É Inverno

É Inverno Cecília Mouta




Resenhas - É Inverno


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Bya/ @thebook_andthegirl 19/01/2018

Surpreendente. Devastador. Único. Inesquecível.
📍Izzy desde que se entende por gente sempre teve certo fascínio pela neve, era como se esta lhe trouxesse uma sensação de conforto, paz.
📍Ela tem como melhores amigos Lil (sua confidente), Mat e Sam (bem, com ele era diferente, era especial). Eles guardam um terrível segredo entre eles, um segredo que ninguém jamais poderá saber ou que ninguém entenderia: Lil sofre de pesadelos recorrentes, mas não são simples esses pesadelos pois toda vez que ela os tem, alguém sai gravemente ferido, seu tio é a prova disso.
📍Na última semana de aula, Izzy e seus amigos estão planejando como será as férias deles, e o que ela não esperava era que talvez essas férias fossem a última em que passaria todos juntos, pois Lil teve um pesadelo, após meses sem um pesadelo justo agora ela teve um, esse era diferente, e o inverno estava mais rigoroso, trazia consigo não a sensação conhecida por todos de paz, tranquilidade, mas sim um ar de nostalgia, tristeza, um ar de até mesmo adeus. Lil esta abalada com esse novo pesadelo, pois ela só tem uma certeza: a vida não só sua e de seus amigos estão prestes a mudar de maneira irremediável e irreparável, mas como a vida de todos que o cercam. Será esse inverno o sinal de que algo esta prestes a mudar? Como será que esses amigos estarão após esse inverno.
📍 No livro acompanhamos a história de Izzy e seus amigos em dois tempos diferentes: a primeira parte é focada na fase em que eles são crianças e a outra parte acontece nove anos depois, o que me conquistou e me prendeu mais ainda. A autora tem uma escrita simples, fluida, nos faz lembrar da sensação de ser criança, os sentimentos, inocência, pensamentos de uma criança.
📍Um livro completamente comovente, que aborda temas como: amizade verdadeira, um amor puro, misticismo, superstições, o significado de família, perda, medo e que as vezes devemos saber dar adeus até para a pessoa que mais amamos e seguir em frente.
.
"Nós não repetimos caminhos, não voltamos, não esquecemos, não deixamos nem de sofrer. Todos esses momentos formam aquilo que somos, no agora, pois nunca seríamos algo definitivo."

site: https://www.instagram.com/p/BeF0eBwA9D-/?hl=pt-br&taken-by=thebook_andthegirl
comentários(0)comente



thaisdreveck 07/11/2017

Livro: É INVERNO
Por: CECÍLIA MOUTA
Editora: CHIADO
Páginas: 346

⚜ CAPA 5/5
Eu achei a capa linda em todos os aspectos, desde a ilustração de boa resolução, até seu contraste com a fonte simples e escura. Ela tem toda a ligação com o título em si (e com a história) com seu ar "Frozen" (lerigooou). É encantadora e convidativa à leitura.

⚜ HISTÓRIA 5/5
É um livro surpreendente. Penso que essa seja a palavra exata para resumir a história descrita. Cecília nos faz mergulhar na história de Izzy, apelido para Izabel, uma menina de oito anos que ama o inverno e está sempre naquela alegria infantil junto com seus amigos Lil, Mat e Sam.

Tudo parece estar nos eixos, principalmente quando se trata de uma criança (sdds da vida sem responsabilidades) até que um acontecimento trágico muda todo o destino dos amigos. Nesta parte meu coração virou fragmentos de gelo. E em um salto no tempo gigante sem aviso, Izabel agora está no ensino médio. Esta parte do livro me confundiu por não ter nada que dissesse "Tanto tempo depois" ou ser dividido em duas partes, até que eu entendesse o porquê daquela mudança sem aviso.

O inverno daquele ano mais gelado, desenterrando o passado, o presente e o futuro de uma alma solitária, conquistando a leitura do início ao fim, passando seus sentimentos, tocando o leitor em meio a escrita mais rebuscada. Ainda sendo narrado em primeira pessoa, por Izzie, nos passa exatamente os pensamentos mais infantis assim como os adultos.

Cada página sendo uma nova descoberta, uma nova resposta, e com um final inesperado, a leitura proposta me fez amar e viciar, só conseguindo parar quando terminei.

⚜ QUOTE
"As pessoas viviam se perdendo no futuro ou no passado e acabavam deixando a possibilidade de viver o tempo presente."

comentários(0)comente



Malucas Por Romances 28/01/2018

Resenha de Raquel Costa
Recebi o livro É Inverno da agência Oasys e comecei ele com uma certa expectativa por causa da sinopse um tanto quanto intrigante. Nesse livro vamos entrar na vida de quatro amigos Izzy, Lil, Sam e Mat. Eu serei breve nessa resenha para evitar spoilers.

Eles são amigos desde sempre, o livro tem início com Izzy próxima de fazer 9 anos, uma garota cheia de vida e curiosidades, Izzy adora o gelo e mora em um lugar "frio". Um certo dia sua amiga Lil tem um pesadelo, mas diferente da gente os pesadelos de Lil não são só pesadelos, são também premonições. Após esse fatídico dia a vida de todos esses amigos mudam por completo.
“- Fico feliz que esteja crescendo e amadurecendo, Izzy.- Às vezes não temos escolhas, mãe – voltei a olhar pela janela. – Eu não gostaria de crescer, mas a vida não nos dá essa opção.”
O livro é todo contado em primeira pessoa e sempre pelo ponto de vista de Izzy. Após o acontecimento o livro dá um pulo de 10 anos, então vamos conhecer um pouco da vida deles após o acontecimento . A capa ela representa bem o livro, durante a leitura não encontrei erros ortográficos, mas alguns pontos que vou citar agora podem ser facilmente resolvido com uma nova revisão. Lembrando que essa é uma opinião pessoal minha e que recomendo sim a leitura do livro.

Não vou mentir que pensei em desistir da leitura diversas vezes, achei o começo um tanto quanto entendiante. A garota por ter 9 anos tinha bastante dúvidas, o que é normal pra idade dela, só que muitas vezes a forma que era exposta no livro deixava a leitura cansativa. Muitas vezes a pergunta que ela fazia em uma página era respondida só 3 páginas depois, porque no percurso da história eram tantas explicações e divagações que na hora de responder a pergunta já tinha se passado algumas páginas. Outro detalhe que me incomodou foi que em alguns momento ela realmente parecia uma garota de 8/9 anos falando cheia de dúvidas, em outras ela tinha pensamentos ou atitudes de um adulto.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2018/01/resenha-e-inverno-cecilia-mouta.html#axzz55UqBVf4p
comentários(0)comente



Jú Pachêco @jujuba_literaria 30/01/2018

Emocionante!
É uma sorte que eu já tenha parado de chorar. Esse livro é forte, é lindo e emocionante e eu nem sei se consigo desenvolver uma resenha decente aqui.
Izzy está prestes a fazer 9 anos e tem um grande fascínio pela neve. A neve acalma, deixa em paz. Porém nesse inverno as coisas estão tão estranhas. Ela não está tão animada para o seu aniversário, uma sensação estranha vem acometendo-a e para piorar, sua amiga também está estranha. No dia que se tornaria o pior da sua vida, tudo parecia conspirar para que ela nem sequer levantasse de sua cama. Para piorar, sua melhor amiga Lil está estranha, seu amigo Mat não está nada bem e Sam não apareceu na escola. Só há uma explicação para que Lil esteja tão estranha: seus pesadelos, que de alguma forma preveem tragédias. O problema é que Lil não te conta as coisas e Sam não aparece por cinco aulas. Tendo esperança de que tudo isso é só uma coincidência bem ruim, Izzy teme que algo de ruim tenha acontecido com Samuel e ao mesmo tempo está chateada com Lil por não te revelar como foi o tal pesadelo. Mat muito menos sabe de alguma coisa. A bomba vem quando suas mães vão busca-las e o que Izzy mais temia se torna realidade. O Samuel sofreu um acidente. A partir daí as coisas só pioram. Os amigos temem pela vida de Sam, e a amizade dos três se abalam devido a isso. Quando o pior acontece e, infelizmente, Samuel morre, as coisas só pioram. Mat deixa de falar com as meninas, Lil continua escondendo algo da amiga e Izzy não consegue conviver com a dor que a falta do se amigo traz. A partir daí as coisas tomam um rumo louco, que se eu contar não tem graça. Só há uma pista que posso deixar a vocês: nada é o que parece.
Confesso que houve momentos em que eu me confundi e fiquei incomodada, mas tudo se acerta no final, porque tudo gira em torno desses detalhezinhos que parecem não fazer sentido. Como não sou feita de pedra, derramei umas lagrimas na calada da madrugada tentando não acordar minha família e essa foi uma das coisas mais difíceis, porque eu chorei durante umas vinte páginas. Serio mesmo. Mesmo que uma das minhas teorias tivesse sido correta, eu não estava preparada para receber a confirmação disso.
A linguagem do livro é super simples, narrado em primeira pessoa pela Izzy e nos deixa sentir tudo que ela está sentindo. A profundidade dos seus sentimentos, os questionamentos, os medos, tudo é perceptível ao longo da narrativa. Izzy, embora com sua pouca idade, é forte e tem todas aquelas duvidas que as crianças de sua idade têm. No início eu pensei que não gostaria do livro por ser no ponto de vista infantil, mas isso faz a diferença no decorrer do livro. O livro é emocionante e triste, e além disso deixa várias reflexões para o leitor. Eu particularmente amei e me pus no lugar da Izzy várias vezes, questionando-me tanto quanto ela.
Simplesmente lindo.

Recomendo!

site: http://livroscafejujubas.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Juh - @dosedafelicidade 01/02/2018

INCRÍVEL!
É inverno conta a história de Izzy, uma menina de 9 anos muito esperta e inteligente. Izzy é apaixonada pela neve e todos os anos aguarda ansiosamente pelo inverno. Considera-se uma pessoa sortuda por seus melhores amigos: Lil, Sam e Mat.
Aparentemente, mais um inverno se aproxima, e é claro que Izzy está ansiosíssima, pois também está perto de seu aniversário, ela está feliz embora esteja com um mau pressentimento. Tudo está indo bem, quando certo dia Lil tem um pesadelo horrível que a deixa muito doente e triste, e isso acaba entristecendo todos ao seu redor também. Todos estão preocupados, pois quando Lil tem esses pesadelos, logo em seguida, algo ruim acontece na vida real (como se isso fosse um "dom" que ela possui). Agora, o inverno desse grupo de amigos está mais frio do que o normal, algo mudou que deixou esse inverno diferente dos anteriores, algo mudou em todos para sempre. Depois de alguns acontecimentos, Izzy acaba tendo que decidir fazer uma escolha que coloca em risco sua vida e todos ao seu redor.
??
?(...) mas a verdade era que eu estava morrendo por dentro. Morrendo de medo, assustada, nervosa, precisando que alguém me abraçasse e dissesse que iria ficar tudo bem.?
??
Minha gente, que livro foi esse? Socorro! Não conseguia mais parar de ler até chegar ao fim. É inverno tem 344 páginas, que na minha opinião foram muito bem escritas e a cada uma delas a autora conseguiu prender-nos. A leitura é tão leve e rápida, é uma história gostosa, feliz e triste ao mesmo tempo. É narrado pela Izzy, que é uma criança e em vários momentos me peguei lembrando de mim mesma nessa idade, e é lindo saber o que as crianças pensam e sentem pois eles vêem o mundo de um jeito diferente e inocente. Em uma parte do livro acontece algo -não acho necessário falar pois eu me surpreendi e pode acontecer com vocês também- que me identifiquei mais ainda. Enfim, amei tudo, toda a construção da história!
comentários(0)comente



Jay(@leia__me) 06/11/2017

É INVERNO
❄❄❄
Vamos acompanhar a história de Izzy uma menina de apenas 8 anos, ela e muito esperta para sua idade, sempre perguntando o porquê das coisas, e fazendo reflexões. Filha única e a querinha do papai que deu-lhe o apelido de (Flocus).
.❄❄❄
Izy tem 3 amigos de infância, (Sam, Mat, Lil). Eles são muito ligados, e vivem felizes, mas a amiga de Izzy Lil tem "sonhos premonitórios" (uma vez ela sonhou com o tio sofrendo um acidente, e por incrível que pareça realmente aconteceu).
.❄❄❄
Lil um certo dia chega na escola agindo diferente, e vomitando muito, Yzzi fica preocupada pois sabia que quando a amiga estava assim era porque ela havia tido um sonho, mas ela se recusa a contar o que sonhou.
No dia o inverno estava diferente, o sonho pode mudar completamente a vida dos 4 amigos.
.❄❄❄
Depois do ocorrido várias coisas serão questionadas, Yzzi terá dúvidas, e vamos sofrer e descobrir juntinho dela cada detalhe, que deixa você confuso, mais com um final surpreendente de tirar o fôlego, e lágrimas.
5/5 ★☆★☆★
- Esse livro e super rápido de ler, pois envolve muito. Cecília deixou a história misteriosa, mas não deixou nada óbvio, ela faz o leitor entrar na história e descobrir tudo. O clima e muito bom, super inovador. Que faz você sentir tudo que a personagem sente, ele vai te deixar confuso, mas uma coisa será revelada e pode mudar tudo da vida da Izzy.

site: https://www.instagram.com/leia__me/
comentários(0)comente



Thaisa 16/02/2018

Tocante.
Fico extremamente bolada quando termino uma leitura que me deixa com sentimentos controversos e confusos. É sempre muito complicado escrever uma resenha e passar meus reais sentimentos com a leitura quando isso acontece. As palavras fogem e fico horas sentada diante do computador, olhando para o livro e pensando no que escrever. "É inverno" fez isso comigo e estou aqui, há horas, tentando escrever um mísero parágrafo e não consigo.

A agência literária Oasys entrou em contato comigo para apresentar o livro e me interessei bastante pela sinopse do mesmo. Sou apaixonada pelo inverno e, ao ler a sinopse, senti um clima meio que sobrenatural na trama, então resolvi aceitá-lo para ler e resenhar. A leitura conseguiu me surpreender e também decepcionar.

Não estou dizendo que a leitura foi ruim, estou apenas dizendo que algumas coisas me incomodaram um pouco. Antes de comentar sobre os pontos que me decepcionaram, quero falar sobre o que me surpreendeu.

Cecília Mouta conseguiu criar uma história muito tocante. Abordando temas como amizade, luto, escolhas difíceis, amadurecimento e a importância de viver o presente, a autora leva o leitor a pensar e repensar diversas vezes sobre como estamos agindo diante das situações da vida.

Com uma narrativa fluida e uma leitura fácil, o leitor embarca num mundo apresentado na visão de uma menina de 8 anos e seguimos com ela, enfrentando situações diversas. Pelos temas abordados, nos vemos diante de momentos bem tristes e até desesperadores. Como o livro é em primeira pessoa, sentimos tudo junto com o personagem. Os personagens passam por acontecimentos que mudam drasticamente suas vidas e Izzy (nossa protagonista narradora) nos leva a refletir bastante sobre amadurecimento e sobre o presente.

De uma forma sensível, a autora questiona o leitor sobre como estamos valorizando os momentos mais importantes de nossas vidas e sobre como estamos vivendo o tempo presente. É realmente tocante e me vi por diversas vezes pensando sobre minhas reações às adversidades da vida. Me surpreendi muito com isso, pois uma leitura leve e simples, conseguiu me fazer pensar muito.

Como falei no início da resenha, algumas coisas me decepcionaram. Uma das coisas que me incomodaram bastante foi a narração. O livro em primeira pessoa, na visão de uma menina de 8 anos tende a ser infantil (e não foi isso que me incomodou), o que seria o correto, mas em diversos momentos, Izzy tem pensamentos e diálogos muito maduros (e até complexos demais) para uma criança e fiquei na dúvida se realmente os fatos foram narrados por uma criança até isso ficar bem claro no livro. Faltou um pouco de equilíbrio nesse aspecto por parte da autora.

Outra coisa que me incomodou bastante foi o excesso de descrições. Na verdade, achei que houve muita divagação nos pensamentos da protagonista, coisas que não fazem diferença para a história e isso deixou a leitura um pouco maçante (para mim). Demorei mais do que o normal para concluir o livro por conta disso. Na segunda metade da história isso muda um pouco e a leitura se torna mais fluída.

Sobre a trama, - apesar de num primeiro momento eu crer que o foco seria nos sonhos de Lil e na amizade dos quatro amigos - achei a proposta da autora muito boa. A mensagem que ela passa para nós leitores é muito importante. Existem diversos momentos tocantes e sensíveis, que tocaram de verdade o meu coração, me fazendo sentir a dor dos personagens e o sentimento de urgência, só que, por ter sido construído de uma maneira bem simples, o "grande mistério" fica bem claro (pelo menos pra mim) antes do momento da revelação. Infelizmente eu já esperava os acontecimentos finais e a reviravolta não foi tão impactante como eu esperava e isso me decepcionou porque iniciei a leitura com grandes expectativas.

Apesar de todas as coisas que me incomodaram, eu recomendo a leitura. A autora soube dosar muito bem os momentos dolorosos e mais difíceis com situações engraçadas que dão um ar de leveza ao enredo. Os temas abordados são bem pesados, mas vistos com olhos de uma criança, o peso se torna mais leve e a esperança é que move as atitudes dos personagens.

"É Inverno" é aquele livro tocante e simples, que carrega uma mensagem forte dentro de suas 346 páginas. Apesar de meus sentimentos contraditórios, recomendo a leitura para quem busca um livro leve e sensível, sem esperar uma história com revelações impactantes.

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2018/02/resenha-e-inverno-de-cecilia-mouta/
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR