Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

TatianaTati 02/03/2024

"Não é a verdade que vence, é a convicção"
Lendo toda a obra de Machado em ordem cronológica, arrisco dizer que este é o romance mais mal-ajambrado do autor. A dualidade dos irmãos é muito fraca, sem complexidade... e para fazer o paralelo com a oposição Império/República faltou muito. Só vi dois irmãos birrentinhos do início ao fim. Pobre da dona Natividade, só sonhando com as "coisas futuras!".

Sobre a transição histórica, aliás, o interessante está na ótica diferente da dos livros escolares, ter contato com esse registro de muita falta de informação e apreensão das diferentes camadas sociais. Mesmo assim, não cresce nem aprofunda (mas é um bom pano de fundo entre D. Claudia e Batista).

Sem muita fé, ainda tenho curiosidade quanto às memórias do Senhor Aires... "(...) descobrir e encobrir. Toda a diplomacia está nestes dois verbos parentes."

isa farinacio 29/02/2024

Machado foi um cara incrível né
Achei muito legal esse narrador, um personagem mas um personagem secundário, e que fala de si mesmo em terceira pessoa (às vezes eu até esquecia quem ele era kkkkkk)
O tanto de frases maravilhosas que tem nesse livro, o cara era um mestre das palavras
Gostei bastante dos textos de apoio dessa edição, contando um pouco sobre o livro e sobre o Rio da época de Machado

Mariavitoria_sf 28/02/2024

Narrador fenomenal
Como sempre, nosso avô Machado de Assis sempre surpreendendo. A história em si não é tão empolgante quanto Dom Casmurro, mas a narrativa é fenomenal. Ao mesmo tempo que temos um narrador em terceira pessoa, ele é um participante ativo da história! Como eu amo Machado!

Felipe1503 18/02/2024

Antagônico
Dia e noite, luz e trevas, sol e lua, Esaú e Jacó.

Estamos diante de uma ótima obra do grande Machado de Assis, que vai além do momento da escrita e traz reflexão para o tempo presente.

graziiffraga 18/02/2024

Maneiro
Machado é Machado, não dá pra definir de outra forma. Acho a escrita dele maravilhosa, principalmente pelas interações com o leitor, mas o livro não me prendeu. A estória é bem boa, fica focada no conflito político da época por meio dos dois irmãos.

Eduarda 09/02/2024

Coisas de opinião, coisas futuras....
Admito que não sou grande fã de literatura brasileira, mas esse livro tem uma história interessante. A nota mediana é devido ao fato de que não prendeu tanto a minha atenção, e embora a história seja interessante, não é exatamente o tipo de história que me atrai.

Então, no fim das contas, sugiro que não levem em consideração a minha avaliação se for ler o livro.

RHG 22/01/2024

Jogo de opostos
Os gêmeos são idênticos em aparências mas são diferentes em todo resto. Tem a ver com uma crítica ao período em que o livro foi escrito: a luta ideológica entre monarquistas e republicanos.

Marilia 09/01/2024

Esaú e Jacó
Nem de longe é um dos meus favoritos dele. Mas confesso que gosto como ele não aprecia finais felizes, sempre resolvendo com morte as questões do amor.

Milena.Saleh 05/01/2024

Machado reflexivo
Nunca vi Machado tão reflexivo em outro livro! Este trata de dois irmãos gêmeos que, desde o útero, nunca se deram bem - são completamente opostos em todos os aspectos. Há, no livro, a aparição constante do Conselheiro Aires, do Memorial de Aires, outro livro de Machado, e parte deste é ele quem narra. Não faltam também o romance, a morte, as intrigas, os acontecimentos históricos e as reflexões de metalinguagem (abundantes!), ingredientes que marcam essa fase já madura de Machado, sendo este o seu penúltimo livro publicado em vida.
Algumas frases icônicas: ?serve-se muitas vezes a liberdade parecendo sufocá-la?; ?a ocasião faz o furto; o ladrão nasce feito?; ?o ódio rijo fortalece alguma vez o homem contra a frouxidão da piedade?; ?há estados da alma em que a matéria da narração é nada, o gosto de a fazer e a ouvir é tudo?; ?na mulher, o sexo corrige a banalidade; no homem, agrava?.
Apesar de algo complexo (Esaú e Jacó em especial), ler Machado é sempre engrandecedor, portanto fica a forte recomendação.

Alekk 29/12/2023

Eu achei esse livro na prateleira da estante da minha avó, achei a história boa ate, soq eu tive um ataque de rinite bem forte (KKKKKKKKK)

Edson Camara 03/12/2023

Relato da vida dos gêmeos Pedro e Paulo desde o nascimento, com suas brigas e diferenças de opinião.
Esaú e Jacó, é o penúltimo livro escrito por Machado de Assis, onde se destaca a narrativa consciente, segura, aliando perfeitamente o tom irônico e despretensioso à análise da fatalidade da condição humana.
Sua maior importância se deve ao fato de ser o romance em que o autor examina as transformações políticas e sociais na transição do Brasil Império para a República.
Publicado em 1904, o enredo conta a vida dos gêmeos Pedro e Paulo desde quando ainda estavam na barriga de sua mãe, Natividade que consultara uma cartomante para saber o futuro dos filhos. Alertado pela cigana que os dois já brigavam antes de nascer e assim seria por toda sua vida. De fato, os dois nunca foram muito amigos e divergiam em várias coisas, menos no amor de Flora que morre tragicamente e da mãe que pede em juramento que os dois sejam amigos, mas este juramento dura pouco após a morte da matriarca.
Neste romance aparece a figura do conselheiro Aires que será tema do último livro do autor.
É uma leitura rápida e dinâmica, Machado utiliza o recurso de capítulos curtos e ganchos que vão levando a trama até o final. O final como é característica do velho Machado, é triste e deixa saudades dos personagens.

Lêlê 27/11/2023

A narração de Esaú e Jacó
O narrador de Esaú e Jacó é singular. Apesar de fazer parte dos cadernos do conselheiro Aires, a jornada de discórdias dos gêmeos não é narrada por este. Temos aqui um editor narrando. Além de que o título também engana a nós, leitores, que esperamos o foco de toda história mais centrada nos gêmeos (o que não acontece). Mais uma vez, o narrador machadiano, com um estilo que brinca com leitor, conduz a narrativa com o seu jeito inconfundível: cínico e surpreendente.

Gabriela.Andrade 23/11/2023

Machado é Machado! Gostei do livro mas prefiro memórias póstumas de Brás Cubas kk

Que venham os outros

Giu :) 01/11/2023

Esaú e Jacó
"Esaú e Jacó" foi publicado quatro anos antes da morte de Machado, porém retoma o romantismo do início da sua escrita apesar do realismo também presente no livro. A obra aborda a rivalidade entre irmãos, que são opostos em todos os aspectos de suas vidas, mas amam a mesma mulher, Flora, que não consegue decidir entre os dois. O livro possui um misticismo muito presente durante toda a narrativa, visto que os irmãos se odeiam desde o ventre, o que é revelado por uma vidente ainda durante a gravidez de Natividade, a mãe dos mesmos.
O livro é permeado por uma ambiguidade muito forte, com personagens tão diferentes e tão parecidos ao mesmo tempo, tornando-se também um panorama social, como normalmente ocorre nas obras machadianas. Também é muito interessante a maneira como as mudanças que ocorreram no Brasil no período em que se passa o livro tornam-se quase personagens da obra, sendo abordadas de uma maneira bastante interessante e detalhada.
Gostei bastante da leitura, embora tenha sido um tanto arrastada.