Anne Frank

Anne Frank Josephine Poole & Angela Barrett

Resenhas - Anne Frank

Rafael 16/03/2021

O quarto com papel de parede amarelo
Muito bom para se ter uma ideia geral sobre o contexto em que Anne viveu e sobre os motivos da guerra. Com ele, é possível apresentar a crianças grandes e pré-adolescentes uma história dura e horrível da forma correta: sem focar tanto nos detalhes cruéis, mas também sem minimizar a dor dos que viveram o holocausto.

Por meio da leitura dessa biografia, é provável que quem ainda não conhece a história da garota judia mais famosa do mundo sinta vontade de ler o diário em sua versão integral.

As ilustrações são muito bonitas e seu toque realista ajuda a não infantilizar a tragédia real. Além disso, são muito fieis aos ambientes. Eu tive a oportunidade de conhecer o museu Anne Frank Haus e me lembro de que a parede do quarto em que ela dormi era exatamente assim: com um papel de parede amarelo e com algumas fotografias e cartões postais colados como pôsteres. Foi emocionante estar lá e é emocionante ver essa fidelidade aqui.

Gi Facioli 22/05/2022

Leve e envolvente
Como trabalhar a história de Anne Frank de forma leve?
Este livro lindo conta a história da jovem a partir de um olhar sensível e de ilustrações lindas.
A perspectiva da época é abordada e o público infanto-juvenil compreende a situação. Meus alunos ficaram ainda mais tocados e curiosos sobre a temática.
Pieko7790 23/05/2022minha estante
E como professora! Essa história é retratada com informações que são compreensíveis para a nossa idade, como da varias observações sobre a 2 guerra mundial.

journalliterario 01/09/2020

Uma vida tão curta! Fiquei com vontade de ler o diario. Inacreditável o que os fanáticos podem fazer... :(

Anna na biblioteca 19/09/2016

Perfeito para apresentar a história de Anne Frank aos pequenos!
Este é um livro biográfico infanto-juvenil, que revela com muita clareza a história de Anne Frank e conta com ilustrações lindíssimas!

Uma forma interessante de inserir os pequenos em aspectos históricos da Segunda Guerra Mundial e o Nazismo e fazer um paralelo com os dias atuais, pois infelizmente ainda vivemos inúmeros casos de intolerância seja religiosa, gênero, política, econômica e inclusive estética, bem como diferenças pessoais.

Recomendo esta leitura com seus filhos, sobrinhos, irmãos e inclusive alunos de forma compartilhada, onde o adulto esteja presente e em conjunto leiam e dialoguem sobre diversos aspectos presentes no livro. Claro que será necessário adequar este diálogo à idade da criança.

Li com minha filha que tem 8 anos, que já conhecia um pouco da história de Anne e ficou vidrada em todas as páginas e levantando questionamentos ao longo da narrativa feita por mim. Senti que foi uma leitura esclarcedora e comovente, mas incompreendida do ponto de vista de maldade. Como responder a uma criança, os motivos de tanto ódio e violência de forma que faça sentido?

Não posso encerrar sem comentar sobre a belíssima capa e que o formato do livro é grande (26cm x 24cm).

site: http://arvoredoscontos.blogspot.com.br/2016/09/resenha-anne-frank-josephine-poole.html
Silvio Almeida 04/12/2016minha estante
Oi Anna, gostei de sua resenha, parabéns!

Mari 22/01/2018

Muito lindo e delicado!!!
Mesmo eu já tendo lido " O diário de Anne Frank" e conhecido sua inacreditável, inspiradora e triste história de vida eu não pude resistir em ler esta versão infanto-juvenil também, uma vez que eu me tornei fã da Anne e consumidora de qualquer livro referente a ela ou à Segunda Guerra Mundial e ao campo de concentração de Auschwitz.
Como se trata de uma versão adaptada para um público infanto-juvenil, os fatos são recontados de forma mais amena e sutil, o que na minha opinião tornou o livro muito delicado.
Outra ponto que merece destaque apresentado nesse livro e que é a característica principal para eu ter gostado tanto dele são as suas ilustrações, que além de serem lindas e delicadas, mas ao mesmo tempo precisas, elas conseguem transmitir sensibilidade e emoção ao leitor através dos detalhes dos olhares dos personagens.

Nayara 06/03/2022

Resumo do contexto e da história de Anne Frank
Eu peguei esse livro emprestado da biblioteca da minha escola, porque após ler o Diário de Anne Frank, fiquei com uma vontade imensa de ler grande parte dos livros da famosa menina judia. Porém sempre quando eu ia na biblioteca para pegar emprestado, nunca estava disponível, até que um dia (no dia anterior que eu peguei o livro) eu achei ele na estante, porém não consegui levar ele naquele momento, então eu meio que.... escondi o livro na estante.... (eu sei, eu sei, eu não me orgulho disso mas foi por uma causa maior prometo kkkkkkkkkk, desculpa crianças)

O livro é repleto de desenhos lindos em cada página, contextualizando o que a página descrevia. Conta beeeem resumidamente, mas de uma forma legal, o contexto que a Alemanha se encontrava depois da 1° Guerra Mundial, e como o Hitler acabou chegando ao poder e de que forma e o por que os judeus foram apontados como culpados e sofreram tanta discriminação e ódio.

Após explicar toda essa situação, é ai que começa a contar a história de Anne Frank beeeem resumidamente.

Leonardo 21/02/2020

Vidas roubadas à sombra de Hitler
Uma boa introdução para crianças e adolescentes à famosa história da menina judia Anneliese Marie Frank, que escreveu seu diário no esconderijo em que viveu com a família na Amsterdã ocupada pelos nazistas durante a II Guerra Mundial. Desperta a vontade de ler também o próprio Diário de Anne Frank, que ficou conhecido em todo o mundo após o fim do conflito.
POOLE, Josephine. Anne Frank. Ilustrações: Angela Barrett. Traduzido por Marcelo Pen. São Paulo: SM, 2005. 11. impr. 2017. Tradução de: Anne Frank (Random House Children?s Books, 2005). 40 p.
Literatura infantojuvenil.

Camps 03/03/2022

Legal
É um livro para crianças, então é curto (li em 10 minutos), bem resumido, e com a maior leveza possível. Os desenhos são lindos.