Garota, Interrompida

Garota, Interrompida Susanna Kaysen

Resenhas -

Alan kleber 28/06/2023

Uma jornada introspectiva através da insanidade"
Não é um livro para todos, pelos temas que aborda.

Escrito por Susanna Kaysen, essa obra-prima nos leva a uma jornada profunda e introspectiva através da mente de uma jovem mulher lutando contra os grilhões da insanidade.
A história é ambientada no final da década de 1960, uma época em que as tradições e expectativas sociais começaram a ser questionadas. E é nesse contexto que conhecemos a protagonista, Susanna, uma garota de 18 anos que é internada em uma instituição psiquiátrica depois de uma tentativa de suicídio.

O que torna esse livro tão fascinante é a maneira como Susanna Kaysen nos apresenta sua experiência. Ela escreve com uma honestidade bruta, sem filtros ou adornos, e isso nos permite mergulhar profundamente em sua psique fragmentada. A narrativa é permeada por reflexões íntimas, pensamentos desconexos e uma angústia palpável, o que nos faz sentir como se estivéssemos experimentando a loucura de perto.

Ao longo das páginas, somos apresentados a um elenco de personagens igualmente complexos e cativantes. Cada um deles carrega suas próprias neuroses e peculiaridades, mas juntos formam uma miríade de vozes que ecoam a fragilidade e a resiliência da mente humana. Desde a imprevisível e instigante Lisa, até a doce Polly, cuja expressão constante de desesperança é ao mesmo tempo comovente e perturbadora.

O estilo de escrita de Kaysen é único e inconfundível. Ela mescla observações agudas e perspicazes com uma prosa poética e imagética, nos transportando para os corredores sombrios da instituição e para a sua tumultuada vida mental. À medida que avançamos na leitura, somos levados por uma montanha-russa de emoções, desde momentos de tristeza e desespero até lampejos de esperança e autodescoberta.

Garota, Interrompida é mais do que apenas um relato pessoal de uma experiência traumática. É uma meditação profunda sobre a sanidade e a loucura, sobre a conformidade e a rebeldia, sobre a luta para encontrar um lugar em um mundo que muitas vezes parece absurdo e inalcançável. É um convite para questionar as fronteiras da normalidade e explorar as profundezas desconhecidas de nossa própria psique.

Em última análise, este livro nos lembra da fragilidade da mente humana e da importância de cuidar e compreender aqueles que lutam contra suas próprias batalhas internas. É um lembrete poderoso de que nem sempre podemos julgar o que está além das aparências e de que a loucura, em si, é uma palavra subjetiva.

Garota, Interrompida é uma leitura desafiadora e emocionalmente exigente, mas é também profundamente recompensadora. É uma obra-prima da literatura que nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e confrontar nossas próprias sombras e fragilidades. Susanna Kaysen, com sua coragem e vulnerabilidade, nos guia por um labirinto de pensamentos e emoções, levantando questões profundas sobre a natureza da identidade e da sanidade.

Além disso, o livro também lança uma crítica afiada à forma como a sociedade trata os distúrbios mentais. Ao retratar o ambiente frio e impessoal da instituição psiquiátrica, Kaysen nos faz refletir sobre a desumanização daqueles que não se enquadram nos padrões considerados "normais". Ela nos mostra como a rotulação e a medicalização excessiva podem, por vezes, sufocar a individualidade e a autenticidade das pessoas.

A leitura de Garota, Interrompida não é fácil. Há momentos em que somos confrontados com a crueldade e a dor do sofrimento psicológico, mas é exatamente essa honestidade brutal que torna o livro tão poderoso. Ao abordar temas delicados como depressão, suicídio, automutilação e transtornos de personalidade, Kaysen nos desafia a encarar o desconforto e a enfrentar o estigma em torno da saúde mental.

No entanto, apesar da intensidade emocional, a história de Susanna também nos oferece vislumbres de esperança e resiliência. À medida que ela luta para encontrar seu lugar no mundo e compreender sua própria identidade, somos lembrados de que mesmo nos momentos mais obscuros, a luz da autodescoberta e do crescimento pessoal pode brilhar.

Garota, Interrompida é uma obra-prima literária que transcende as páginas. É uma viagem emocional profunda e comovente que nos convida a olhar para além das aparências e a abraçar a complexidade da mente humana. Susanna Kaysen nos presenteia com uma narrativa poderosa e autêntica, lembrando-nos de que, no final das contas, todos somos um pouco "interrompidos" e que a verdadeira sanidade talvez resida na aceitação de nossa própria imperfeição.
Marsuelem 28/06/2023minha estante
Quero muito ler, tomara que eu ache um físico na biblioteca ?

JurúMontalvao 29/06/2023minha estante
Resenha excelente! ?
Add na minha lista

Alan kleber 29/06/2023minha estante
Valeu!

Kami34 07/09/2023

Só não dou quatro estrelas porque chegou um momento do livro que ele se tornou uma leitura um pouco cansativa. mas tirando isso, é uma biografia muito boa e tocante.

Joice 06/05/2023

"Mundos que convivem com este mas não lhe pertenciam,embora a ele se assemelhem"

Como uma pessoa que tem depressão,confesso que esse livro me trouxe alguns gatilhos e tive que dá um tempo pra voltar com a leitura.Porém me identifiquei com algumas das "sensações" da personagem Susanna,ela descreveu brilhantemente a despersonalização,algo que eu nunca conseguiria transcrever ou explicar.

@kindlecomcafe 05/08/2022

Li pelo filme e me surpreendi
Esse livro parace fofo pela capa rosa mas tem um relato bem simples e claro de como eram tratados os transtornos psicológicos em mulheres no anos 60.
Com capítulos curtos a protagonista Susanne me fez pensar sobre muitas coisas.

The guy on the train 28/09/2023

GAROTA INTERROMPIDA - SUSANNA KAYSEN
Essa segunda leitura neste momento especifico não foi coincidência. O livro, mais uma vez, porem de uma forma completamente diferente, conversou com questões muito intimas pra mim e jogou luz em varios pontos escuros que eu tentava enxergar. Amo esse livro. Mais que da primeira vez.

the1nterrupted 29/06/2022

?Uma parte da graça estava em ninguém saber do meu sofrimento. Se as pessoas soubessem e me admirassem - ou abominassem -, algo de importante se perderia.?

anaquadross 08/01/2023

garota interrompida
esse livro é para todos que se perguntam ?porque eu não estou no hospício??. Um dos meus livros favoritos

obcecada pelo harry 25/01/2023

um relato de como as pessoas, principalmente as mulheres são/eram tratadas nas clinicas psiquiátricas.
é um pouco diferente do que vemos no filme, mas nada muito mirabolante.

Julia5119 13/02/2023

INCRÍVEL
"Gimme a cigarette," said Daisy.
"Get your own, bitch," said Lisa. Then she gave her one

Pg - 82

In a strange way we were free. We'd reached the end of the line. We had nothing more to lose. Our privacy, our liberty, our dignity: All of this was gone and we were stripped down to the bare bones of our selves.

Naked, we needed protection, and the hospital protected us. Of course, the hospital had stripped us naked in the first place but that just underscored its obligation to shelter us. And the hospital fulfilled its obligation.

Pg - 94