O Dossiê Pelicano

O Dossiê Pelicano John Grisham

Resenhas - O Dossiê Pelicano

Regis 18/06/2022

Um thriller que se manteve atual...
Darby Shaw é uma estudante de direito inteligente e idealista, que escreve um artigo teorizando sobre a morte de dois juízes da Suprema Corte americana.
O dossiê aponta possíveis culpados  deixando muita gente em Washington desconfortável.
Causando a morte de pessoas próximas e uma desesperada fuga pela sobrevivência, enquanto tenta desesperadamente desmascarar os conspiradores com a ajuda do repórter investigativo Gray Grantham do Washington Post.

É um thriller com muita ação e uma trama aliciante, que te prende completamente, não te permitindo se desligar dos acontecimentos da história nem mesmo quando é necessário fechar o livro.

Com críticas ao sistema judiciário americano, o lobby político,
os grandes empresários do petróleo e advogados gananciosos, John Grisham te conquista com uma escrita fluída, personagens interessantes e um enredo que permanece relevante e atual até os dias de hoje.

Gostei bastante dos acontecimentos e de toda a trama.
A única ressalva é: você começa tentando achar o mandante dos crimes e termina embarcando em uma corrida para ver qual jornal vai publicar a resolução do caso primeiro.

Ao final, foi muito satisfatório ver cada um dos vários envolvidos na conspiração receber o que merecia.

Recomendo a leitura.

Cleber 18/06/2022minha estante
Adorei a resenha???

Ari 18/06/2022minha estante
Parece mto bomm
Gostei da resenha, deu vontade de ler

Alex 18/06/2022minha estante
Fiquei com medo de ler sua resenha antes de terminar. E acertei em demorar rsss. Livro excelente.

Vanessa704 19/06/2022minha estante
Parece legal! Fiquei curiosa..

Regis 19/06/2022minha estante
É legal Vanessabs, você não consegue largar.

Obrigada Cleber. ?

Regis 19/06/2022minha estante
Se gostar de thriller pode dar uma chance Ari, eu gostei bastante.

Regis 19/06/2022minha estante
Foi o que eu disse no final né Alex? Desculpa, tinha que falar aquilo.
Estava cheia de teorias no começo e do meio para o fim o livro me quebra as pernas. Rsrsrs

MissMel 04/04/2023

Baita de um livro chato
Essa história toda tinha muito potencial, mas foi desenvolvido tão lentamente e desgastante que abandonei, mas como não suporto deixar um livro inacabado, eu retomei e terminei para falar que:
A leitura é confusa, muitos personagens desnecessários que não são relevantes, e um tanto desnecessário querer meter casal entre o Gray e a Darby, além de que o final foi bem ruinzinho.
Não recomendo
Giordano.Sereno 06/04/2023minha estante
Também não gosto de abandonar livro. Vou até o final para poder falar mal depois ?

MissMel 15/04/2023minha estante
isso mesmo kskskkk

Adamastor Portucaldo 07/05/2023minha estante
Eu gostei!

Andre.Vieira 31/08/2022

Vale muito a pena ler
Primeiro livro do autor que leio, primeiro Thriller jurídico que leio. E amei tudo aqui, eu prometo que vou ler outros livros dele, muita emoção, fiquei nervoso em muitas situações. Trama bem planejada, apenas duas coisinhas que para o meu gosto não ficou perfeito. Faltou o autor relatar o que estava escrito no Dossiê Pelicano e o relato do vídeo do advogado. Só por isso dei 4,5 estrelas e não 5.
Amei a Darby Shaw ??? ela é muito inteligente ????????

Minha nota? 9,5.
Alinesmne 01/09/2022minha estante
Ótima resenha! ?

Andre.Vieira 01/09/2022minha estante
Obrigado. Poderia ter sido bem melhor, mas estava cansado e com sono ???

Bruno Malini 01/09/2022minha estante
Top 5: tempo de matar, a firma, o cliente, o dossiê pelicano, a Câmara de gás

Andre.Vieira 02/09/2022minha estante
Obrigado Bruno, anotado.

Maygeek7 02/09/2022minha estante
Também quando falta algo tiro estrelas kkk. Ótima resenha ???

Andre.Vieira 03/09/2022minha estante
Acabei d assistir o filme agora. Estou pasmo o quanto o filme é fiel ao livro ?? pouquíssima alterações e bestissimas. Gostei, fui assistir pra criticar e acabei quebrando a cara ??????????

Mila.Maluka 13/09/2023

Adorei!
Com certeza vou procurar o filme na Netflix.

História maravilhosa, intensa, do jeito que eu amo.

Esse autor merece os parabéns.

Felipe 05/05/2023

Viciante!
No começo o livro é um pouco mais cansativo, mas quando começa a ter a "ação" o livro fica completamente insano!

Darby é uma personagem que te prende muito e as grandes intrigas políticas e jornalísticas te deixam cada vez mais aprofundado no assunto.

Eu não conseguirei dar uma resenha sem spoiler, porque quero falar muita coisa sobre o livro... mas só quero dizer que é um grande thriller político e jurídico que vale muito a pena

Mara Islanne 21/10/2021minha estante
Olha, eu gosto muito de John Grisham, alguns livros não são tão bons quanto outros, mas valem a pena. Eu indico Tempo de Matar, o melhor dele que li até agora. Se quiser dar outra chance, tenta esse!

@tigloko 22/10/2021minha estante
Boa! Ainda não desisti do autor, até porquê eu gostei desse. Apesar de tdu, achei um bom livro. Mas vou add esse na lista, obrigado pela indicação ;)

Alex 18/06/2022

Um best seller, e não é à toa
John Grisham tem essa capacidade, com uma receita simples criar um thriller empolgante é muito bem amarrado.

Neste em específico há uma trama muito bacana, envolvendo política, dinheiro, meio ambiente, negócios escusos e, claro, o ambiente jurídico americano.

Durante a jornada você se conhece com dois personagens tenazes, inteligentes e corajosos, que buscam sobreviver e fazer justiça. E nesse caminho o leitor se depara com informações muito interessantes sobre a Suprema Corte americana, a Casa Branca e seu funcionamento, bem como, o quão sujo pode ser o mundo dos negócios.

Recomendo a leitura, como recomendo todo e qualquer livro que já li de Grisham.
Regis 19/06/2022minha estante
Você também não conseguiu largar né?
Agora estou curiosa sobre o porquê dessa meia estrela a menos. Rsrsr

Alex 19/06/2022minha estante
Impossível largar. Ahhh não é um livro perfeito. É ótimo. Mas os mais antigos dele são melhores.

Sim, não é perfeito.
Te entendo.

Luciana 31/12/2023

Último livro do ano
Primeira vez que entro nesse universo e eu gostei bastante. Esse livro tem tanta reviravolta que você fica tonto ? em poucas páginas tudo pode acontecer.
Gostei da construção dos personagens, de como a trama foi desenvolvendo e seu desfecho.
Estou orgulhosa por terminá-lo antes do ano acabar. Que venham muitos livros pra nós e desejo um ano de 2024 riquíssimo em muitas aventuras. Até ?

Guilherme 24/02/2022

Muito bom, uma história bem envolvente, fluída, o tipo de livro que você devora sem sentir, e quando chega ao final se arrepender por ter lido rápido demais, mas sou suspeito pra falar sobre os livros de John Grisham uma vez que sou fã desde o primeiro livro dele que li.
silther 25/02/2022minha estante
Não conheço nada do autor, o que você indica pra começar?

Guilherme 25/02/2022minha estante
"O manipulador" é muito bom, "O júri", esse mesmo "O dossiê Pelicano", "A confraria" foi o primeiro que li, dos mais recentes "Justiça a qualquer preço", "A delação", outros que fogem do romance jurídico mas tão bons quanto "a casa pintada", "Calico Joe", "Jogando por pizza"... Até agora não li um dele que não tenha gostado. Você disse que não conhece, mas se viu muitos filmes dos anos 90, já deve ter visto algum baseado nos livros dele.

CarolineSeco Revisora 29/10/2010

Intrigante. Tenso. Cheio de Ação.
O livro é muito bom.
No começo, parece que a história tende a ficar maçante, mas aos poucos as coisas vão se encaixando e a história fica perfeita.

Tudo começa com duas mortes, de pessoas importantes e influentes nos EUA, e as investigações do FBI, CIA e de particulares (estudantes de Direito curiosos) parecem não avançar. As circunstâncias das mortes foram comprometedoras e, apesar do autor deixar explícito que foi apenas um assassino, todas as agências do governo acham impossível um homem ter feito tudo sozinho.

No entanto, uma estudante de Direito descobre algumas coisas intrigantes, que, é claro, não são reveladas logo de cara, mas imagina estar errada e desacredita de sua teoria, na qual após enumerar três opções, tudo leva a crer que o motivo dos assassinatos é manipulação. Fazer com que os mortos fossem substituídos por pessoas que ajudassem alguém ou algo comprometedor.

O professor da Universidade com quem ela está tendo um caso, lê o dossiê que ela fez sobre sua descoberta e leva para um amigo que trabalha no FBI. Daí, o dossiê espalha-se para todos os cantos, CIA, Casa Branca, mas parece que não acham que a história seja verdadeira, e, a pedido do presidente, o FBI deixa a investigação de lado; mas a CIA é autorizada/obrigada a investigar por baixo dos panos.

Está claro para todos os envolvidos que o dossiê não deve ter nenhum efeito prejudicial e provavelmente é uma mentira. Mas a situação se complica quando uma pessoa envolvida com o dossiê morre, apesar de outra ter conseguido escapar.

Aí começa uma corrida de gato e rato, onde a estudante que publicou o dossiê teme pela sua vida, não em vão, já que logo depois, uma segunda pessoa envolvida com o dossiê também é assassinada.

Tem também um repórter que obtém algumas informações de uma fonte interna da Casa Branca e publica algumas coisas suspeitas ou comprometedoras, nada muito grande. A estudante consegue contato com ele e promete contar exatamente o que havia no dossiê. Então outra pessoa morre. E a situação fica cada vez mais difícil para ela que tenta salvar sua vida para poder revelar tudo o que sabe à imprensa, para isso ela usa de todo seu conhecimento e astúcia para despitar seus perseguidores que não tem nenhum escrúpulo e para os quais, matar é apenas um trabalho, diga-se de passagem, muito bem remunerado. Mais uma pessoa morre e o desfecho da história é impressionante.

O autor combina com maestria várias emoções, com um bocado bom humor que deixa o livro mais leve. A trama envolve, além dos assassinatos, manipulação, corrupção, exploração de petróleo, muitos bandidões que não tem medo de nada e que tem dinheiro suficiente para fazerem o que quiserem com quem quiserem. O livro prende a atenção de maneira que você só para de ler quando chega ao fim querendo logo descobrir todo o desfecho da história.

Mais algumas informações em http://www.skoob.com.br/estante/livro/6959948 onde coloquei alguns trechos do livro.
Carol 22/11/2020minha estante
Quero ler o livro! Vc sabia que tem um filme com a Júlia Roberts,Denzel Washington? Está na netflic

CarolineSeco Revisora 22/11/2020minha estante
Sabia da existência do filme, mas não sabia que está na Netflix. Obrigada por informar.

De nada! Netflix(escrevi errado)rs

Carol 22/11/2020minha estante
É muito bom! Cheio de ação,o livro deve ser ainda MELHOR!espero ler em breve!

CarolineSeco Revisora 22/11/2020minha estante
??

Stephany.Martins 11/09/2021minha estante
Sim, sim e sim! O livro eh perfeito, só elogios quanto a ele.

Annaplima 16/06/2022

"O choque, o cansaço, o medo e a dor fizeram Darby enterrar a cabeça no travesseiro. Ela odiava chorar, e aquela seria a última vez que choraria por um tempo. Se ela se entregasse ao luto, acabaria sendo morta."
Gostei bastante!!!

manuela 18/06/2021

Um dos melhores livros que já li, no começo eu não coloquei muita expectativa nele mas meu deus que livro divino. O romance da darby e do gray no meio do caos salvou muito!

Natália 16/11/2023

Meu primeiro contato com John Grisham
Dois juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos são assassinados na mesma noite em locais diferentes. Darby Shaw, uma estudante de Direito brilhante da Universidade Tulane, fica intrigada com as mortes e começa a investigar a possível relação entre elas. Ela passa dia e noite imersa em uma pesquisa, buscando casos que esses juízes julgaram e acaba elaborando um dossiê em que estabelece uma conexão entre as vítimas, aparecendo o nome de um possível suspeito, mas Darby custa a acreditar no documento que elaborou, pensando que eram meras suposições, algo difícil de ter certeza ou de provar. Então, Darby acaba deixando o dossiê de lado. No entanto, o documento, apelidado de "O dossiê pelicano" acaba circulando em várias mãos. Quando pessoas ligadas a Darby começam a morrer, a estudante percebe que chegou perto da verdade e que o dossiê que escreveu não são meras conjecturas, mas sim o caminho para desvendar esses crimes bárbaros. Correndo risco de vida, Darby decide viver em fuga e busca a ajuda de Gary Grantham, um jornalista do Washington Post obcecado por esse furo de reportagem, mas disposto a ajudar e proteger Darby.

E após 84 anos, finalizei esse livro rsrs. O livro é fenomenal e recomendo muito. Só demorei um pouco mais do que o tempo que levo em média para ler outros livros porque esse é um livro que exige uma atenção redobrada, são muitos detalhes, vários personagens. Foi o meu primeiro contato com o autor John Grisham, que é advogado e tem vários livros com temas relacionados ao Direito e vários livros foram adaptados para o cinema. O dossiê pelicano, inclusive, tem adaptação com a Julia Roberts no papel da Darby Shaw.