essex" parece ter sido feita para convencer o leitor mais esnobe de que literatura em quadrinhos podem ser colocadas na estante ao lado dos melhores romances dos grandes escritores, como Gabriel García Márquez, Umberto Eco, Erico Veríssimo, Virginia Woolf.
Não falta nada nesta história: é emocionante a ponto de levar o leitor a pensar sobre suas escolhas; ao mesmo tempo, é pungente de tal maneira que golpeia fortemente as emoções dos leitores mais endurecidos e descrentes dos laços humanos.
Esta edição apresenta as três histórias que Lemire - a quem já posso chamar de Mago, pela maneira como exerce seu ofício - originalmente publicou em separado.
A primeira é "Contos da fazenda" sobre um garoto de dez anos que vai morar com seu tio depois que sua mãe morre. Entristecido e sem amigos, acha refúgio nas histórias em quadrinho, chegando inclusive a inventar as suas (um ponto espetacular da narrativa são as histórias que ele inventa e que aparecem dentro da de Lemire) como modo de lidar com a realidade, até que faz amizade com Jimmy, o cara que é dono do posto de gasolina em que ele as compras. Seu tio parece não entender nem por que ele lê aquelas histórias, nem sua amizade com o vendedor.
A segunda, "História de fantasmas", apresenta Lou, que foi um jogador de sucesso de hóquei, em sua juventude, na cidade grande. Lou dividiu as quadras com seu irmão, com quem tinha uma forte amizade, até que algo os separou. Agora Lou está velho, de volta a Essex, e tem problemas de audição; não há ninguém para cuidar dele, salvo a enfermeira Anne.
"Enfermeira do interior" encerra a trilogia dando destaque à enfermeira Anne e sua participação e trabalho na comunidade. É também nesta terceira parte que Lemire amarra as três histórias, cujos indícios foram dados em toda sua narrativa, mas que só são definitivamente esclarecidos no final - até este ponto, o leitor tem conjecturas, muitas dúvidas e poucas certeza sobre as vidas das personagens.
E é esta finalização da história que coloca Lemire à altura dos grandes autores; também ela é responsável por extrair até a última gota de insensibilidade do leitor. "O condado de Essex" não é uma diversão leve ou ingênua porque faz com que aquele que o lê volte-se ao passado - não apenas ao seu passado, mas ao de vários dos seus familiares - e lhe possibilita entender que traumas e dores, se não tratados, passam de uma geração para a outra tal qual informações genéticas.

Cirne 10/02/2021

Drama familiar em três volumes
Graphic novel em três volumes, "Condado de Essex apresenta histórias independentes que são conectadas ao final, quando uma árvore familiar é revelada. O desenrolar é sufocado por uma atmosfera melancólica, na qual todos personagens carregam tragédias. Estaria a má sorte no sangue de várias gerações?
O destaque vai para o talento de Lemire em transmitir os sentimentos de seus protagonistas através dos quadrinhos. Por todo tempo, impressionante. Os dois primeiros volumes são mais interessantes. O terceiro perde em ritmo e força, sem concluir no auge. Vale a experiência, porém sem altas expectativas.

site: Mais sobre literatura, cinema, seriados e pensamentos diversos em www.cultpopmax.blogspot.com ;)

My | @pagesandseasons 01/02/2021

Incrível
Comecei a ler sentindo que iria amar esse quadrinho.

No "Livro 2" tive um pouco de confusão com a história, mas quando todas as pontas se ligam é genial.

Recomendo muito.

Cris 12/12/2020

Nostálgica, surpreendente.
Condado de Essex é um conjunto de três histórias ambientado numa pequena comunidade do interior do Canadá. De cara, a arte de Jeff Lemire nos soa peculiar, estranha aos olhos, um tipo de traço cartunesco. Todavia, o roteiro pelo qual o autor amarra as três narrativas é genial. Lemire teve a sensibilidade de nos brindar com temáticas que envolvem, a cultura do esporte por meio do amor ao Hóquei, assuntos complexos como altruísmo, traição, egoísmos, perdão, amadurecimento, laços de sangue e o medo da solidão. Lemire consegue, de uma forma simples e objetiva, interligar as três narrativas, fazendo com que o leitor sinta-se degustando um romance muito bem escrito. Com certeza, uma das melhores Graphic Novel da década.

Samuel Simões 04/11/2020

Incrível! CONDADO DE ESSEX. Leia!
Um quadrinho tocante, profundo sensível, humano. Vale muito a pena.

Guga 02/11/2020

Desenhos simples e trama curiosa
Esse quadrinho conta histórias de viva de alguns cidadãos do Condado. É como um daqueles filmes americanos que se passam no interior, e você se para saber o passado dos personagens envolvidos.
Bem divertido e surpreendente.

Chuck | @rodrigochierici7 06/10/2020

É realmente brilhante.
Jeff Lemire é com certeza um dos maiores quadrinistas da atualidade.

No início achei a história confusa, mas muito bem escrita. Quando cada detalhe vai tomando forma e você percebe que está lendo algo realmente brilhante, você não consegue parar de ler.
Fascinante, íntimo e muito prazeroso.
Não vai se arrepender.

Lucas Lima 12/09/2020

a vida é curta
o peso das limitações, lembranças, escolhas, erros e arrependimentos.

joaoggur 01/09/2020

UM PETARDO!
Uma das melhores Hqs que já li, fácil fácil! Poética, linda e singela, é a HQ que prova como Jeff Lemire é uma das lendas da atualidade. Top 5 melhores Hqs que já li.

Djeison.Hoerlle 04/06/2020

Lemire é um artista sensível como poucos que já li, do tipo que lhe faz perceber a importância e o significado de uma ruga na testa, um desvio de olhar, ou mesmo o grasnar de um corvo.

Tudo em Condado de Essex é sobre contemplação, bucolismo e melancolia, e eu enquanto vivente da zona rural, não só me identifiquei muito com eles mas também senti que mergulhei em cada um.

Grato por ter lido esta obra.

Anamaria 23/05/2020

Amo a delicadeza e simplicidade que o Jeff usa pra contar suas histórias, e nessa obra não é diferente. A conexão entre os personagens é tão linear e sublime. Se tornou um dos meus prediletos.

1 | 2 | 3 | 4