Sala de Aula Invertida

Sala de Aula Invertida Jonathan Bergmann...

Resenhas -

paulo.magalhaes 13/01/2022

Livro interessante e prático
O livro conta a história de dois professores que desenvolveram a sala de aula invertida para ajudar seus alunos.
Suas ideias são bem interessantes, mas exigem tempo para serem aplicadas em sala de aula e principalmente, para que os alunos adquiram o hábito de estudar em casa.
Gostei muito da sinceridade dos autores, pois eles dizem ao final que não importa o método de ensino, eles sempre encontraram cerva de 10% dos alunos que não se engajam nas aulas, sejam elas tradicionais, invertidas ou para o domínio.
Suspeito que no Brasil, em especial nas escolas públicas, o número seja bem maior que 10%.
Apesar disso, se trata de melhorar o método de ensino para aqueles alunos que se engajam e quem sabe conquistar alguns outros.
Enfim, uma leitura provocativa e instigando. Com certeza me ajudará a refletir sobre as minhas aulas daqui para frente.

Joelma Barbosa 02/06/2020

Inverta sua sala de aula
O livro basicamente explica métodos de aprendizagem utilizado pelos autores, para tornar os estudantes agentes de sua aprendizadem, não mais depósitos de informações.

A sala de aula invertida nada mais é do que "o que tradicionalmente é feito em sala de aula, agora é executado em casa, e o que tradicionalmente é feito como trabalho de casa, agora é realizado em sala de aula" p 11

O livro é completo e chega até a ser redundante em alguns momentos. É importante frista que ps autores descrevem a realidade dos EUA, logo para nós brasileiros, algumaa situações não se aplicam. Contudo, o livro é de grande valor e essa é minha única ressalva diante dele.