Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída... Kai Hermann...

Resenhas - Eu, Christiane F., Treze Anos, Drogada, Prostituída...

tsila 17/04/2024

Christiane F.
MDS, esse livro foi como um soco no estômago. eu pensava que o filme era pesado, mas o livro é ainda mais impactante

Ludmilanog 14/04/2024

"Vou me matar porque um viciado não dá nada aos seus pais e amigos, a não ser aborrecimentos, preocupações e nenhuma esperança. Ele não destrói somente a si mesmo, mas destrói também aos outros.[...] Fisicamente não passo de uma ruína. Ser drogado é o fim de tudo. Mas o que leva a isso seres jovens e cheios de vida? Gostaria de advertir a todos aqueles que um dia ou outro se perguntam: 'E se eu provasse?' Olhem-me, olhem em que me transformei, pobres cretinos."

Mar1maru_ 14/04/2024

Tão real que você chega a sentir agonia, você passa a até entender a vivência de um viciado e cria empatia e percebe que tudo que uma pessoa viciada pode fazer de ruim é o mais puro efeito da necessidade.
Muito triste mas serve de aprendizado pra alguém que pensa em entrar nessa vida.

Beatriz1505 07/04/2024

Um (ou muitos) soco no estômago
Uma história brutalmente real, difícil de engolir e ler. Leitura que demanda pausas e reflexões. É dolorido pensar no papel da sociedade nessa e em tantas outras histórias parecidas.

ste :) 04/04/2024

É doloroso ler uma biografia onde a pessoa sofreu tantas questões ao longo da vida, desde muito nova.
Ela era apenas uma criança solitária, que sofreu a negligencia de adultos, teve amizades que não eram edificantes, a liberdade excessiva de ir e vir para onde quisesse e o caminho que ela escolheu orientação de nenhum adulto responsável. Tentou por diversas vezes sair do mundo das drogas, e retornar logo em seguida. E no final, nunca sair de fato.
Um livro dos anos 70, mas que mostra em realidade de muitas pessoas atualmente.

cay.. 02/04/2024

Eu,Christiane f, 13 anos drogada e prostituida
Uau, este livro foi uma indicação da minha mãe. Não colocava muita fé que seria um livro que eu ia gostar, até que comecei a ler e não conseguia mais parar. O livro fala da história da Christiane, uma criança solitária e triste, que se perde no mundo real e decide mergulhar no mundo das drogas. O livro traz relatos da mãe da Christiane e de seus muitos psicólogos. É um livro forte e gráfico, assim como o filme, mas é um livro muito importante e eu acho que deveria ser leitura obrigatória em muitas escolas.

Majú 30/03/2024

"{...} Era bom para nossos pais, com suas teorias ultrapassadas.
Para mim, e acho que para muitos dos da minha geração, essas coisas materiais, esse pequeno conforto é o mínimo vital. Precisamos de algo mais. O que dá um sentido para a vida. E isto não vemos em parte alguma; mas certo número de jovens, e eu me incluo entre eles, está sempre em busca do que poderá dar sentido à vida. "
passei a vida inteira ouvindo sobre este livro e só este mês pude (enfim !) explorá-lo. A vida de Christiane mostra uma faceta do uso de opióides que por vezes é ignorado pelos órgãos que visam o tratamento de reabilitação : há vida e oportunidades mesmo estando física, mental e emocionalmente dependente dessas substâncias.
É aterrador pensar nos impactos - positivos ou não - que esta pendência pode trazer. Mais aterrador ainda pensar que essa dependência é derivada de um sentimento de vazio, de não pertencimento, de um desconhecimento de si tão profundo que talvez a droga seja o suficiente para elucidar várias questões.
Sei lá, sabe
Terapia.

Eloisa.Oliveira 28/03/2024

Escrito perfeitamente pra documentar a agonia do vício. Não só a parte convencional das desvantagens mas aprofundado em como isso afeta as famílias e toda uma sociedade, bem como o motivo dela recorrer as drogas, principalmente tão novas.

polyethylengirl 27/03/2024

Um relato dos anos 70 que infelizmente se repete nos dias atuais.
Um livro muito difícil de ler, angustiante principalmente ao pensar que tudo aconteceu de verdade.

Fala sobre a infância e adolescência de Christiane, como conheceu sua "turma", o primeiro amor, enquanto acompanhamos como foram se afundando em drogas, álcool, prostituição e overdoses. Também tem relatos de parentes e mães de seus amigos.

O filme não adapta todas as situações, o que faz o livro ser bem mais pesado.

Sheridangv 23/03/2024

Impactante
Li esse livro quando tinha 12 anos. Achei nas coisas da minha mãe, nem capa tinha. Me impactou. Li de novo aos 25. Nas duas vezes que li me dava um nó na garganta. Tanta coisa errada. Uma história real e uma história de tantas crianças em qualquer lugar do mundo. Vale a pena a leitura. E vale a pena reler. Vale a pena enxergar em todas as fases da vida.

Vitoria.Borges 20/03/2024

Surpreendentemente triste
?Sentia-me totalmente perdida. Não sabia por que ia ao Sound, não sabia por que me drogava, não sabia o que fazer da vida.?

Uma história completamente trágica que nos faz compreender como é a vida de um viciado e quais foram as circunstâncias para que ele chegasse a esse destino, o filme e livro são fortes e me deixaram completamente obcecada pela história da Christiane F.

Wabisabs 20/03/2024

Pesadelo do Zoo :((
Fiquei angustiada em saber que alguém, sobretudo alguém tão jovem, passou por tantos percalços. É claro que tenho consciência que pessoas até mais jovens se envolvem com drogas. Mas esse relato foi tocante por estar tão próxima do relato da total falta de controle que Christiane viveu. A droga estava no controle. E durante todo o relato a vemos se dobrar diante da dependência, se contradizendo repetidamente, numa espiral letal de desespero. Ela rapidamente degradava a olho nu. Via amigos morrer e nutria uma esperança de viver limpa, mas como disse, a droga estava no controle.

Mary Lúcia 16/03/2024

O filme é um cult. Todo mundo já ouviu falar dele mesmo sem ter visto. Mas não o livro e quando soube que existia um livro fiquei muito curiosa. E a história de como o livro foi feito também é bem interessante, sendo o relato de uma menina de 16 anos feito por dois repórteres e que virou matéria de uma revista e depois livro e filme.
No original é "Wir kinder von bahonf zoo" "Nós, crianças da estação zoo".

O que começa como uma bebedeira de final de semana se torna uma viagem até o fundo do poço, com drogas pesadas e prostituição.
É um livro doloroso, mas importante. Ele mostra como essa linha que separa o que é apenas diversão do que se tornará um vicio e poderá te levar realmente a um inferno. Inferno esse que a menina do livro (Vera Christiane Felscherinow) até hoje não escapou, já que carregou as marcas daquela vida para sempre.
Doloroso e necessário.

Obs.: Ah, lembro que quando li fiquei com muito medo dos meus pais descobrirem que eu estava lendo.

booksdalaus 29/02/2024

Christiane F.
No início de 1978, encontramos Christiane F., então com 15 anos, depondo como testemunha em um tribunal de Berlim. Pedimos a ela uma entrevista que faria parte de uma pesquisa sobre os problemas da juventude. Tínhamos previsto duas horas para a entrevista, e elas se transformaram em dois meses. De entrevistadores, passamos a ouvintes apaixonados e profundamente emocionados. Este livro nasceu da gravação desse depoimento de Christiane F., que quis que ele viesse a público. Como quase todos os viciados em drogas, desejava romper o silêncio opressivo que cerca a questão dos tóxicos entre os adolescentes. Todos os sobreviventes da "turma", bem como seus pais, apoiaram nosso projeto e concordaram, para reforçar a autenticidade deste documento, com a publicação de nomes e fotografias. Uma história que ensina mais do que o relatório mais bem-documentado e revela a situação de muitos jovens pelo mundo todo.