Os homens explicam tudo para mim

Os homens explicam tudo para mim Rebecca Solnit

Resenhas - Os Homens Explicam Tudo Para Mim

Tho 23/04/2020

Fácil, acessível e obrigatório.
Esse é o meu primeiro Solnit e estou ansioso pelo próximo (provavelmente "A mãe de todas as perguntas"). A leitura é leve e acessível, porém os acontecimentos relatados são revoltantes e indigestos.

Acredito que seja um livro fundamental e um dos melhores para iniciar o tema do feminismo e sua busca pela igualdade.

Relatos pessoais, relatos sobre acontecimentos de cobertura midiática, casamento igualitário, Virginia Woolf, cultura do estupro, entre outros assuntos, são abordados nesse pequeno e poderoso livro.

Lou 03/06/2021

?Na sua maioria (as mulheres) são mortas pelo amante, o marido, o ex-parceiro, que buscam a forma mais extrema de repressão, o modo derradeiro de apagar, silenciar, fazer alguém desaparecer. Com frequência essas mortes vêm após anos, ou décadas, de terem sido silenciadas e apagadas em casa, na vida diária, pelas ameaças e pela violência. Algumas mulheres vão sendo apagadas aos poucos, outras de uma só vez. Algumas reaparecem. Toda mulher que aparece luta contra as forças que desejam fazê-la desaparecer. Luta contra as forças que querem contar a história dela no lugar dela, ou omiti-la da história, da genealogia, dos direitos do homem, do estado de direito. A capacidade de contar sua própria história, em palavras ou imagens, já é uma vitória, já é uma revolta.?

Nicole 08/08/2022

"As revoluções são, antes de qualquer coisa, ideias."
O livro entrega o que promete. É uma leitura básica, um compilado de artigos da escritora. Na metade do livro a leitura fica meio arrastada, demorei muito mais do q imaginei q iria demorar. Os capítulos que mais gostei foram os dois primeiros e os dois "penúltimos".
Eric Luiz 09/08/2022minha estante
3 estrelas. Acho que eu parei no capítulo certo. Rsrs

Nicole 09/08/2022minha estante
É visse... É um livro ok, porém nada de surpreendente. A melhor parte são os capítulos iniciais e os finais. O meio a gente reza pra acabar logo. ?

Ana Paula L V 03/11/2020

É um bom livro, mas não acrescenta muito para quem já é iniciado e atuante no movimento feminista.

Geovanna.Holanda 27/02/2021

Necessário
Um livro necessário a todas as mulheres, feministas ou não.
O livro traz estatísticas, casos reais, argumentos sólidos e a triste realidade do mundo que foi e ainda é. A autora consegue explicar de maneira objetiva e sucinta sobre o movimento feminista e as diversas violências sofridas por nós, mulheres. O discurso dela inclui homens e mulheres, em suma, inclui todos aqueles dispostos a tratar sobre os papéis de gênero e nossa cultura patriarcal.
Considero importante essa leitura para todas as pessoas interessadas no assunto.

Day 19/10/2020

Um dos melhores livros
Sobre o que acontece na vida de uma mulher na nossa sociedade patriarcal. As primeiras páginas já mostram uma história bastante interessante sobre o ato de homens acharem que estão sempre certos independente da sua área de conhecimento e com isso não dão abertura para nós. Depois e ler esse livro vejo a realidade com os olhos um pouco mais abertos. E espero que continue assim.

Sarah 03/07/2022

Quote:
?Nesta guerra morrem pessoas, mas não é possível apagar as ideias?.

Um compilado de textos publicados pela autora em outros meios de comunicação. E que textos! Um melhor do que o outro. Muita informação sob uma visão crítica de uma pessoa que é constantemente agredida por nossa sociedade machista e misógina. Vale muito a
pena! Uma introdução ótima sobre o assunto????

Paula 11/05/2021

A luta das mulheres...
Esse livro me abriu os olhos para muitas situações que nós mulheres passamos e que muitas outras passaram no nosso mundo, e não damos conta diariamente. Nesse compilado de artigos, a autora conseguiu me mostrar a importância das palavras e ações que as mulheres têm e devem ter. Os momentos em que ela fala sobre as lutas feministas da história foram importantes para mim, me dando esperança de um futuro melhor para todos. Foi meu primeiro livro sobre feminismo, recomendo também o documentário na Netflix "Feministas: o que elas estavam pensando?" e o filme "As Sufragistas", maravilhosos!

Bi 26/10/2021

Leve e importante
O livro possui um clima leve sem deixar de penetrar na seriedade do assunto. As reflexões são lógicas e urgentes, aprofundando a discussão.

Lysiane.Correa 09/03/2024

Uma ótima leitura para mulheres e homens! Bem didático, fácil de ler e com a presença incontestável de argumentos sobre o que é a luta feminista e de como isso não afeta negativamente os homens.

Ronnayse 02/05/2021

É um livro que a leitura flui bastante, mas que é muito pesado.
Muitos gatilhos e temas bem polemicos são encontrados ao longo do livro: machismo, abuso sexual, abuso psicológico, violencia domestica, violencia contra a mulher, casamento gay, homofobia...

Apresenta muitos dados reais e nos faz refletir sobre o que as mulheres enfrentam até hoje em decorrência de uma sociedade patriarcal. São dados que despertam medos, angústias, mas tambem esperança em ver que está mudando (mesmo em passos lentos).

O livro é composto de uma coletânia de artigos da autora (de 2008 a 2014) sobre a luta constante e necessária das mulheres para o simples fato de existir e sobre o poder que os homens acreditam ter sobre todas as mulheres - desde interromper uma fala, desacreditar e desmerecer nosso conhecimento das coisas, o direito que acreditam ter sobre nossos corpos.
Rebecca traz temas completos e impactantes com uma linguagem simples.

A meu ver, essa leitura faz parte de um processo para conhecermos mais da importância do feminismo e para alcançar um futuro melhor.

"As revoluções são, acima de tudo, feita de ideias."

"Nessa guerra morrem pessoas, mas não é possível apagar ideias."

Mary Manzolli 10/07/2021

Necessário
Tratam-se de 9 ensaios publicados em diversos veículos de informação, entre 2008 e 2014, abordando o tema dos direitos das mulheres com o objetivo de provocar discussões sobre as mais variadas formas de violências contra as mulheres, desde as mais violentas, como assassinatos, estupros e espancamentos até o mais sutil ato de silenciar como forma de "proteção".

No primeiro texto, "Os Homens Explicam Tudo Para Mim", o mesmo nome do livro, Solnit conta, de forma bem humorada a história de quando foi a uma festa acompanhada de uma amiga e em um determinado momento, um homem lhe perguntou sobre seus livros e ao citar um deles, foi interrompida para receber a indicação de um "outro" livro "muito interessante" sobre o mesmo assunto, no entanto o livro do qual ele falava e sequer havia lido, tratava-se, justamente, da obra de Solnit. O "senhor importante" discorreu por longos minutos sobre esse trabalho tão importante, sem dar oportunidade para que Solnit se identificasse como a autora.

Nesse primeiro ensaio o que a autora narra é a situação de ter um homem explicando a ela algo que ele não sabe, sobre um assunto que ela domina. Praticamente, todas as mulheres já passaram por algo parecido e por esse motivo o ensaio teve grande repercussão e acabou por cunhar o termo mansplaining (man+explain), mas mais do que isso Solnit observa que, em razão de terem seus conhecimentos muitas vezes questionados e até mesmo silenciados por essa suposta "sabedoria masculina", mesmo nos dias de hoje, muitas mulheres ainda apresentam dificuldades de assumirem suas vozes e seus conhecimentos de forma confiante.

A partir desta primeira reflexão, o livro segue, através dos outros ensaios, construindo a narrativa acerca da importância de se nomear as violências contra as mulheres a fim de que elas sejam reconhecidas facilmente e deixem de ser consideradas fatos isolados para serem encaradas como um padrão persistente de uma cultura patriarcal.

Não é nenhum pouco confortável para mim, dizer aqui que gostei de um livro repleto de informações e estatísticas assustadoras em que nós, mulheres, somos sempre violentadas, humilhadas, diminuídas, silenciadas e apagadas da história, simplesmente por sermos mulheres, mas é uma discussão que precisa acontecer e precisamos estar sempre prontas a lutar contra esta força que nos anula e nos oprime.

Embora, nos dias de hoje, já seja possível encontrar homens que acreditem e estejam dispostos a fortalecer a nossa luta, ainda percebemos mesmo nestes homens, uma incrível disposição em falar mais do que nos ouvir. Penso que a única chance de mudarmos esse comportamento impositivo da parte dos homens seja investindo na educação desta nova geração, ensinando os meninos a não silenciarem as meninas e ao mesmo tempo ensinarmos as meninas que podem e devem falar, participar e opinar sobre qualquer assunto.

Um livro que, sem sombra de dúvida, precisa ser lido, refletido de forma a despertar a consciência de que devemos estar sempre prontas a confrontar o sistema e mostrar que sabemos reconhecer os abusos e violências por mais disfarçadas que elas estejam.

Sigam-me no Instagram para mais resenhas.
@marymanzolli

vagnerrg_ 14/04/2022

Leitura muito necessária
Acho que esse é um daqueles livros que capazes de fazer você repensar atitudes e se prosseguir uma autocrítica.

Por vezes me peguei com a ideia de mansplaining na cabeça, tentando entender se também eu não seria um fiel praticante... ao conversar com amigas sempre tento identificar se tô fazendo isso, porque pra mim é algo importante compreender o que as pessoas têm a dizer e não me colocar no centro, por uma questão de bom senso, mas também atentando pra essa dimensão bem importante que é a de gênero.

Esse livro da Rebecca Solnit é formado por um conjunto de ensaios que me ajudou muito a compreender um pouco mais sobre esse tema. Apesar de ser central no título do livro, ela não trata só de mansplaining, trata também sobre violência de gênero. Solnit conseguiu me mostrar com muitas evidências de que a violência e todas as suas especificidades podem e devem ser analisadas a partir de um recorte de gênero. São dados bem assustadores que ela trata no livro.

Ainda tô pensando nessa leitura e bem impressionado com tudo o que ela disse. Tô engatinhando nessas discussões, mas o livro cumpriu o que eu esperava dele: entender mais sobre minhas práticas e me cercar de esclarecimento para que seja mais difícil eu cometer erros nesse sentido. Acho que aprendi algumas lições importantes com essa leitura.

Acho que estamos em construção, não pra sermos as pessoas mais incríveis, mas acho que a gente vai amadurecendo e isso também acontece quando a gente é capaz de se olhar e perceber o que não tá fazendo de legal.

O livro também me ajudou a compreender algo muito importante: preciso fazer mais leituras feministas.

Isso não é tudo, mas é o que tenho a dizer agora.

Jeniffer166 05/09/2020

Muito além de um título
Me surpreendi por esperar uma fidelidade ao titulo, e recebi tantas informações novas e estarrecedoras e tantos tapas na cara, que estou zonza até agora!

Sah 19/05/2021

Os Homens Explicam Tudo Para Mim
O livro é lindo demais! A capa e o título chamam muito atenção e a forma em que a autora fala de coisas extremamente sérias são extremamente simples.
Muito bom o livro! E extremamente importante!