Che Guevara

Che Guevara Ernesto Che Guevara

Resenhas - Che Guevara

Glauber 01/09/2010

O ser humano mais completo de nosso tempo
Não é sem motivos que o filósofo existencialista Jean Paul Sartre classicou Che Guevara como "o ser humano mais completo de nosso tempo". A partir de seus textos podemos ver que o médico Ernesto "Che" Guevara era "não apenas um intelectual", como também afirmou Sartre. Ele era mais que tudo isso.

Nesta coletânea de textos podemos ver um Che discorrendo sobre a economia de Cuba na época em que foi ministro da economia; um Che que tentava sistematizar a experiência guerrilheira da revolução cubana para a libertação de outros povos; um Che que instruía a juventude; um Che que lutava contra o burocratismo; um Che que interpretava a história; um Che bem além do mito.

Charleees 28/03/2023

Não se trata de quantos quilos de carne se come ou de quantas vezes por ano alguém pode ir passear na praia, nem de quantas belezas que vem do exterior podem ser compradas com os salários atuais. Trata-se precisamente do indivíduo se sentir mais pleno, com muito mais riqueza interior e com muito mais responsabilidade.

Nós, socialistas somos mais livres porque somos mais plenos; somos mais plenos por sermos livres! - O socialismo e o homem em Cuba -

CHE GUEVARA influenciou uma legião de pessoas e mesmo depois de sua morte seus pensamentos, suas ideias continuam a se perpetuar no mundo inteiro. Estar em contato com seus escritos me fez entendê-lo mais profundamente. Entendê-lo o que havia por trás do homem aventureiro que deixou sua terra natal, a Argentina e seguiu um destino de lutas, guerrilhas em prol de um bem comum até sua vitória em Cuba em 1959. CHE mesmo ministro em Cuba, resolveu mais uma vez deixar tudo para trás e seguir seu caminho de transformação. Esse é um livro realmente incrível e poder compartilhar da maioria de suas ideias, dos seus anseios é realmente maravilhoso. Che pensava em um homem novo que habitaria uma nova sociedade mais justa, mais igualitária, sem classes sociais ou castas um sonho utópico que eu também compartilho, um sonho que comunistas em todo o mundo também compartilham!

Viva Che! Viva a revolução! Viva Cuba!

* Resenha editada em Novembro 2018